Postado originalmente por
ariel kleinubing
Fizemos uma trilha até o Salto do Yucumã, neste final de semana, 350 km. Fomos em uma ranger (eu), uma bandeirantes 95, uma hylux, uma f75, uma pajero, dois jipes e oito rurais. Todos veículos 4x4, exceto minha ranger que é 4x4, mas não consegui arrumar o módulo da tração, ou seja, não conseguia engatar,fiz tudo em 4x2, Uso pneus 33, mud. Tenho jeep e não tenho dúvidas que o melhor é 4x4. O caminho era basicamente estradas interioranas, com trechos bastante embarrados, subidas ingremes e com pedras soltas, bem como um trecho de trilha leve/média, com um rio e logo após uma subida com pedras escorregadias e ingreme. O que chamou a atenção foi o seguinte: em diversos locais a Ranger em 4x2 passava mais facil que outros veículos. Por exemplo, no rio que passamos, com barro na entrada e com correnteza forte, a ranger passou com certa dificuldade, mas ainda mais fácil que outros 4x4, mais baixos e com pneus não agressivos. Neste rio a agua cobriu o capo. Na subida logo após, a bandeirantes teve que tentar duas ou tres vezes para subir, a ranger subiu na primeira, logicamente que mais exigida que os outros. Conclusão: 1) pneus fazem uma enorme diferença, 2) altura é um diferencial, 3) perícia é fundamental e 4) em 4x2 o veículo é muito mais exigido para passar, logicamente.