Postado originalmente por
Fabil
é onde vc tá pensando mesmo Lucas...
mas dicordo em falar que é um "aborto necessario"...
o vala tá funda?? faz mutirao vai entupindo de pedras, terra , desbarrancado as beiradas das valas até que seja possivel passar...
na minha opniao abrir aborto só em caso de perigo de acidente... tipo uma trilha passando na encosta de um abismo etc....
vou contar uma historinha..
eu comece a fazer trilhas a uns 8 anos atras.. quando comprei meu samurai umas das primeiras trilhas que fiz foi subir corcovas e descer lair... isso em 2003.. a corcovas era PASSEIO DO ARMANDO!!! aquela subida depois do rio até kombi passava.. eu fiz com meu samurai originalzinho inclusive com pneus 205/70-15 street sem o menor esforco.. ( olhe as fotos p/ comprovar)
passado algum tempo comecou a aparecer umas valinhas lá... ok.. ficou agora legal de subir... já nao ;e mais passeio... dai veio as chuvas e abriram crateras... fizeram aborto pela lateral esquerda... chegou a proxima temporada de chuva e o aborto virou cratera... fizeram mais outro aborto mais a direita... veio a chuva e fudeu o aborto tb...
dai o voltaram a passar no primeiro aborto ( a subida do meio) que foi o menos castigado pelas chuvas, mas ainda assim sempre precisa de picartar p/ passar...
enfim, essa historia toda eu posso dizer que se repete tb ( igualzinho) nas trilhas LAIR ( onde o tracado original já sumiu meio a voçorocas e já existem umas 3 "trilhas parelelas" a original, tem a trilha do BICUDO onde tem aborto p/ todo lado, está acontecendo na FORMIGUINHA, na GALOPEIRA, na URUBU-REI e outras que nao me lembro agora..
enfim... abrir aborto nas trilhas gera:
- degradacao ambiental ( onde vc desmata o solo fica exposto a enxurrada)
- assorealmento de rios ( as toneladas de terra sao levadas pela enxurrada)
- desmotivacao da pratica offroad... ( ir p/ trilha, chegar no enrosco e dar a volta?? p/ que ir p/ trilha entao?? só p/ sujar o jipe de poeira?)
eu por exemplo, quem é das antigas, sabe o quando eu sempre fui "entusiasmado" p/ fazer LAIR.... se tinha uma trilha que eu nao tinha o menor prazer em fazer era a Lair.. pq todo enrosco lá tem aborto.. ainda bem que agora ela tá fechada.. quem sabe assim a naturesa nao retoma a degradacao e um dia a Lair volte a ser o que era antes?
agora um exemplo de trilhas que a gente quase nao se ouve comentarios de turma que fizeram...
TAPETE BRANCO
DESAPARECIDAS
tapete branco entao.. quando se fala nela a maioria corre do pau... pq??? pq é uma trilha perigosa?? NAO... é só pq quando se chega quase no fim dela tem um puta degrau de pedra onde o sujeito ou tem que encarar, ou, enfiar o rabicó entre as pernas e dar 1/2 volta... NAO TEM COM FAZER ABORTO... dá p/ subir na boa?? dá, da p/ subir sem quebrar o carro??? da... mas........ mas......... mas tem que "trabalhar", tem que carregar pedra, calçar pneu etc... se o cara nao quiser carregar pedra, pode subir na porrada tb.. mete o pé no acelerador e só tira quando o carro estiver lá encima...
idem p/ desaparecidas.... trilha SHOW!! mas tem que trabalhar ou voltar p/ tras..