x
Convex Datacenter
Página 83 de 249 PrimeiroPrimeiro ... 33737475767778798081828384858687888990919293133183 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 985 a 996 de 2980
    Usuário
    Entrada
    19/02/2014
    Local
    Maceió/AL
    Agradecimentos: 0

Obrigado pela atenção.
    Na verdade estou numa dúvida cruel. Rs
    O Duster é bem mais espaçoso que a TR4, que por sinal acho bem apertada.
    Não tenho ideia de fazer trilha com o carro, meu objetivo é viagens mas por locais que um carro de passeio não chega como Jalapão, Lençois Maranhenses, jericoacoara e afins.
    Aqui em Alagoas está rolando um campeonato de rali de reularidade, também quero participar com o carro, quanto a isto não tenho preocupação pois na última etapa fui com meu carro um Honda City e fiz de boa, é tipo rali Fiat.

Usuário
    Entrada
    20/02/2014
    Local
    nova friburgo/RJ
    Citação Postado originalmente por ajmacedo Ver Post
    Olá, Pessoal,Bom dia a todos, acompanho o tópico desde o início, mesmo antes do lançamento aqui no Brasil, quando pesquisei bastante em fóruns de fora.Lá em 2011 fiz um test-drive e, embora tenha sido apenas por alguns quarteirões de paralelepípedo, fiquei bem impressionado pelo arranque, sensação de robustez transmitida pela suspensão e conforto geral da viatura. O painel é bem "Loganoso", mas tudo bem, ainda mais pra quem carrega o vírus do Niva nas veias, e com todo orgulho.Em dois anos e meio de tópico observei também poucos defeitos, sendo o mais recorrente o do marcador de combustível, o que não é nada... pior seria se tivesse ouvido relatos recorrentes de falhas graves no motor e transmissão, o que não aconteceu. Um ou outro forumeiro relatando amortecedor estourado, mas nada de mais. É isso, certo? Ou perdi alguma coisa?No mês que vem devo começar em outro emprego onde terei direito a um carro, esta semana lendo as políticas da empresa vi que cabe meu tão planejado Duster 4x4. Por pouco não vai dar para pegar o Vitara manual, que tem um interior de ótimo nível, reduzida e a fama de dar pouquíssima manutenção, mas é bem menos esperto que o Duster e tem menor capacidade off-road. Meu vizinho de vaga tem um Limited e o carro é muuuito perto do chão, some-se aquele baita entre-eixos e não podia "dar bom" mesmo, os vídeos no YTB confirmam, na configuração original o Duster parece se sair bem melhor no off-road.Mas se fosse do próprio bolso a escolha seria mesmo o Duster, são uns 16 contos a menos (outro Niva kkk).Agora a pergunta: alguma chance daquele timidíssimo face-lift chegar por aqui neste ano?Abs
    Ajmacedo, o face-lift do Duster só vai acontecer em 2015, confirmado pela própria Renault, que esse ano só vai lançar o do sandero e fluence, as vendas do Duster estão ótimas não há necessidade de mudança ainda esse ano... Eu cansei de esperar e peguei logo o meu Duster 4x4 há 2 semanas, aproveitei que foi lançado a linha techroad II, que finalmente incluiu a versão 4x4, com gps, p/ não me descapitalizar peguei com financiamento de 36 vezes sem juros, e negociando ganhei insulfilm, tapetes, soleira e tapete de porta-malas e bancos de couro. Paguei somente o protetor frontal com farol de milha e alargadores laterais. A diferença p/ ano que vem não me faz falta, ( leds nas lanternas, controlador de velocidade e mudança no painel) , com o modelo novo a negociação não vai ser tão fácil acredito. no mais é só alegria!

Usuário Avatar de ajmacedo
    Entrada
    13/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por kvictor Ver Post
    Ajmacedo, o face-lift do Duster só vai acontecer em 2015, confirmado pela própria Renault, que esse ano só vai lançar o do sandero e fluence, as vendas do Duster estão ótimas não há necessidade de mudança ainda esse ano... Eu cansei de esperar e peguei logo o meu Duster 4x4 há 2 semanas, aproveitei que foi lançado a linha techroad II, que finalmente incluiu a versão 4x4, com gps, p/ não me descapitalizar peguei com financiamento de 36 vezes sem juros, e negociando ganhei insulfilm, tapetes, soleira e tapete de porta-malas e bancos de couro. Paguei somente o protetor frontal com farol de milha e alargadores laterais. A diferença p/ ano que vem não me faz falta, ( leds nas lanternas, controlador de velocidade e mudança no painel) , com o modelo novo a negociação não vai ser tão fácil acredito. no mais é só alegria!
    Obrigado, Kvictor, é que ontem (sábado) consegui arrancar do vendedor da Renault que o Clio irá se adequar ao ABS+Air-Bag, a partir de abril, ou seja parece que na Renault não estão fabricando nada neste ano, vai ver estão apenas varrendo a fábrica... é que só vejo 2013/2014, pelo menos ao se tratar de Duster ou Clio. Ou é isso, ou estão dando um migué na fiscalização no caso do Clio.

Mas devo comprar mesmo assim, hoje baixei o manual do proprietário para ver se tinha alguma surpresa.
    Aluísio
    Duster 4WD TechRoadII (2014/Prata)
    Niva JáDisse (1995/Grená)

Entrada
    13/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Pessoal,

Hoje pela manhã baixei o manual do Duster, que peca pela falta de precisão em alguns casos, achei estranho não trazer as relações de marcha e fiquei assustado quando li a página 5.30, quando dão instruções específicas para se rebocar o 4x4.

Como tenho o Niva, se bem que parado há mais de um ano, com o qual rodei aos fins de semana por cerca oito anos,
    sendo algumas vezes rebocado, tenho um conhecimento razoável de como um diferencial puramente mecânico funciona.

Lembro que deixava o bloqueio do diferencial central em neutro, o que permite engatar todas as marchas sem pisar na embreagem com o motor ligado - para quem nunca experimentou tal dispositivo. Mas infiro... vejam bem, infiro que o diferencial central do Duster seja mecânico, com talvez algum dispositivo anti-deslizamento como o do diferencial traseiro da antiga S-10, tudo puramente mecânico sem grandes controles eletrônicos, exceto pelo acionamento - uma pena.

Se houver risco em se transportar carro no modo 2WD/4WD (não lock), também haveria o risco de se usar a banguela. Concordam? E não há nada no manual alertando contra o uso da banguela - antes que me corrijam sei que a banguela é antieconômica num carro com injeção eletrônica, não havendo motivos para usá-la além da falta de segurança. Será que não peguei algo?

Sei que rebocando com apenas duas no solo as do outro eixo irão rodar pela ação das que estão no chão caso esteja em 4WD. Ou seja, rodas que estão no chão, pelo semi-eixo, acionam o respectivo diferencial, que aciona o central, que aciona o do outro eixo e finalmente as rodas suspensas. Mas se as quatro estiverem no solo qual o problema? Qual a diferença disso de uma banguela?

Quer dizer, o Duster não pode ser puxado por um cambão no dia que der um problema?!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Renault Duster 4X4-rebocando-o-duster-4x4.jpg  
    4X4 Brasil
    Aluísio

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Agradecimentos: 9
    ... Mas infiro... vejam bem, infiro que o diferencial central do Duster seja mecânico, com talvez algum dispositivo anti-deslizamento como o do diferencial traseiro da antiga S-10, tudo puramente mecânico sem grandes controles eletrônicos, exceto pelo acionamento - uma pena. ...
    Caro ajmacedo,

No caso do Duster 4x4, não há diferencial central. Há um conversor de torque na parte dianteira do carro (parte inferior). Se não me engano, eu postei há algum tempo atrás umas fotos da parte inferior do carro, indicando com texto cada componente de transmissão e suspensão do mesmo.

Realmente não se pode rebocar o Duster (não sei os outros carros 4x4 com exceção do Niva) por longos trechos (somente resgate no fora de estrada, por trechos curtos). Para você ter uma idéia, veja que interessante: uma vez, precisei pedir a um borracheiro para levantar as rodas do lado direito do carro, para verificar os pneus daquele lado (não me lembro agora o porquê), e, para minha surpresa, quando ele rodava uma das rodas, a outra girava também. O carro estava no modo Auto. Mudei para o modo 4x2 e mesmo assim isso acontecia.

Observação: As relações de marchas do 4x4 estão indicadas abaixo (foram obtidas em arquivo do Microsoft Word (formato .doc) baixado do site da Renault, mas, infelizmente não estou achando mais o hyperlink para lhe indicar):

1ª......................4,45:1
    2ª......................2,59:1
    3ª......................1,69:1
    4ª......................1,17:1
    5ª......................0,87:1
    6ª......................0,67:1
    Ré......................4,48:1
    Diferencial...........4,86:1

Abraços e boas trilhas!
    dd1969.

Usuário
    Entrada
    20/02/2014
    Local
    nova friburgo/RJ
    Obrigado, Kvictor, é que ontem (sábado) consegui arrancar do vendedor da Renault que o Clio irá se adequar ao ABS+Air-Bag, a partir de abril, ou seja parece que na Renault não estão fabricando nada neste ano, vai ver estão apenas varrendo a fábrica... é que só vejo 2013/2014, pelo menos ao se tratar de Duster ou Clio. Ou é isso, ou estão dando um migué na fiscalização no caso do Clio.

Mas devo comprar mesmo assim, hoje baixei o manual do proprietário para ver se tinha alguma surpresa.
    A única mudança do Duster 4x4 na linha 2014 é na linha Techroad II, e é somente estética, com a substituição de todas as partes que eram cromadas ( grade dianteira, puxador do porta malas, barras no teto, retrovisores externos e para choque frontal agora são grafite, conforme o catálogo da Renault, http://www.renault.com.br/media/veic...ch_Road_II.pdf

Usuário Avatar de Professador
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    Aracaju/SE
    Pessoal,

Hoje pela manhã baixei o manual do Duster, que peca pela falta de precisão em alguns casos, achei estranho não trazer as relações de marcha e fiquei assustado quando li a página 5.30, quando dão instruções específicas para se rebocar o 4x4.

Como tenho o Niva, se bem que parado há mais de um ano, com o qual rodei aos fins de semana por cerca oito anos,
    sendo algumas vezes rebocado, tenho um conhecimento razoável de como um diferencial puramente mecânico funciona.

Lembro que deixava o bloqueio do diferencial central em neutro, o que permite engatar todas as marchas sem pisar na embreagem com o motor ligado - para quem nunca experimentou tal dispositivo. Mas infiro... vejam bem, infiro que o diferencial central do Duster seja mecânico, com talvez algum dispositivo anti-deslizamento como o do diferencial traseiro da antiga S-10, tudo puramente mecânico sem grandes controles eletrônicos, exceto pelo acionamento - uma pena.

Se houver risco em se transportar carro no modo 2WD/4WD (não lock), também haveria o risco de se usar a banguela. Concordam? E não há nada no manual alertando contra o uso da banguela - antes que me corrijam sei que a banguela é antieconômica num carro com injeção eletrônica, não havendo motivos para usá-la além da falta de segurança. Será que não peguei algo?

Sei que rebocando com apenas duas no solo as do outro eixo irão rodar pela ação das que estão no chão caso esteja em 4WD. Ou seja, rodas que estão no chão, pelo semi-eixo, acionam o respectivo diferencial, que aciona o central, que aciona o do outro eixo e finalmente as rodas suspensas. Mas se as quatro estiverem no solo qual o problema? Qual a diferença disso de uma banguela?

Quer dizer, o Duster não pode ser puxado por um cambão no dia que der um problema?!
    Talvez este vídeo explique como funciona:

Não consegui entender, mas acho o sistema de tração do duster muito bom!!!
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    Talvez este vídeo explique como funciona: ...
    Não consegui entender, mas acho o sistema de tração do duster muito bom!!!
    Grande Professador,

O ideal para entender melhor o vídeo é forçar manualmente o Youtube a ajustar para a qualidade máxima (neste caso, 720p), pois a resolução fica bem melhor, ok?

O vídeo explica o funcionamento do sistema 4x4 do Duster. Nessa representação, quando os componentes estão na cor alaranjada, estão transferindo torque, e quando estão esbranquiçados, estão trabalhando livremente sem esforço. É uma representação com piso perfeito em partes do vídeo, e o acoplamento da transmissão traseira em outras partes, quando o carro passa por piso escorregadio (veja as marcas dos pneus no solo).

O vídeo somente está demonstrando o modo Auto (não mostrou o 4x4 Lock e nem o 4x2). Veja pela indicação do anel seletor giratório na parte superior esquerda da tela.

O texto na parte de baixo está escrito em francês, demonstrando as partes relativas ao sistema de transmissão do carro.

O grande barato deste vídeo foi termos descoberto que, na verdade, o conversor de torque estaria na traseira do carro, e não
    na dianteira, e isso traz também uma nova informação: a de que o eixo cardã (peça nº 5 da ilustração) do Duster está girando o tempo todo, e não somente quando a tração traseira entra em ação. E isso traz ainda uma outra explicação lógica para o porquê de o consumo do Duster 4x4 quase não variar entre o modo Auto e o 4x2.

Abraços e boas trilhas!
    dd1969.

Usuário Avatar de cloviscarleto
    Entrada
    16/02/2014
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Segura peão , vejam , prestem atenção no meio do video será que todo 4x4 é assim ? O carro andando só .....

ENGESA ENGESA 4X4 2P 1986/ Duster 4wd 2013 TechRoad II
    cliviscarleto@mail.com

Entrada
    13/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Grande Professador,

O ideal para entender melhor o vídeo é forçar manualmente o Youtube a ajustar para a qualidade máxima (neste caso, 720p), pois a resolução fica bem melhor, ok?

O vídeo explica o funcionamento do sistema 4x4 do Duster. Nessa representação, quando os componentes estão na cor alaranjada, estão transferindo torque, e quando estão esbranquiçados, estão trabalhando livremente sem esforço. É uma representação com piso perfeito em partes do vídeo, e o acoplamento da transmissão traseira em outras partes, quando o carro passa por piso escorregadio (veja as marcas dos pneus no solo).

O vídeo somente está demonstrando o modo Auto (não mostrou o 4x4 Lock e nem o 4x2). Veja pela indicação do anel seletor giratório na parte superior esquerda da tela.

O texto na parte de baixo está escrito em francês, demonstrando as partes relativas ao sistema de transmissão do carro.

O grande barato deste vídeo foi termos descoberto que, na verdade, o conversor de torque estaria na traseira do carro, e não
    na dianteira, e isso traz também uma nova informação: a de que o eixo cardã (peça nº 5 da ilustração) do Duster está girando o tempo todo, e não somente quando a tração traseira entra em ação. E isso traz ainda uma outra explicação lógica para o porquê de o consumo do Duster 4x4 quase não variar entre o modo Auto e o 4x2.

Abraços e boas trilhas!
    dd1969.
    Legal, nem imaginava que fosse assim... mas dada a impossibilidade do reboque podemos concluir que: desenergizado a posição desse conversor é 4WD-Lock, aí sim a puxada poderia levar a avarias pela diferenças de trajetórias entre o eixo dianteiro e traseiro (regra de ouro: lock só na reta, exceto quando se está sobre um verdadeiro sabão e as diferenças de rotação nas rodas não forçam os elementos da transmissão, pois se dissipam pelo escorregamento dos pneus).

Se houvesse um jeito de se garantir o 2WD quando desligado, então o reboque poderia ser feito sem problema, pois o carro seria o igual aos demais modêlos com um cardã girando livremente.

Fiquei curioso para saber como funciona esse conversor de torque em AUTO, pois é dito que ele só manda para a traseira quando as dianteiras patinam.
    Aluísio

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por cloviscarleto Ver Post
    Segura peão , vejam , prestem atenção no meio do video será que todo 4x4 é assim ? O carro andando só .....
    Olá, cloviscarleto,

Na grande maioria, sim.

Há dois fatores envolvidos:

a) Relação final de redução (os 4x4 normalmente possuem caixa de transferência com reduzida ou então mais marchas com a 1ª bem reduzida);

b) Os 4x4 atuais possuem motor a gasolina (ou flex) com injeção eletrônica ao invés de carburador (carros carburados possuem marcha lenta com menos força), ou então possuem motor a diesel que possui mais torque ainda;

Abraços e boas trilhas!
    dd1969.

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    ... Se houvesse um jeito de se garantir o 2WD quando desligado, então o reboque poderia ser feito sem problema, pois o carro seria o igual aos demais modêlos com um cardã girando livremente.

Fiquei curioso para saber como funciona esse conversor de torque em AUTO, pois é dito que ele só manda para a traseira quando as dianteiras patinam.
    Caro ajmacedo,

A questão é que no manual a Renault recomenda não rebocar em qualquer hipótese (então nem colocando no modo 4x2). O estranho é que o teu raciocínio parece estar correto. De algum modo, mesmo em 4x2, deve-se correr o risco de desgaste prematuro de algum componente.

O conversor de torque em modo AUTO trabalha no modo deslizante, provavelmente utilizando algum fluido com viscosidade que varia conforme a temperatura (a partir do atrito entre as partes dianteira e traseira). Na verdade eu acredito que no moto AUTO ele não deve enviar torque somente para as rodas dianteiras e sim o maior torque possível nas dianteiras, mas com algum torque na traseira, e a proporção varia conforme a necessidade. Somente no modo 4x4 Lock é que um atuador elétrico "tranca" o conversor no modo de 50% fixos de torque para cada eixo.

Aproveito a oportunidade para compartilhar que efetuei um teste hoje e pude comprovar que, mesmo no modo 4x2, o eixo cardã do Duster 4x4 sempre gira quando o carro está em movimento. Eu achava anteriormente que o conversor de torque ficaria na frente e que no modo 4x2 o eixo cardã ficaria parado já que não precisaria acionar o diferencial traseiro. Mas, a partir do vídeo postado pelo Professador, verificamos que o conversor fica instalado na traseira, então o eixo cardã somente poderia girar o tempo todo em qualquer um dos 3 modos do botão giratório seletor do modo de transmissão.

Abraços e boas trilhas!
    dd1969.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem