Galera, em Novembro passado comprei uma RAM CD 0KM 08/08, e fiquei pouquíssimo tempo com ela. Quatro meses e meio, pra ser mais exato.
Por quê mandei ela embora (embora seja uma delícia, um "T", a melhor viatura que já tive)?
Porque:
1) Ela é, ou ao menos a minha foi, gastona pra K7: nestes 10.000km, a pior média foi 3,34km/l e a melhor média foi 4,92km/l. NUNCA cheguei aos 5km/l!!!!!!
2) Embora tendo CNH categoria "E", tomei 18 pontos em três meses, entre multas por:
- trafegar na faixa da esquerda na marginal tietê;
- trafegar na faixa da esquerda na Rodovia dos Bandeirantes (tenho filial da empresa em Campinas, e fui algumas vezes por esta rodovia);
- evasão de balança (!!!);
- velocidade (110km/h!!);
- trafegar na ZMRC em horário restrito.
3) Coloquei o "SEM PARAR" (sistema eletrônico que consiste num "tag" eletrônico que libera a passagem quando o carro se aproxima do pedágio e, por sensores, isto acontece e depois vem a fatura no final do mês - acho que todos por aqui conhecem ou já ouviram falar nisso), só que isso virou uma tremenda roubada pra mim, pois antes de pôr eu parava na praça de pedágio e o pessoal das cabines cobrava 1 eixo simples, como todo automóvel e utilitário. Porém, com este sistema, não sei exatamente porque - talvez quando faz o registro do carro e coloca-se o RENAVAM, ele entendia que como era caminhão, vinha na fatura cobrança como CAMINHÃO e aí saía o dobro do preço.
Ou seja, colecionei desvantagens.
Sim, ela é caminhão no documento (ESPECIAL/CAMINHÃO CAB.DUPLA). E a RAM RC (Regular Cab, ou "Cabine Simples") também é caminhão, assim como as F-250 cabine simples caçamba longa 4x4 e cabine dupla 4x4.
Ela é caminhão pq. de acordo com a legislação brasileira, todo e qualquer veículo com PBT (soma do seu peso seco com a sua capacidade de carga) acima de 3.500kg é considerado CAMINHÃO. Existem outras duas distinções, o qual não lembro direito a distinção entre elas, mas que englobam todos os outros utilitários de PBT menor que 3.500kg, que são CAMIONETA e CAMINHONETE. Estas estão livres de rodízio, porém sei que uma delas também não pode trafegar no mesmo limite de velocidade dos automóveis, motivo este que em algumas rodovias federais como a Via Dutra os novos radares andaram fazendo o pessoal de certos modelos de caminhonetes virarem colecionadores de multas. Vou estudar melhor a legislação e volto a comentar por aqui sobre isso.
Bom, continuando o assunto, os novos radares (a maioria dentro da cidade de SP e alguns já instalados em algumas rodovias - não sei exatamente quais) são de última geração, chamados de "LAP" (Leitura Automática de Placa).
Onde é que mora o perigo: estes radares provavelmente são calibrados pra sair tirando foto de tudo que passa acima da velocidade máxima permitida mais baixa, que é a dos caminhões (80km/h nas rodovias federais, e 90km/h nas rodovias estaduais), e têm um software que "lê" a placa que aparece na foto, e por esta leitura, vão diretamente no RENAVAM, e aí o bicho pega, pois se vc. estiver dentro da velocidade máxima de automóvel mas sua p.up tiver descrita na categoria como CAMINHÃO no RENAVAM, vc. dançou: vai tomar multa nos parâmetros considerados pra caminhão, e não pra CAMIONETA OU CAMINHONETE.
Logo, as multas que recebi são impossíveis de recorrer, pois estavam corretas. E só vai piorar, pq. até onde eu leio no dia-a-dia, á cada nova reportagem dando conta da instalação de mais radares, mais eu vejo comentários de que todos os radares da cidade serão trocados por radares deste modelo aí...
O problema é vc. ter 330cv standard debaixo do pé aparecendo já a baixíssimo giro, e ter que andar por aqui como uma tartaruga, como se fosse um caminhão. E ter que andar na faixa da direita nas marginais ou nas estradas, se sujeitar ao rodízio municipal de dias ímpares/dias pares, não poder trafegar das 05hs ás 21hs na chamada ZMRC (veja o perímetro que compreende a ZMRC na cidade de SP pelo site da CET: www.cet.com.br ou www.cet.org.br - não lembro direito se é .com ou se é .org). Pra vcs. terem uma idéia, moro a 800m da minha empresa, só que minha casa fica dentro dessa tal ZMRC e a empresa fica fora (Ronaldo, é no posto onde vc. ás vezes lava o seu Wrangler, lá na R. Cap.Pacheco e Chaves), e justo na esquina que delimita esta maldita ZMRC fica TODO SANTO DIA um guardinha da CET de talão em punho.
Bom, por todos estes motivos, já deu pra ver que a RAM, apesar de ser tudo de bom, me sacaneou e bastante.
Como eu já era fã desta viatura e depois de tê-la e ter que dispensá-la, procurei por um jeito de continuar a ter uma viatura deste porte, porém sem esta série de inconvenientes.
E acabei me deparando (esse é o modo errado, já que eu conhecia esta viatura já há uns cinco anos) com uma RAM 2500 4x4 Cummins Diesel 6 cilindros 95/96 cabine simples caçamba longa (era do Eriksom da Jipenet-RJ) que, por incrível que pareça, é CAMIONETA no documento.
OK, não é Show de bola como a RAM nova, sinto uma pusta saudade da novinha, mas a mecânica é quase que a mesma: motor 6 cilindros Cummins 6BT5.9 com 250cv e 63m.kgf, porém todo mecânico, sem porcaria nenhuma de eletrônica, e 12 válvulas, com câmbio automático 4 marchas não lembro a marca (depois eu posto aqui) e t-case NP com eixos Dana 60 na frente e Dana 70 atrás. E ainda por cima, por incrível que pareça, ela consegue fazer o dobro da média por litro da RAM nova. Os números de consumo que estou tendo com ela (estou só a dois meses com ela) até agora são: 5,6km/l a média mais baixa, na cidade, e 7,9km/l a média mais alta, com trecho misto cidade/estrada.
Pena mesmo é ela ser só cabine simples, pois tenho um casalzinho de gêmeos de 3 anos e pouco de idade e fica meio desconfortável viajar com eles + a patroa na cabine simples. Embora o banco inteiriço seja gigante, quando as crianças dormem vira um salseiro, e além disso os guardas podem encrespar com razão.
Espero ter ajudado a elucidar algumas dúvidas.
Seguem fotos das duas viaturas pra vcs. conhecerem.
Abraço!
Ramiro - Sampa - SP (Precisando de peças pra seu projeto ficar bacana? Visitem meu tópico GARAGE SALE DO RAMIRO: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...d=1#post899854 . Tenho certeza que vc. vai achar algo que vc. gostaria de adquirir!)

Responder com Citação