Postado originalmente por
Fabil
Abrir aborto alí era muito fácil, bastava arrancar meia dúzia de árvores bem pequenas e fim.
- esse é que é o problema.... vc na trilha com 10 jipes, desses 10 só dois tem disposicao de trampar no enrosco.. o resto olha p/ o lado e prefere abrir um aborto... dai vc faz o que?? vai ficar lá sozinho batendo picareta o resto bebendo no buteco?
Essa solução que vc sugere, de empilhar pedras e desmontar barrancos, era inviável por causa da profundidade do buraco.
entendi...
A solução mais limpa alí seria a construção de uma pequena ponte, mas não tínhamos os recursos. Quais recursos? Troncos de eucalipto tratado para vencer o vão, arame grosso ou cabos de aço para amarração, picaretas para fazer as cabeças de ponte. Creio que 3 toras de 1,5~2,0mts resolvem a parada. Difícil?
-eu nunca fiz, mas DIFICIL nao dever ser mesmo, só é preciso disposicao de uma turma...
Preserva a trilha, não abre aborto, não provoca aumento nas erosões, dá muito menos trabalho e é uma solução que dura muito mais tempo.
-realmente.. uma ponte vai durar mais.. pois entupir as valas geralmente só funcionam até as proximas chuvas..
Só que tem que comprar as toras de eucalipto, arrumar um monte de jipe voluntário para levar as toras e (preferencialmente) chamar o Trapa para ser o "engenheiro da ponte".
tem que necessariamente ser toras de eucalipto tratado? tipo assim, nao seria viavel num local onde tem bastante arvore ( como esse pedaco da corcovas) escolher uma ou duas cortar e fazer a ponte? assim o trabalho é bem menor e creio que o impacto ambiental tb seria bem menor do que as toneladas de terra que sao levadas p/ o leito do rio, ou nao?
T+