Minha Opinião:
Nos últimos anos sempre tenho tido carros 4x4 (ranger, tracker, agora uma hilux... além de uma defender e vitara que uso para trilhas)...

Muitas discussões se fez acerca de 4x2 ou 4x4, Lógico que prefiro um 4x4 (e os compro assim).

Contudo, nos últimos anos, tenho feito várias experiências em andar 'somente no 4x2 enquanto todo mundo ao meu lado está no 4x4....

Atoleiros leves, estradas com lama, areia, etc....

Conclusão: exceto nas situações off-road mesmo (trilhas e não estradas) a 4x2 se saiu bem na maioria das situações....

Retornei agora, dia 10 de junho, de uma viagem com a Hilux pela Carretera Austral (sul do chile), Ruta 40 - Patagônia e Ushuaia.....

Fiz toda a carretera Austral e Ruta 40 (muitos trechos com neve, chuva e etc....) no 4x2.... patinou muitas vezes, notadamente em curvas em cutuvelo em subidas... mas foi.... (isso com pneus 80/20), mais de asfalto.

Na Terra do Fogo, indo para Ushuaia, é que andei com os 4x4, mesmo em asfalto, porque era dezenas de acidentes por causa do gelo na pista. Mas mesmo lá.... acho que o 4x2 ia.... (tanto que vi cross fox andando por lá).

Assim, apesar de ter uma 4x4 e achar o caminho em termos de pickups.... uma 4x2, escorregando aqui e ali, viaja a América Latina inteira sem problemas....

Ademais, atoleiro brabo, taca uma corrente na traseira, que passa onde uma tracionada também vai penas....

Portanto, confrades que tem 4x2, podem se aventurar, em minha opinião, sem medo, pois exceto as tilhas off-road.. no resto elas se viram bem ...