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  • #1
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    GSilveira,

    Na minha opinião, essa questão segue a mesma regra que vale para qualquer máquina (carro, trator, moto, maq. agrícola, aeronave...):

    Quanto maior a tecnologia aplicada melhor é o rendimento da máquina quando nova e pior será a manutenção quando velha.

    Ou seja, a partir de certo momento de sua vida útil quando começarem a surgir os defeitos, esses serão mais dificeis de diagnosticar e mais carros de reparar, quando comparado a máquinas de pouca tecnologia.

    Qual é melhor e qual é pior? A resposta é: depende.

    Se vc mora nos grandes centros e troca de carro a cada 2 ou 3 anos, quanto mais tecnologia melhor, afinal sempre tem concessionária e guincho da seguradora ao alcance do celular.
    Se vc anda longe dos grandes centros e não pode contar com disponibilidade de peças e mão-de-obra especializada e ainda utiliza a máquina em condiçõe severas de uso, é melhor que seja uma mecânica mais bruta, sem muitos sistemas complexos, que são frágeis e desconhecidos pelos mecânicos, que sequer tem aparelhamento para diagnosticar falhas.

    No quesito durabilidade, existem duas Lei da Fisica que estabelecem o seguinte:

    1-A durabilidade é inversamente proporcional à rotação de trabalho.

    2-A durabilidade é diretamente proporcional ao tamanho (cilindrada).

    Logo, um motor de D20, F1000 ou Band, que tem 4 litros de cilindrada e desenvolve apenas 80~90 cavalos (2800 RPM) durará proporcionalmente mais que um motor de 2 litros do qual se extrai 200 cavalos (4500 RPM).

    O assunto é muito polêmico e logo aparecerão opiniões de todos os lados para vc tirar suas conclusões.

    Citação Postado originalmente por GSilveira Ver Post
    Galera, já vi alguns comentários aqui no fórum falando que os motores diesel eletrônicos não são tão bons quanto os antigos, mas ninguém que eu tenha lido se aprofundou bastante ao assunto, por isso revolvi perguntar aqui já q achei o tópico pertinente a minha dúvida!

    Isso é verdade? Por que?
    4X4 Brasil

  • #2
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    Citação Postado originalmente por GSilveira Ver Post
    Galera, já vi alguns comentários aqui no fórum falando que os motores diesel eletrônicos não são tão bons quanto os antigos, mas ninguém que eu tenha lido se aprofundou bastante ao assunto, por isso revolvi perguntar aqui já q achei o tópico pertinente a minha dúvida!

    Isso é verdade? Por que?
    GSilveira, poucas pessoas acreditam nisso. O número de vendas de veículos a diesel se multiplicou ao longo dos anos, com isso surgiram mais problemas devido ao maior número de carros na rua. Porém a incidência de problemas de um motor eletrônico é menor e a durabilidade é maior. Agora, a complexidade de se diagnosticar um defeito, obviamente é maior também, e essa é a única desvantagem, além é claro para alguns poucos, o custo de manutenção (que vem barateando desde 2004) e hoje não é mais desvantagem. Um exemplo:

    Citação Postado originalmente por roberto_nascimento Ver Post


    Esses medos não procedem mesmo.

    O NGD 9.3E, Euro III, na minha opinião, o melhor motor diesel da linha pesada da atualidade, 24 válvulas, 367 cv a 2.000 rpm e torque máximo de 1.600Nm a 1100-1400 rpm, passou por testes de durabilidade de 16,5 mil horas em dinamômetro e 3,5 milhões de km em campo. Dura muito mais que os motores antigos, também de baixa rotação, justamente pelas novas tecnologias.

    Esses motores funcionam sem errar, não se desgastam, na menor possibilidade de prejuízos ou funcionamento impróprio, se protegem. Vibram menos, poluem menos e se desgastam menos. Além disso, se protegem de situações adversas como aquecimentos ou falhas internas evitando enormes prejuízos. Resumindo, são uma grande evolução frente aos antigos.
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  • #3
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    Obrigado pessoal!

    Acho que agora já estou entendendo melhor sobre esta questão.

  • #4
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    Galera, mesmo sendo UM POUCO OUT OFF TOPIC (mas, só um pouco pois tem relação com o assunto de carros modernos e carros mais velhos à diesel) qual o ganho de um carro com eixo rígido em relação a um com suspensão independente?

    Já ouvi alguns comentários a respeito aqui no fórum mas nunca consegui chegar a uma conclusão que me fosse satisfatória.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por GSilveira Ver Post
    Galera, mesmo sendo UM POUCO OUT OFF TOPIC (mas, só um pouco pois tem relação com o assunto de carros modernos e carros mais velhos à diesel) qual o ganho de um carro com eixo rígido em relação a um com suspensão independente?

    Já ouvi alguns comentários a respeito aqui no fórum mas nunca consegui chegar a uma conclusão que me fosse satisfatória.
    Depende da aplicação. Supondo uma aplicação equivalente, a grosso modo eu diria:

    Suspensão independente dá estabilidade, conforto e encarece a manutenção. É a principal opção de veículos de alto desempenho.
    O eixo rígido dá durabilidade, resistência e barateia a manutenção. É a principal opção para veículos de trabalho.
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por roberto_nascimento Ver Post
    Depende da aplicação. Supondo uma aplicação equivalente, a grosso modo eu diria:

    Suspensão independente dá estabilidade, conforto e encarece a manutenção. É a principal opção de veículos de alto desempenho.
    O eixo rígido dá durabilidade, resistência e barateia a manutenção. É a principal opção para veículos de trabalho.
    Entendi, roberto nascimento!

    Obrigado pelas respostas nos dois posts.

    Grande abraço

  • #7
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    Fala galera ...
    Mesmo sendo novato por aqui e não entendendo praticamente nada de mecanica (em geral), o tópico ta show de bola ... parabens pela opinião deixada por todos, esclarecendo um pouco da evolução e desenvolvimento dos motores a diesel principalmente diante da "nova safra".
    To querendo adquirir minha primeira viatura a diesel ... to partindo de um popular ... aqui na cidade e região parece que ta tendo um domínio dos flex.
    O tópico vai ser mais um subsidio para utilizar na escolha da pckp.
    A grana não é lá essas coisas pra pegar algo mais recente, mas provavelmente um 2.5 (ou ranger ou s10) na casa de 2000/2002, quiça um 2.8 ... to procurando ter cautela para "acertar na escolha" ... o uso será praticamente só para cidade (provavelmente uma e outra vez no ano pegar terra), mas gostaria de colocar a 4x4 pra funcionar, nem que seja pra esperar uma garoa, botar tudo os parente na carroceria e andar na terra pra sentir a força do motor diesel.
    Nesse aspecto, levando em consideração o que os colegas ja colocaram no tópico e a experiencia pessoal com suas viaturas, o que me dizem sobre uma pick a diesel (ou 4x4 ou 4x2) para uso na cidade rodando pouco (+/- 10000/ano)? Seria viável no cenário atual com predomínio de flex nas cidades?
    Embora as despesas em relação a um popular sejam evidentemente superiores, estou ponderando os regulares cuidados para manter a pckp por uns 3 anos ou mais, o que me faz acreditar que a durabilidade (e outros fatores) do diesel sejam mais vantajosos em relação a um flex.
    Caso o post seja considerada impertinente para o tópico, desconsiderar as colocações de um novato rsrs.

    Valeu

  • #8
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    pela quilometragem que tu rodas, não vejo vantagem nenhuma em uma camionete diesel maxion 2.5 frente a uma similar a gasolina. esses motores 2.5, pela idade, já tão tudo em fim de vida, quando já não foram feitos. toda economia que tu faz no combustivel vai embora na primeira parada na oficina.
    se quer uma camionete, vai de v6, que com 300 mil km ta recém amaciando. eu to muito feliz com minha ranger stx v6 ha 2 anos, faz media de 7 por litro e nunca estragou nada, nunca foi pra oficina, só manutenção de rotina em casa.

  • #9
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Concordo. A maioria das pick-ups diesel com mais de 10 anos de idade já rodou elevada km e/ou foi bastante surrada, ou fuçada por mexânicos. Já ví muita gente quebrar a cara achando que ia ecomomizar combustível e teve que gastar muito mais mexendo em turbina, BI e cabeçote. É uma loteria encontrar uma que tenha sido bem cuidada a ponto de estar confiável mecanicamente. Eu só compraria uma se conhecesse o histórico de uso e manutenção (nunca ferveu, não passou por retíficas porcas, ... etc), caso contrário iria de gasolina.

    Citação Postado originalmente por christian hackbarth Ver Post
    pela quilometragem que tu rodas, não vejo vantagem nenhuma em uma camionete diesel maxion 2.5 frente a uma similar a gasolina. esses motores 2.5, pela idade, já tão tudo em fim de vida, quando já não foram feitos. toda economia que tu faz no combustivel vai embora na primeira parada na oficina.
    se quer uma camionete, vai de v6, que com 300 mil km ta recém amaciando. eu to muito feliz com minha ranger stx v6 ha 2 anos, faz media de 7 por litro e nunca estragou nada, nunca foi pra oficina, só manutenção de rotina em casa.

  • #10
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    17/05/2013
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    Entao christian hackbarth e Walter da Camper ... essas colocações que voces apontaram eu tbm ja to pesando na avaliação que to fazendo pra comprar a pckp ... e um dos meus medos é justamente o fato de ser veículo com mais de 10 anos de uso apresentando problemas ... e, como mencionado, logo na primeira mecanica que der, toda economia ir por agua abaixo =/ (ja vi aqui no forum algumas cifras pra desembolsar com eventuais problemas mecanicos e, pesando por esse lado, as vezes até desanima).
    Como bem mencionado Walter, pode ser uma loteria ... por isso que tbm to procurando boas referencias dos vendedores sobre o historico de uso e manutenção ...
    Christian, até agora não tinha ponderado v6 ... vou dar uma pesquisada e colocar essa opcao dentre as minhas escolhas.
    É galera ... mesmo com tantos pontos a serem avaliados, espero ainda ter minha 1ª pckp =D rs ... obrigado pelas dicas

  • #11
    Citação Postado originalmente por Gleison Prieto Ver Post
    Entao christian hackbarth e Walter da Camper ... essas colocações que voces apontaram eu tbm ja to pesando na avaliação que to fazendo pra comprar a pckp ... e um dos meus medos é justamente o fato de ser veículo com mais de 10 anos de uso apresentando problemas ... e, como mencionado, logo na primeira mecanica que der, toda economia ir por agua abaixo =/ (ja vi aqui no forum algumas cifras pra desembolsar com eventuais problemas mecanicos e, pesando por esse lado, as vezes até desanima).
    Como bem mencionado Walter, pode ser uma loteria ... por isso que tbm to procurando boas referencias dos vendedores sobre o historico de uso e manutenção ...
    Christian, até agora não tinha ponderado v6 ... vou dar uma pesquisada e colocar essa opcao dentre as minhas escolhas.
    É galera ... mesmo com tantos pontos a serem avaliados, espero ainda ter minha 1ª pckp =D rs ... obrigado pelas dicas
    um amigo tem uma s10 2001 gasolina, e vendeu para outro amigo o carro deve beirar os 300.000 km os acabamentos estao meio caidinhos, mais por desleixo, o carro em sim da uns probleminhas mas e sempre barato concertar e qualquer um mexe, a vantagem dela e que por ser apenas gasolina e bem masi económica que uma flex, se procurar bem encontra na faixa de 15~20 mil uma dessas e com uns R$2000 coloca os acessorios das mais modernas, a dele esta assim.. picape velha a diesel e dor de cabeca, esquece isso, qualquer coisinha vai R$5000,00 fácil...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    um amigo tem uma s10 2001 gasolina, e vendeu para outro amigo o carro deve beirar os 300.000 km os acabamentos estao meio caidinhos, mais por desleixo, o carro em sim da uns probleminhas mas e sempre barato concertar e qualquer um mexe, a vantagem dela e que por ser apenas gasolina e bem masi económica que uma flex, se procurar bem encontra na faixa de 15~20 mil uma dessas e com uns R$2000 coloca os acessorios das mais modernas, a dele esta assim.. picape velha a diesel e dor de cabeca, esquece isso, qualquer coisinha vai R$5000,00 fácil...
    Bem lembrado Duduoitentaetrês. Os carros flex são gastões tanto no álcool quanto na gasolina. Com certeza, os que utilizam apenas um combustível, são bem mais econômicos, quer sejam somente a gasolina ou somente a álcool. O antigo Corcel a álcool e o Fiat a álcool carburados , por exemplo, eram bem econômicos. Rendiam no álcool (km/l) praticamente o que rendiam na gasolina. Com estes flex, mais uma vez, o governo só ferrou a galera. Hoje há tecnologia para fazer os carros a álcool (desde que sejam projetados apenas para o álcool) renderem tanto quanto os a gasolina. Mas quem se importa ? O governo quer mais é que os consumidores se explodam , pois ele leva vantagem em qualquer situação .E salve a Petrobrás e os usineiros. Abs. Válter.

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