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Convex Datacenter
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  • #1093
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    Citação Postado originalmente por mRaposo Ver Post
    Sem querer fazer menchandize, sugiro começar com um curso. De uma olhada no site da Tecnica4x4. Eles costumam ministrar cursos ai no Rio de Janeiro.

    Ou ao menos, faça como eu: adquira o DVD deles. Acredite, vale a pena.

    E lembre sempre da 1ª regra do mundo 4x4: nunca faça trilhas sozinho. Procure se enturmar com algum grupo.

    Abraços e boas trilhas,
    fllmilanez,

    O companheiro mRaposo disse tudo. O DVD deles é 10! Vale cada centavo. Já assisti diversas vezes e, sempre que sei previamente que vou enfrentar uma situação de trechos difíceis, assisto antes o vídeo para relembrar os conceitos e reforçar cada detalhe para ficar "no sangue" para a hora de atuação. Ele cobre areia, dunas, lama, atoleiros, pedras, e até ensina como efetuar resgates! Tentei comprar também o livro (do mesmo autor), mas está esgotado.

    Com relação a andar acompanhado, reafirmo o que foi dito e acrescentaria também a questão de levar alguns equipamentos básicos como cinta de resgate, manilhas, mangueira de transferência de combustível, e, se possível, rádio comunicador.

    Com relação às manilhas, neste mesmo fórum (no mesmo tópico), fiz indicações de modelos que cabem no Duster, inclusive se você possui o protetor frontal, que exige uma manilha diferente.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1094
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    off road com varios carros inclusive Duster


  • #1095
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    Já postaram esse aqui?



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  • #1096
    Duas coisas que vi no primeiro video.....esse duster, provavelmente é um a diesel cujo torque é de ~24 N.m, mesmo com o motor sendo menor.... é mais leve e isso deixa o carro mais "solto".

    outra...ao longo do vídeo, vi que as suspensão traseira dos carros da toyota e nissan, ficavam muito inclinadas em determinados terrenos....vi a hora o eixo se quebrar, o duster, por outro lado, ficava mais reto....alguém sabe qual a vantagem de um com relação ao outro?
    4X4 Brasil

  • #1097
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    Ricardo Arlen, acredito que o Duster não seje a diesel, pelo menos seu barulho não caracterizava diesel. O fato das rodas das toyotas se inclinarem eu acredito ser devido o seu eixo rigido, se um lado esta no alto e outro no fundo causa um angulo diferente da carroceria, já o duster não é com eixo rigido.
    Se o Duster fosse mais alto em relação ao solo e tivesse pneus Mud passaria bem nos obstaculos

    Pra que tem Duster 4x4 eu gostaria de saber se a primeira dele é como a do video mesmo? ou é mais rapida?
    Vitara Metal Top 97/98.

  • #1098
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    não é a toa que o RS é o maior produtor de Arroz do Brasil....gostam de um banhado!!!!!
    Vitara Metal Top 97/98.

  • #1099
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    Citação Postado originalmente por EdioSC Ver Post

    Pra que tem Duster 4x4 eu gostaria de saber se a primeira dele é como a do video mesmo? ou é mais rapida?
    Só pra dar um parâmetro meia-boca, esse fim de semana até observei isso pra quantificar.

    Com a primeira engatada, na rotação de torque máximo (4500 RPM, baixa até pra um 16V) o carro está em torno de 30 km/h, nem isso.

  • #1100
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    Edio...Vc é de Jaragua?
    Esse feriado encontrei uma turma de Jaraguá do Sul lá em Mostardas-RS...fizemos a travessia do Cassino (não fiz junto...fiz com outra turma) e encontrei esse pessoal na pousada.
    Tinha 2 Vitaras azuis...Wrangler, Land Rover...por acaso vc estava no meio?

  • #1101
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    Citação Postado originalmente por Rikkardo Ver Post
    Só pra dar um parâmetro meia-boca, esse fim de semana até observei isso pra quantificar.

    Com a primeira engatada, na rotação de torque máximo (4500 RPM, baixa até pra um 16V) o carro está em torno de 30 km/h, nem isso.
    Caros Rikkardo e EdioSC,

    Engatada a 1ª marcha, o Duster 4x4 estaria, com o motor girando a 4500 RPM, a exatos 26,9 Km/h, porém, de acordo com a ficha técnica do mesmo, a rotação de torque máximo é de 3750 RPM, e então a velocidade seria de 22,4 Km/h. Se considerarmos a marcha lenta, uns 800 RPM, a velocidade seria de aproximadamente 4,8 Km/h.

    Abraços a todos e fiquem com Deus!
    dd1969.

  • #1102
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    Acho essa primeira marcha reduzida bem razoável para a proposta a que o carro se destina...tanto que em uso normal, sempre saio de segunda, que me dá a mesma sensação que sair de primeira em outros carros.
    A primeira é legal de usar numa parada em subida íngreme, pois o carro quase sai sozinho na marcha lenta.

    Aqui tem o link para outros manuais do duster, não nescessariamente em inglês:

    Cum s?-?i repari Dacia Duster: MANUALUL SERVICE - portalul de business MONEY.ro

    T+

  • #1103
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    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    Duas coisas que vi no primeiro video.....esse duster, provavelmente é um a diesel cujo torque é de ~24 N.m, mesmo com o motor sendo menor.... é mais leve e isso deixa o carro mais "solto".

    outra...ao longo do vídeo, vi que as suspensão traseira dos carros da toyota e nissan, ficavam muito inclinadas em determinados terrenos....vi a hora o eixo se quebrar, o duster, por outro lado, ficava mais reto....alguém sabe qual a vantagem de um com relação ao outro?
    Bom dia, ricardo arlen,

    Respondendo:

    a) Realmente, de acordo com o padrão de ruído, trata-se do motor a diesel mesmo, porém a diferença de massa é irrisória em relação à massa total do carro (o nacional à gasolina 2.0: 1353 Km; o estrangeiro a diesel 1.5: 1288 Kg; diferença de apenas 65 Kg);

    b) Nesse caso, as suspensões dos SUVs da Toyota e Nissan são melhores porque, devido ao fato de se estenderem e se contraírem mais, permitem o máximo possível de contato dos pneus com o solo, o que garante a tração. Com as suspensões com cursos mais curtos do Duster (e dos demais crossovers), a roda fica pendurada, perdendo tração com o solo naquele eixo devido ao fato de não haver bloqueio de diferencial de eixos. No entanto, no primeiro vídeo, tanto o episódio por volta dos 6 minutos quanto um dos episódios posteriores, claramente o senhor que dirigia o Duster deve ter deixado no modo 4x4 AUTO, porque se ele tivesse deixado, naquelas exclusivas situações de baixa aderência, no modo 4x4 LOCK, teria feito girar a outra roda que estava no chão, o que teria permitido a saída mais fácil, ok? Inclusive, no modo LOCK o Duster teria saído mais fácil que o Toyota que ficou quase preso no X num daqueles episódios. Então o modo 4x4 LOCK do Duster compensa bem o fato dos cursos mais curtos das suspensões, simulando dois bloqueios de diferenciais de eixos, recurso que pouquíssimos SUVs possuem.

    Abraços e boas trilhas a todos!
    dd1969.

  • #1104
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    Blz,dd1969.

    Só uma correção, a posição LOCK no duster assim como no defender é bloqueio de diferencial central e não do diferencial do eixo.
    Logo se uma das rodas do eixo, perder aderência com o solo. Aquele eixo não terá tração.

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