Caros fsgonçalves e Miranda_MG,
Reforço a orientação do companheiro Miranda_MG. Parece realmente um problema no sistema ABS e, sendo isto, somente a concessionária deveria atuar, ainda mais pelo fato do carro dever estar no período de garantia.
Já utilizei o ABS por pelo menos 2 vêzes, e não foi em nenhuma das situações de lama, atoleiro, etc, e sim em piso de paralelepípedos molhados, e o sistema atuou impedindo a batida com outro veículo que atravessou no cruzamento. Normalmente o sistema quando libera a pressão nos freios para evitar o travamento emite um ruído estranho como se fosse aquele barulho de lona gasta nos ônibus sem manutenção (sapatas de freio raspando, ferro com ferro, nos cubos de roda), e você sente uma trepidação no pé, indicando que o sistema está variando a pressão freneticamente para controlar a parada do veículo.
No caso do fsgonçalves, somente não seria problema com o ABS se houvesse falta de aderência no piso por toda a distância relativa ao período de vários segundos relatado. O ABS libera a pressão no freio, individualmente em cada roda, quando percebe que ela perdeu velocidade de forma muito mais rápida que nas outras rodas (indicação de travamento), mas, uma vez que esta roda recuperasse rotação similar às outras, teria a pressão de seu freio aumentada novamente, isto numa sequência de muitas vêzes por segundo. Então, para você ficar sem freio por vários segundos, somente não seria problema do ABS se todas ou quase todas as rodas estivessem sem atrito no piso por toda aquela distância.
Caso o local onde aconteceu isto esteja sem o tráfego de outros veículos no momento (e com baixa probabilidade de aproximação repentida de outros veículos), pode tentar repetir o teste, e, posteriormente, medir a distância desde o momento em que acionou o freio até a parada total. Em seguida, verificar se não haveria pelo menos algum bom trecho com o piso mais firme que pudesse permitir o aumento da pressão nos freios das várias rodas.
Abraços e fiquem com Deus!
dd1969.