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Convex Datacenter
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  • #49
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Lendo o artigo concluí que esse á apenas mais um que se acha da "imprensa especializada..."
    O cara falou apenas de motores ciclo otto, ele nunca deve ter usado um motor diesel e acelerado após a faixa de torque pra ver o que a falta de torque faz.

    Pra mim o cara é muito fraco.
    O torque é medido da forma que ele falou, porém a potência é obtida pelo poder de arrancada do motor empurrando rolos com pesos aonde formam uma resistência dinâmica ao ser embalado. Dependendo do tempo que leva para ser embalado até a rpm máxima do motor gera a curva de torque, o arrasto do câmbio é medido pelo tempo que os rolos irão desacelerar com o câmbio em neutro.
    Se o tempo for pequeno a potência é elevada, se for demorada a potência é baixa.
    Pois é, esse é mais um ponto de vista sobre o assunto.

    Embora o autor saliente que para ele o importante é a potência máxima (seu foco nos anos 70 eram as competições de marcas e pilotos com Maverick e Opala), ele cita algo que vejo como muitissimo relevante e pouco observado: Potência disponível. É necessário para julgar qualquer motor, sabermos a curva de torque e potência. E com elas, obtermos a melhor faixa de utilização. Isso é uma das coisas que pode ser bem percebidas em trator, onde dependendo do modelo/motorização. E a partir dai o projetista elaborar uma caixa de transmissão que contemple as características do motor.

    Abraços

  • #50
    Citação Postado originalmente por Ronaldo Andrade Ver Post
    Já viram a curva de torque de um Cayenne Turbo?

    É de 700Nm ou +- 70mkgf flat entre 2350 e 4500 rpm !!!

    O interessante é que tem um torque máximo em uma faixa ampla de rpm, não somente em determinado instante. Deve ser uma blz "dirigir" um treco destes.

    Potencia 500cv.

    Abs,
    Ainda mais com uma relacao curta geralmente dos otto , esses 70kg devem parecer 200
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  • #51
    Citação Postado originalmente por shimomoto Ver Post
    Pois é, esse é mais um ponto de vista sobre o assunto.

    Embora o autor saliente que para ele o importante é a potência máxima (seu foco nos anos 70 eram as competições de marcas e pilotos com Maverick e Opala), ele cita algo que vejo como muitissimo relevante e pouco observado: Potência disponível. É necessário para julgar qualquer motor, sabermos a curva de torque e potência. E com elas, obtermos a melhor faixa de utilização. Isso é uma das coisas que pode ser bem percebidas em trator, onde dependendo do modelo/motorização. E a partir dai o projetista elaborar uma caixa de transmissão que contemple as características do motor.

    Abraços
    numa aceleraçao eh bem perceptivel o ponto onde o torque desaba .... o motor continua subindo ateh a potencia max , mas nota-se bem onde o torque ficou.... pra mim o torque alto eh fundamental independente da potencia.... lembram em le mans eu axo os audi a diesel... detonaramm...
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  • #52
    shimomoto....

    poe uma 4ª na ranger e pega uma subida com ela .... nao precisa ser muito forte , vc vai ver que ela vai acelerar ateh a WG abrir , fim do torque , deve ser pelos 3400 3600 rpm , nao vai ter acionado todos os 163 cv e nao vai acelerar mais ,

    []
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  • #53
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    Citação Postado originalmente por dalmolin Ver Post
    numa aceleraçao eh bem perceptivel o ponto onde o torque desaba .... o motor continua subindo ateh a potencia max , mas nota-se bem onde o torque ficou.... pra mim o torque alto eh fundamental independente da potencia.... lembram em le mans eu axo os audi a diesel... detonaramm...
    Pois é...ai chega-se a um ponto interessante. Ambas as grandezas estão intimamente relacionadas. A nova Hilux tem 35kgf.m de torque, menos que a Ranger 2.8 (38,1kgf.m). E ninguém reclama da Hilux. E acham a Ranger 3.0 anda mais se comparado com a 2.8 mesmo com 0,5kgf.m. Veja, não afirmo que torque é irrelevante. Até porque ele que fará a diferença numa subida, pesado, por exemplo. Só afirmo que ambos são muito importantes. Como também afirmo que é importante a disponibilidade de ambos em faixas de rpm´s diversas.

    Um grande abraço

  • #54
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    Citação Postado originalmente por dalmolin Ver Post
    shimomoto....

    poe uma 4ª na ranger e pega uma subida com ela .... nao precisa ser muito forte , vc vai ver que ela vai acelerar ateh a WG abrir , fim do torque , deve ser pelos 3400 3600 rpm , nao vai ter acionado todos os 163 cv e nao vai acelerar mais ,

    []
    Dalmolin;

    Sem dúvida, Ai você falou muito bem: Numa subida. Ai o torque faz diferença. Vamos dizer assim: quanto mais torcudo, mais o motor manterá sua marcha, quando exigido. É o caso do motor de caminhão se comparado ao Sprint.

    Ai caimos naquela: Torque não é nada sem potência. E potência não é anda sem torque. Não dá para dissociar e dizer qual é mais ou menos importante. Ambos são relevantes. Assim como o câmbio é peça chave para ambos.

    Quanto a Ranger, o torque dela começa a cair a partir das 2300rpm, chegando a 280Nm em 4000rpm, de acordo com o gráfico do motor NGD.

    Um grande abraço

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