x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 53
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Agradecimentos: 0

felippetti,

Bio diesel mesmo ou óleo in natura?

Homero

Usuário Avatar de felippetti
    Entrada
    09/01/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 22
    Homero,

eu sei que é óleo extraído da semente do girassol... Agora, se rola algum beneficimento depois disso ou não, fico te devendo.
    Sei que eles se referem a esta "coisa" como biodiesel e o maquinário tem adesivos "movido a Biodiesel" (inclusive a S-10)...
    Vou tentar me informar melhor, ok?

Abraço!

uma vez um professor meu de tecnologia de produtos agropecuarios me falou que quando se trata de queima, o oleo obtido a partir do girassol é muito mais inflamavel que o da mamoma

Usuário
    Entrada
    12/05/2006
    Rapaz, assim vamos resolver os problemas do Brasil ! E, os nossos........ A Opep que se cuide! Vamos fazer o seguinte: todo mundo faz uma "vaquinha", compramos um motor usado, velho, a diesel, e testamos o bicho com tudo - querozene com óleo de soja, mamona, banha, gordura de porco, e o que mais existir por ai - dizem que o óleo de dendê é muito bom também. é que fica difícil fazer isso, mas que alguém deveria fazer, isso deveria.
    Do jeito que as coisas vão, com óleo diesel a R$1,80, alcool a R$1,70 e gasolina a R$ 2,70, só mesmo buscando alternativas! Criativo o brasileiro é. O que falta é dindin.
    Ou algum bom samaritano que resolva "sacrificar" o seu motor em pról da comunidade 4x4 ! Quem se habilita?

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    felippetti,

Deve ser o oleo in natura pois o processo de tirar a glicerina é dispendioso e meio complicado de fazer(requer aquecimento com controle de temperatura mais soda cáustica e alcool (melhor seria metanol).
    Creio que esse pessoal usando óleo in natura vai acabar subvertendo o biodiesel oficial , ainda mais que o oleo de mamona possui um custo alto e não é viavel a menos que o governo escravize que for plantar...

Uma coisa acho que vai acontecer :até hoje era dificil adulterar o diesel , agora com o biodiesel vai ter um monte de postos adicionando qualquer óleo vegetal ao diesel...

danielmotta,

O que ninguem fala do biodiesel (seja o oficial ou o oleo in natura ) é qual seria o numero de cetano que é o mais importante para os motores diesel.Por exemplo a gasolima é muito mais inflamável que o diesel , mas tem um numero de cetano muito baixo(é mais ou menos o inverso da octanagem)

Homero

Citação Postado originalmente por Homero
    O que ninguem fala do biodiesel (seja o oficial ou o oleo in natura ) é qual seria o numero de cetano que é o mais importante para os motores diesel.Por exemplo a gasolima é muito mais inflamável que o diesel , mas tem um numero de cetano muito baixo(é mais ou menos o inverso da octanagem)
    "Número de Cetano

O índice de o ctano ou octanagem dos combustíveis está para motores do ciclo Otto, da mesma forma que o índice de cetano ou cetanagem está para os motores do ciclo Diesel. Portanto quanto maior for o índice de cetano de um combustível, melhor será a combustão desse combustível num motor diesel.

O índice de cetano médio do biodiesel é 60, enquanto para o óleo diesel mineral a cetanagem situa -se entre 48 a 52, bastante menor, sendo esta a razão pelo qual o biodiesel queima muito melhor num motor diesel que o próprio óleo diesel mineral."

Mais em: http://www.biodieselbr.com/biodiesel...s-quimicas.htm
    L200 Triton AT 3.2 2010

Eu só uso gasolina no tanque do carro e álcool no motorista

Por aqui já existe alguns postos vendendo biodiesel, pois existe uma grande produção de dedê no município de Mojú a ums 150 Km de Belém, e la tem uma usina de biodiesel, porem eu não sei se é biodiesel poro ou misturado.

Eu nunca abastecí, mais aguns amigos abasteceram e não notaram diferensa alguma.

Eu sei que o óleo vegetal passa por um processo de refino especial, pois ele não é tam vicoso, é disem que p/ o motor é menos prejudicial e mais econômico que o Diesel.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Walter L. L. Casitta,

Foi bom saber desse site., valeu...

Agora tem uma mentira la: o numero de cetano do diesel no Brasil é 42 e não 48 a 52 .Isso é o que deveria ser segundo uma norma antiga que nunca foi respeitada.
    Com 60 de numero de cetano .
    Aparentemente o biodiesel seria um bom aditivo para o diesel para se aumentar o n de cetano , mas por exemplo o Bardhal Power diesel afirma aumentar em 4 o n de cetano com 1/2 litro em 80 l de diesel , mas para o biodiesel aumentar de 4 o nc , deveria ter pelo menos 30%...

Homero

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    No site que o Walter indicou tem uma parte sobre impostos que vale a pena ser lida:
    http://www.biodieselbr.com/biodiesel...l-impostos.htm

La da para ver porque o diesel é mais barato que a gasolina , é somente a diferença de impostos.Aproximadamente o diesel e alcool pagam R$0,5 e a gasolina R$1.

O biodiesel só será viavel com insentivo

Então o pessoal que produz sua semente e seu óleo para uso proprio não tem impostos e lucro dos intermediários.Se colocarem para vender a terceiros deverão ter lucro e bom...

Homero

Usuário Avatar de malcher
    Entrada
    03/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    O "biodiesel" daqui de Belém é no esquema 1% de óleo vegetal + 99% de óleo mineral. Ta devagar esse biodiesel, quero ver esse H-Bio.

Eu sou agrônomo e eu acho que este caso do biodiesel deveria ser tratado de uma maneira mais séria ou nacionalista, pois com esta crise de petróleo que está lá fora, feita pelos maiores produtores, o Brasil pode ganhar muito com isto pois, o Brasil tem uma das maiores áreas territoriais, tem a maior área agricultável, e a maior incidência solar do planeta.

Ou seja, temos condições de em curto prazo sermos auto suficientes em fontes renováveis e em logo prazo sermos o maior fornecedor do mundo de combustíveis renováveis, nos podemos ate ser os futuros ”Árabes”.

A curto prazo seria com Mamona, Soja, Gira-sol e etc..., e a longo prazo seria com Dendê, que é uma planta perene, utilizada em reflorestamento e produz 5 a 10 vezes mais que qualquer outra oleaginosas 5 ton./ha de óleo ano. http://www.aboissa.com.br/palma/palma2.htm

Com isto não estou dizendo para engolirmos qual quer coisa que não presta e sim, torcer para que fique pelo menos igual ao Diesel que consumirmos hoje ( que não é de boa qualidade) ou melhor, e eu acho que ainda tem muita coisa a melhorar, pois as pesquisas estão apenas começando.

Abraços;
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem