Olás!
Almir, vou meter minha colher torta na conversa, mais uma vez!
A distância entre o Brejo da Lapa (aonde fica a bifurcação da estrada para Vargem Grande) e a Pousada/Camping dos Lírios é na verdade de ca. de 5 Km de estrada bem ruim (veja o mapa anexo), que vocês vão levar cerca de 40 minutos para percorrer. Somando-se a isto o tempo necessário para conversar com o dono do local, montar as barracas, conversar um pouco, tirar fotos, etc..., vocês vão levar um tempão (não menos do que umas 3 horas entre pegar o acesso e retornar à estrada principal) para retornar à estrada que leva à portaria do PNI. Isto fará com que corram o risco de não entrar no parque, visto que há um limite para o número de visitantes, por ordem de chegada na portaria.
Assim, vejo duas opções para vocês:
irem diretamente para o parque, para chegarem em tempo de visitá-lo, combinando entre vocês um horário para saída do parque que permita a vocês chegarem tranqüilamente em Vargem Grande, com tempo de sobra para montarem as barracas (lembre-se que, nesta época, costumam cair chuvas fortes e rápidas no meio ou no final da tarde!). Isto siginifica que o tempo para visitar o parque seria bastante apertado e insuficiente para qualquer atividade mais demorada;
desistirem da visita ao parque, limitando-se a subir até o Alsene (que está fechado), onde vocês poderão admirar a bela paisagem (vista para o pico do Papagaio, sensacional!) e caminhar um pouco por perto (dá para subir em algumas das pedras próximas).
Considerando que:
vocês provavelmente terão que deixar as viaturas na portaria, visto que a circulação de carros dentro do parque é limitadíssima;
a grande maioria das caminhadas dentro do parque requer tempo (chegar cedo), equipamento (no caso das escaladas às Agulhas Negras e às Prateleiras), conhecimento das trilhas e experiência em trilhas (ou contratar um dos guias locais) e bom preparo físico. Pode-se apenas caminhar até o Abrigo Rebouças, mas isto não chega a ser entusiasmante :mrgreen:
Acredito que vocês aproveitariam melhor o passeio se optassem por subir diretamente até o Alsene, ficassem por lá um pouco, voltando depois até a bifurcação e descendo para o camping. Uma vez lá instalados, há boas opções de caminhadas próximas, que poderão ser informadas pelo dono do camping.
Se o tempo estiver bom, eu devo seguir para a Fragária por Vargem Grande (o percurso que vocês irão fazer no dia seguinte), e talvez nos encontremos por lá.