Powered by vBulletin

TURMA4X4.COM.BR - Trilhas, Passeios e Expedições

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 157 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516171858108 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/01/2010, 15:22
    carlos_troller
    Almir e Turma4x4,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=68913
    Caso alguém tenha interesse em ir, não se acanhe! junte-se a nós...

Lembrando que trata-se de uma trilha, precisa ter no minimo pneus mud ou guincho.

No tópico há mais detalhes,
    Qualquer dúvida estou a disposição.

Abraços
  • 22/01/2010, 16:13
    almir4x4
    Olá Carlos, estarei viajando sexta e sabado a trabalho. Boa trilha! depois poste algumas fotos p/ a gente ver. Abs
  • 24/01/2010, 16:12
    almir4x4
    1 Anexo(s)
    Expedição agulhas negras a visconde de mauá
    Olá Pessoal.

Montei o roteiro proposto p/ a expedição no Carnaval. Segue anexo o arquivo p/ o Google Earth (kml).

Falta agora definirmos onde serão os locais para pousarmos/acamparmos.

Se desejarem incluir outras rotas e lugares a visitar façam suas sugestões. Pela semana vamos acertando o roteiro.

obs: Não incluí Aiuruoca - trilha da "Pousada do Lado de Lá" - "Retiro dos Pedros" e Gamarra, pois só esta região requer de 2 a 3 dias p/ explorar melhor. Fica para a próxima expedição.

QUEM TIVER INTERESSE EM IR ENVIE MENSAGEM PARA almir@turma4x4.com.br

Abs
  • 25/01/2010, 00:21
    mateugamaravilha
    Citação:

Postado originalmente por almir4x4 Ver Post
    Olá Pessoal.

Montei o roteiro proposto p/ a expedição no Carnaval. Segue anexo o arquivo p/ o Google Earth (kml).

Falta agora definirmos onde serão os locais para pousarmos/acamparmos.

Se desejarem incluir outras rotas e lugares a visitar façam suas sugestões. Pela semana vamos acertando o roteiro.

obs: Não incluí Aiuruoca - trilha da "Pousada do Lado de Lá" - "Retiro dos Pedros" e Gamarra, pois só esta região requer de 2 a 3 dias p/ explorar melhor. Fica para a próxima expedição.

QUEM TIVER INTERESSE EM IR ENVIE MENSAGEM PARA almir@turma4x4.com.br

Abs

Olá Almir,

Esse roteiro que voce bolou seria feito em quantos dias? A priori achei legais as suas sugestões.... esta semana devo te procurar para pegar uns arquivos e conversar sobre os preparativos do carnaval, ok?

abs
  • 25/01/2010, 09:43
    almir4x4
    Citação:

Postado originalmente por mateugamaravilha Ver Post
    Olá Almir,

Esse roteiro que voce bolou seria feito em quantos dias? A priori achei legais as suas sugestões.... esta semana devo te procurar para pegar uns arquivos e conversar sobre os preparativos do carnaval, ok?

abs

Olá Mateus,

Se não for parar - apenas dirigir - dá para fazer até em 1 dia; porém para aproveitar melhor sugiro pousarmos no mínimo 2 dias; e quem quiser pode extender p/ mais dias em Visconde de Mauá, Penedo ou Itatiaia.

Sugiro primeiro dia (13/02-sabado) acampar na Pousada dos Lírios e no segundo dia (14/02-domingo) acampar em Visconde de Mauá. Se alguém quiser ficar em pousada tb pode tentar reservar.

Eu devo retornar no dia 15 (segunda) mas aqueles que quiserem explorar mais a região podem extender.

Então o roteiro sugerido ficaria o seguinte:
    Dia 13 - SJC - Agulhas Negras - Vargem Grande , pousando (camping) na Pousada dos Lírios.
    Dia 14 - Vargem Grande - Fragária - Santo Antonio do Rio Grande - Mirantao - Visconde de Mauá, pousando (camping) em Visconde de Mauá.
    Dia 15 - Visita aos lugares de interesse em Visconde de Mauá e em seguida partir para Penedo e Itatiaia (pousaremos em uma destas cidades)
    Dia 16 - Visitar a parte baixa do Pq. Nac. de Agulhas Negras e depois seguir para SJC.

Quem não quiser pousar 3 dias mas somente 2 pode no dia 15 ir direto p/ SJC.

Agora preciso ver campings em Visconde de Mauá, e Penedo ou Itatiaia.

APENAS UM DETALHE... Se a previsão for de chuva direto este passeio não é recomendável. Por isso, caso queiram aproveitar o feriado de carnaval tenham também um PLANO-B caso não seja possível fazer esta expedição.

Abs
  • 25/01/2010, 23:21
    mateugamaravilha
    Citação:

Olá Mateus,

Se não for parar - apenas dirigir - dá para fazer até em 1 dia; porém para aproveitar melhor sugiro pousarmos no mínimo 2 dias; e quem quiser pode extender p/ mais dias em Visconde de Mauá, Penedo ou Itatiaia.

Sugiro primeiro dia (13/02-sabado) acampar na Pousada dos Lírios e no segundo dia (14/02-domingo) acampar em Visconde de Mauá. Se alguém quiser ficar em pousada tb pode tentar reservar.

Eu devo retornar no dia 15 (segunda) mas aqueles que quiserem explorar mais a região podem extender.

Dia 13 - SJC - Agulhas Negras - Vargem Grande , pousando (camping) na Pousada dos Lírios.
    Dia 14 - Vargem Grande - Fragária - Santo Antonio do Rio Grande - Mirantao - Visconde de Mauá, pousando (camping) em Visconde de Mauá.
    Dia 15 - Visita aos lugares de interesse em Visconde de Mauá e em seguida partir para Penedo e Itatiaia (pousaremos em uma destas cidades)
    Dia 16 - Visitar a parte baixa do Pq. Nac. de Agulhas Negras e depois seguir para SJC.

APENAS UM DETALHE... Se a previsão for de chuva direto este passeio não é recomendável. Por isso, caso queiram aproveitar o feriado de carnaval tenham também um PLANO-B caso não seja possível fazer esta expedição.

Abs

Olá Almir,

Voce tem razao quanto ao plano B... é bom ter algo na manga...

Com relação a programação, em respeito aos meus Zequinhas (rs), eu sou a favor de um passeio que pare em algumas cachoeiras, mirantes etc., para o pessoal parar de balançar um pouco, e poder esticar as pernas e respirar um ar puro...

No mais, achei show sua programação.... vamos que vamos... e nao desanima com a chuva nao... com certeza em algum dia a gente vai pegar a danada, mas tudo é festa... voce nao vai estar lá sozinho para atolar e ficar na mao...

abração
  • 25/01/2010, 23:46
    almir4x4
    Citação:

Postado originalmente por mateugamaravilha Ver Post
    Olá Almir,

Voce tem razao quanto ao plano B... é bom ter algo na manga...

Com relação a programação, em respeito aos meus Zequinhas (rs), eu sou a favor de um passeio que pare em algumas cachoeiras, mirantes etc., para o pessoal parar de balançar um pouco, e poder esticar as pernas e respirar um ar puro...

No mais, achei show sua programação.... vamos que vamos... e nao desanima com a chuva nao... com certeza em algum dia a gente vai pegar a danada, mas tudo é festa... voce nao vai estar lá sozinho para atolar e ficar na mao...

abração

Olá Mateus; cachoeiras terão muitas... o difícil será a coragem p/ entrar nas águas geladas, rsrs. Coloquei os waypoints daquelas que encontrei no Google Earth.

No dia 15 talvez o melhor seja acampar novamente em Visconde de Mauá e no dia 16 partir cedinho p/ Itatiaia; assim não precisamos esquentar a cabeça procurando mais um camping e re-armar as barracas. Falta agora é definir o camping p/ ficar em Visconde de Mauá. mas geralmente camping não precisa de reserva... mas em todo caso vou pesquiisar. Na Pousada dos Lírios tb não há necessidade de reserva p/ camping, mas depois de acertado eu dou uma ligada pelo menos p/ avisar pois lá tb tem almoço/jantar.

Segue alguns campings que encontrei em V.M.:

http://www2.uol.com.br/guiamaua/pontox/index.htm

http://www2.uol.com.br/guiamaua/vale...iras/index.htm

Outro site com mais informações:

http://www2.uol.com.br/guiamaua/index.htm

Como falta bastante tempo até lá a gente vai acertando... Abraço!
  • 26/01/2010, 00:59
    Girti
    5 Anexo(s)
    Citação:

Olá Mateus,

APENAS UM DETALHE... Se a previsão for de chuva direto este passeio não é recomendável. Por isso, caso queiram aproveitar o feriado de Carnaval tenham também um PLANO-B caso não seja possível fazer esta expedição.

Abs

Olá para todos!

Estou "espionando" este tópico há tempos, acompanhando os passeios que vocês fizeram, e, no caso deste roteiro proposto pelo Almir, posso dar alguns palpites, pois conheço bem esta região. O roteiro que ele propõe é bem bonito, mas poderá ser feito em apenas dois dias, sem correrias.

Preliminarmente, informo o roteiro completo proposto pelo Almir, que deve ser:

SJC/Canas/Passa Qautro/Itanhandu/Itamonte/Garganta do Registro (estrada de acesso ao PNI-parte alta)/Vargem Grande (pernoite)/Fragária/Capivara/Monte Belo/Santo Antonio do Rio Grande/Mirantão/Maringá (dá para ir até Visconde de Mauá, mas o percuros será mais longo, pois de V de M será necessário seguir até Maringá, onde está a maioria dos campings (alguns estão ainda mais à frente, na direção da Maromba).

Para facilitar, estou anexando alguns mapas e croquis da região.

O trecho crítico, pelo qual não é recomendável passar com chuvas é o trecho entre Vargem Grande e a Fragária, feito em uma estrada precária, que pode ser muito perigosa (risco de acidentes graves!). Assim, se estiver chovendo muito, ou se houve chuvas nos dias anteriores, esta opção deve ser descartada.
    Outro trecho que pode ter problemas se houver muitas chuvas nos dias anteriores é o trecho entre Monte Belo (depois da Fragária) e Santo Antonio do Rio Grande (a caminho de V de Mauá). Há neste percurso um riachinho que, quando chove, vira um riachão :shock:, detonando a estrada e impedindo a passagem de veículos de 4 rodas (as motos, às vezes, passam).

Dadas estas informações, posso propor um roteiro para o "Plano B" sugerido pelo Almir:

1o dia: conforme o roteiro do Almir

2o dia: se o pessoal da Vargem Grande tiver alguma informação que recomende não seguir em frente, pode-se voltar até o asfalto, seguir até Itamonte e pegar a estrada para Alagoa. Desta estrada sai outra, que é a que leva a Santo Antonio do Rio Grande.
    Caso a estrada para Santo Antonio do Rio Grande também esteja interditada, pode-se seguir até Alagoa (a estrada é muito bonita!), de lá até Aiuruoca, de onde se acessa o asfalto (BR-267). Pelo asfalto, segue-se até Liberdade, de onde sai uma estrada que leva a Santo Antonio (pelo que sei, parte dela - até Bocaina de Minas - já está asfaltada).

2o dia (caso haja atrasos): se for necessário dar a volta por Liberdade, o tempo de percurso será bem maior, o que poderá obrigar a um pernoite. Pode-se pernoitar em Alagoa, onde há uma pequena pousada, a "Pica Pau". É simples e barata, e não costuma lotar em feriados. Aiuruoca também tem algumas pousadas, caso haja atrasos e seja necessário pousar antes do previsto. Que eu saiba, não há campings nem em Alagoa, nem em Aiuruoca.

3o e 4o dias: conforme sugerido pelo Almir.

Importante: a região de V de Mauá costuma lotar no Carnaval, portanto preparem-se para alguns congestionamentos ao passarem por Maringá. É possível que alguns dos campings estejam lotados ou quase (o que implicaria em ter que dividir o grupo em mais de um camping). Entretanto, há muuuuuuuitas pousadas lá, boa parte delas com preços acessíveis. Diversas destas pousadas poderão ter vagas para quem não reservou. A maioria está entre Maringá e a Maromba. Entrem nos sites http://www.viscondedemaua.com.br/, http://www.viscondedemaua.org.br/ e http://www.portalviscondedemaua.com/ e façam uma pesquisa!

[ ]s

• 26/01/2010, 01:07
    Girti
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    Olá para todos!

Estou "espionando" este tópico há tempos, acompanhando os passeios que vocês fizeram, e, no caso deste roteiro proposto pelo Almir, posso dar alguns palpites, pois conheço bem esta região. O roteiro que ele propõe é bem bonito, mas poderá ser feito em apenas dois dias, sem correrias.

Preliminarmente, informo o roteiro completo proposto pelo Almir, que deve ser:

SJC/Canas/Passa Quatro/Itanhandu/Itamonte/Garganta do Registro (estrada de acesso ao PNI-parte alta)/Vargem Grande (pernoite)/Fragária/Capivara/Monte Belo/Santo Antonio do Rio Grande/Mirantão/Maringá (dá para ir até Visconde de Mauá, mas o percurso será mais longo, pois de V de M será necessário seguir até Maringá, onde está a maioria dos campings (alguns estão ainda mais à frente, na direção da Maromba).

Para facilitar, estou anexando alguns mapas e croquis da região.

O trecho crítico, pelo qual não é recomendável passar com chuvas é o trecho entre Vargem Grande e a Fragária, feito em uma estrada precária, que pode ser muito perigosa (risco de acidentes graves!). Assim, se estiver chovendo muito, ou se houve chuvas nos dias anteriores, esta opção deve ser descartada.
    Outro trecho que pode ter problemas se houver muitas chuvas nos dias anteriores é o trecho entre Monte Belo (depois da Fragária) e Santo Antonio do Rio Grande (a caminho de V de Mauá). Há neste percurso um riachinho que, quando chove, vira um riachão :shock:, detonando a estrada e impedindo a passagem de veículos de 4 rodas (as motos, às vezes, passam).

Dadas estas informações, posso propor um roteiro para o "Plano B" sugerido pelo Almir:

1o dia: conforme o roteiro do Almir

2o dia: se o pessoal da Vargem Grande tiver alguma informação que recomende não seguir em frente, pode-se voltar até o asfalto, seguir até Itamonte e pegar a estrada para Alagoa. Desta estrada sai outra, que é a que leva a Santo Antonio do Rio Grande.
    Caso a estrada para Santo Antonio do Rio Grande também esteja interditada, pode-se seguir até Alagoa (a estrada é muito bonita!), de lá até Aiuruoca, de onde se acessa o asfalto (BR-267). Pelo asfalto, segue-se até Liberdade, de onde sai uma estrada que leva a Santo Antonio (pelo que sei, parte dela - até Bocaina de Minas - já está asfaltada).

2o dia (caso haja atrasos): se for necessário dar a volta por Liberdade, o tempo de percurso será bem maior, o que poderá obrigar a um pernoite. Pode-se pernoitar em Alagoa, onde há uma pequena pousada, a "Pica Pau". É simples e barata, e não costuma lotar em feriados. Aiuruoca também tem algumas pousadas, caso haja atrasos e seja necessário pousar antes do previsto. Que eu saiba, não há campings nem em Alagoa, nem em Aiuruoca.

3o e 4o dias: conforme sugerido pelo Almir.

Importante: a região de V de Mauá costuma lotar no Carnaval, portanto preparem-se para alguns congestionamentos ao passarem por Maringá. É possível que alguns dos campings estejam lotados ou quase (o que implicaria em ter que dividir o grupo em mais de um camping). Entretanto, há muuuuitas pousadas lá, boa parte delas com preços acessíveis. Diversas destas pousadas poderão ter vagas para quem não reservou. A maioria está entre Maringá e a Maromba. Entrem nos sites http://www.viscondedemaua.com.br/, http://www.viscondedemaua.org.br/ e http://www.portalviscondedemaua.com/ e façam uma pesquisa!

[ ]s

Mais um "mapa", feito por mim no Excel. Está fora de escala, mas pode orientá-los.

Em tempo: caso vocês resolvam ir por Aiuruoca, a opção Carvalhos/Franceses/Bocaina de Minas é uma bela opção! Vale também comentar que passar os dois dias restantes em V de M não será nenhum castigo, muito pelo contrário, há muita coisa para se fazer por lá!
  • 26/01/2010, 13:56
    almir4x4
    Olá Gil!

Obrigado pelas suas dicas e mapas! são de grande valia! Estarei traçando alguns caminhos alternativos para o caso do caminho estar intransitável. No início do ano fiz o trajeto entre Vargem Grande e Fragária com muita chuva e realmente estava bem escorregadio alguns trechos, mas deu p/ passar bem descendo bem devar com a reduzida. O trecho que estava bem ruim era Itamonte - Alagoa, que estava bem pior devido as obras de pavimentação. Você também estará por lá no carnaval?

Abraço!
  • 26/01/2010, 15:10
    carlos_troller
    5 Anexo(s)
    Citação:

Olá Carlos, estarei viajando sexta e sabado a trabalho. Boa trilha! depois poste algumas fotos p/ a gente ver. Abs

Almir,

Segue algumas fotos da trilha,

Esse T4 amarelo é o meu brinquedo de trilhas que falei.
    Uma pena você não poder ter ido, porque o pessoal que participou também é nota mil!..

Abraços
  • 26/01/2010, 15:21
    Girti
    Citação:

Olá Gil!

Obrigado pelas suas dicas e mapas! são de grande valia! Estarei traçando alguns caminhos alternativos para o caso do caminho estar intransitável. No início do ano fiz o trajeto entre Vargem Grande e Fragária com muita chuva e realmente estava bem escorregadio alguns trechos, mas deu p/ passar bem descendo bem devar com a reduzida. O trecho que estava bem ruim era Itamonte - Alagoa, que estava bem pior devido as obras de pavimentação. Você também estará por lá no carnaval?

Abraço!

Olá!

O problema do trecho Vargem Grande - Fragária é que há alguns lugares nos quais, se escorregar, vai descer um barranco enorme até o rio Aiuruoca, o que pode ser até fatal. Não creio que valha o risco!

Ainda não sei, mas é possível que eu passe o Carnaval na Fragária!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 157 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516171858108 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 01:09.