x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 53
  • #25
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2



    Olha eu uso gás natural, e em um mês e pouco economizei 1000 reais em virtude de viagens.
    Muito econômico,e vantajoso e suscetível a crise e alteração de preço como qualquer combustível.
    No meu ver é uma boa pois não sobe toda hora ou fica alterando de preço como a gasolina,que é só fulano lá na ásia dar um peido e pronto,tem que subir o valor.Não existe possibilidade de adulteração,pelo menos não pelos postos.ÙNICO COMBUSTÍVEL QUE TEM PREÇO PADRÃO!E não esqueçam que a quantidade de postos ainda é pequena ou até inexistente em alguns lugares.
    Mas pra mim é só alegria,e com um pouco de paciência consegue-se driblar essas lendas como perda d e força e tal...só saber regular(motor potentes).É estranho pois é na base da tentativa e erro. Eu,por exemplo,em seis meses queimei três jogos de vela por regulagem incorreta!

    Mas isso amigos

  • #26
    O Edu apontou os prazos que devem correr para o uso planejado de determinadas sementes. Ao menos se o planejamento governamental seguir a linha da sensatez. Coisa que, excetuando-se a pouco reconhecida mas primordial e valorosa competência da Embrapa, não se pode confiar. Isto porque a mamoma não é a melhor semente (quimicamente falando) oleaginosa para obtenção do biodiesel.

    Mas, há outro calcanhar de Aquilies nesta história.
    Vamos precisar de alcool, em nosso caso etanol, e muito. Haja cana de açúcar que não poderá ser irresponsavelmente exportada para consumo dos ianques (se bem que eles estão optando pelo metanol). Isto nos obrigará reeditar algo similar as plantations americanas (aquelas coisas dos greens belts). Pois, sem alcool sobra é sabão para por nas brutas, rsss.

    O engraçado disto tudo é que a adição do biodiesel deveria, ainda que em pequena quantidade como tem sido feita, abaixar o preço. Ocorre, porém, que fui abastecer em um posto com a nova mistura e, pasmem, o diesel era mais caro.
    Será que De Gaule tinha razão?

    Detalhe: Pode ser apenas um preconceito inicial meu, mas achei o rendimento do carro diminuir com a mistura.

  • #27
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    74
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    João Pedro,

    Não tenho certeza , mas parece que o alcool e a soda cáustica envolvida no processo podem ser em grande parte recuperados.
    Outra particularidade do oleo de mamona que alguns especialistas andaram criticando é o seu preço de mercado.Parece que é alto e pode ficar mais interessante para quem planta acabar vendendo para outros usos.
    Quanto ao preço do biodiesel havia ouvido que o preço seria o mensmo(petrobras) .
    Um problema é que mesmo que recupere o alcool(metanosl seria melhor) o processo envolve aquecimento e manutenção da temperatura durante um bom tempo o que significa dispendio de energia e no brasil energia é muito cara então o custo do biodiesel tende a ser maior que o do diesel mineral.

    E... respondendo sua pergunta, De Gaule tinha razão na epoca , tem ainda Hoje e pelo visto continuará tendo...


    Homero

  • #28
    Usuário Avatar de Marvila
    Entrada
    22/02/2006
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    61
    Posts
    341
    Agradecimentos: 0
    João Pedro,
    a menos que esteja enganado (o que regularmente acontece) o óleo de mamona não será uma boa alternativa como bio-diesel. Isto porque seu principal uso tem sido na aviação (lubrificante, cujo ponto de congelamento é extremamente baixo).
    Para mim, o bio-diesel já "nasceu" morto, se for considerar a produção em escala x custo de produção. Tem tudo para dar errado, é só fazer as contas .
    A proposta do bio-diesel está mais para política de assentamento (agricultura familiar, homem no campo, emprego e renda) do que para alternativa energética. A questão é quem irá pagar a conta...advinha ?
    Cá entre nós, a redução no preço do diesel significa redução de imposto...menos dinheiro para o Erário. Já viu algum projeto que resulte em redução de carga tributária ? ...pense...pense...pense...
    Pois é...
    Marvila
    Ranger Limited 2.8 04/04

  • #29
    Desculpem a demora no conteste, mas arriou um "pé-d'água" aqui em JPA e lá se foi a luz.

    Pois é amigos, essa questão entre o custo de produção (com a logística de distribuição etc) ainda dará muito "pano pra manga" nessa história do biodiesel.

    Não tendo a pensar muito radical quanto ao aspecto de ser um programa pre-falido. Assim cogitou-se no alcool para automóveis (que também necessita de energia para sua produção), e ele está aí e se vê alvo de olhares cobiçosos de americanos (Bill Gates comprou uma imensa participação em usinas e terras no Brasil), japoneses e outros.

    Realmente há o problema do custo de fabricação, mas custos são pendulares e oscilam para cima e para baixo conforme a necessidade do mercado e da escassez de outras matrizes energéticas. Então, levando-se em conta a extingüibilidade, um tanto próxima, do "ouro negro", pode-se tornar mais palatável o custo relativo do biodiesel.
    Claro, e respondendo ao Homero, paira o problema dos catalizadores necessários e, aí um grande problema - talvez maior que a necessidade dos catalizadores - e refiro-me aos dejetos.
    Afinal, onde iremos despejar a colossal quantidade de glicerina (uma azão de 15% +/- do destilado/filtrado)? Isto fora outros detritos das usinas.

    Eu, sinceramente, creio na viabilidade do projeto. A questão da plantação familiar tende a demagogia mas também pode ser viável, desde que dela não se dependa especifcamente, principalmente pelo aspecto da padronização técnica do óleo etc. Contudo, para que a relação custo/benefício seja atraente (a médio prazo), para o mercado, inevitavelmente a saída serão as grandes plantações, como hoje temos às de soja.

  • #30
    Ola pessoal,

    A Mamona é a ‘Sardinha’ dos políticos nordestinos, por tanto estão apenas puxando a brasa, como eu disse anteriormente, apenas o dendê é que tem condições de concorrer em preço.

    Na questão de planejamento, é melhor ate que o governo fique de fora e não atrapalhe, e deixe as companhias petrolíferas administrarem a produção e logística.

    No caso do álcool, existe um grande concorrente que é o açúcar, o que não ocorre com o biodiesel, sendo inclusive perfeitamente viável a reciclagem do óleo domestico.

    Outro ponto que diferencia o Biodiesel do álcool é a utilização que no biodiesel vai desde a industria ao automóvel de passeio, com isto o biodiesel pode substituir o gás natural na industria e em automóveis.

    O biodiesel diferentemente do álcool, pode ser cultivado por pequenas propriedades, pois a tecnologia p/ produção da matéria prima é baixa.

    Sobre a questão dos dejetos de beneficiamento, eu tenho certeza que existe uma maneira simples e fácil p/ dar fim, como eu disse as pesquisas estão apenas começando.

    Abraços;
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #31
    É! Jeito se dará, ainda mais que em escala o preço final tende a exibir diferença (a menor) do que o óleo mineral, cujas reservas se esgotam no mundo.
    Anda terá que se lidar com a relação do consumo de energia para sua produção, que poderá ser atenuada como se faz com o alcool e o açúcar. Ou seja, queimando-se a própria palha da planta. Mas neste caso será bem menor que a produzida pela cana.
    A oferta de oleaginosas é grande e tem que ser pesada, para seu uso, às variáveis fisíco/químicas, produtividade, menor propensão a doenças e menor dependência de insumos agrícolas. Além, é claro, do manejo mais fácil.
    Estamos falando de produção em larga escala. Portanto, agricultura familiar circunscreveria-se somente a um nicho pequeno de atendimento (como maquinários, geração de energia e veículos e implementos agrícolas desses mesmos produtores). Também, essa produção, em escala de grande atendimento, gera custos elevados de gerenciamento e controle. Não é coisa fácil nem barata!
    Porém, temos experi~encia com o alcool que, quer queiram ou não, trasnpôs os umbrais da desconfiaça inicial e hoje, apesar dos percalços, faz sucesso como combustível alternativo.

  • #32
    Usuário Avatar de BIOCOM
    Entrada
    26/09/2005
    Local
    são francisco de paula/RS
    Idade
    56
    Posts
    273
    Agradecimentos: 0

    Smile O motor diesel é multicombustível por natureza: Uso oleo vegetal

    Colegas, já emprendi várias discussões nesse e em outros fóruns sobre o uso dos kits Fendel, Ellsbett e Pollak, usei o kit Fendel e foi um sucesso. Estudei, investi tempo e dinheiro e encontrei parceiros de uso e discussão, muitos aqui no 4x4, vejam os tópicos sobre óleo vegetal, agora estamos trabalhando na simplificação do sistema e barateamento dos custos, itens como confecção de tanques com aquecedores embutidos, uso de trocadores de calor de placas, como os de câmbio automático, serpentina de cobre enrolada no cano de escape, uso de ov como refrigerante do motor, aquecedores eletricos, radiador de óleo, filtros aquecedores eletricos,uso de velas glow plug associada a vv termostaticas, etc.
    Bem amigos, o assunto é extenso, o OV funciona, mas poucos se aventuram a desenvolver e usar juntamente conosco, os manuais e desenhos são inteiramente gratuitos, a tecnologia é simples e não passa de 500 reais, mas custa e isso é um problema para muitos. Aqui na plataforma disseram que só vão usar quando houver oficinas de conversão autorizadas pelo INMETRO.
    Estamos a inteira disposição para discussão e conversão, como as realizadas no museu do automóvel em junho, quando 2 caminhonetes L 200 aceitaram o vegetarianismo como sua alimentação rotineira, com alguns ajustes que nos divertiram bastante.
    Grande abraço a todos.
    sds
    Evandro

  • #33
    Usuário Avatar de vieira912
    Entrada
    13/06/2010
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    38
    Posts
    595
    Agradecimentos: 0

    Já Usei Biodiesel B20 e achei a mesma coisa do Normal.

    Já Abasteci a minha Frontier com Biodiesel B20 da Petrobras e tranquilo rodou normal mesma Economia, Mesma Potencia mais notei uma coisa, saiu muito menos fumaça do que com diesel normal achei até estranho, mais tranquilo depois coloquei Diesel Normal e to rodando tranquilo.

    acho legal o Diesel pois o mesmo pode ser retirado de vários Vegetais e até de Origem animal, como gordura e etc, naquele programa da "Discovery chanel Mythbusters os caçadores de Mito" eles mostraram um rapaz que anda de graça nos EUA utilizando Óleo de cozinha usado, o cara vai nos restaurantes pega o óleo de cozinha que não pode ser jogado fora pois existe uma lei nos USA que proíbe restaurantes e cozinhas de jogar óleo usado no esgoto, tem que ter destino certo, o cara vai nos restaurantes e casas que conhece pega esse óleo e Filtra, simplesmente filtra e bota no tanque da Mercedes a Diesel dele e anda tranquilo, o pessoal do Mythbuster fez a experiencia e rodou mais de 100Km com a mesma economia do Diesel Comum.

  • #34
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    44
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por BIOCOM Ver Post
    Colegas, já emprendi várias discussões nesse e em outros fóruns sobre o uso dos kits Fendel, Ellsbett e Pollak, usei o kit Fendel e foi um sucesso. Estudei, investi tempo e dinheiro e encontrei parceiros de uso e discussão, muitos aqui no 4x4, vejam os tópicos sobre óleo vegetal, agora estamos trabalhando na simplificação do sistema e barateamento dos custos, itens como confecção de tanques com aquecedores embutidos, uso de trocadores de calor de placas, como os de câmbio automático, serpentina de cobre enrolada no cano de escape, uso de ov como refrigerante do motor, aquecedores eletricos, radiador de óleo, filtros aquecedores eletricos,uso de velas glow plug associada a vv termostaticas, etc.
    Bem amigos, o assunto é extenso, o OV funciona, mas poucos se aventuram a desenvolver e usar juntamente conosco, os manuais e desenhos são inteiramente gratuitos, a tecnologia é simples e não passa de 500 reais, mas custa e isso é um problema para muitos. Aqui na plataforma disseram que só vão usar quando houver oficinas de conversão autorizadas pelo INMETRO.
    Estamos a inteira disposição para discussão e conversão, como as realizadas no museu do automóvel em junho, quando 2 caminhonetes L 200 aceitaram o vegetarianismo como sua alimentação rotineira, com alguns ajustes que nos divertiram bastante.
    Grande abraço a todos.
    sds
    Evandro
    Evandro, pra usar em BI como nas l200 ja é tranquilo, agora como andam as pesquisas nos motores modernos, eletronicos, com common rail ?
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #35
    Usuário Avatar de BIOCOM
    Entrada
    26/09/2005
    Local
    são francisco de paula/RS
    Idade
    56
    Posts
    273
    Agradecimentos: 0
    "Evandro, pra usar em BI como nas l200 ja é tranquilo, agora como andam as pesquisas nos motores modernos, eletronicos, com common rail ?"
    Caro NGDaniel.
    Nossa experiência prática está limitada aos motores convencionais, com BI. Porisso não posso afirmar nada com relação aos motores eletronicos. O engº Fendel tem várias considerações sobre o tema, se tiver interesse genuíno, faremos uma consulta a ele. No mais, pelo seu próprio princípio de funcionamento, o motor diesel é multicombustível.
    Como afirmado no post, há um universo de possibilidades no uso de OV, mas faltam usuários dispostos a investir tempo e $ nisso.
    Conversões realizadas: MAXION S4T X MITSUBISHI L-200 X SCANIA 111S
    PROXIMAS: PERKINS Q20B X DETROIT ESTACIONARIO

  • #36
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    E mais uma coisa, essas L200 que são usada são as quadradinha, pois pra adaptar nas do modelo sport/outdoor, tem que ver como fica a situação do sistema que dosa a quantidade certa de diesel que é um furo relativamente pequeno ... vai depender muito da viscosidade do óleo...
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade