O peso e a aerodinâmica té correto... agora não esculhamba o motor do Niva não...:twisted::twisted::twisted::twisted:
Versão Imprimível
Pessoal, estou começando uma gaiola 4x4 com 2 diferenciais de chevette trabalhados para receber homocinéticas.
Vou usar uma caixa de tração e redução do niva mais tenho interesse em ter a opção de 4x2.
Li este tópico inteiro e tenho uma idéia.
Ao invés de usar uma "luva" no cardã dianteiro pra engatar ou desengatar, que tal usar apenas a caixa de marcha (sem os diferenciais) na 3a marcha (se não me engano) é relação 1x1. Ou seja, 3a marcha engatada, cardã rodando, ponto morto, cardã parado.
Engata tração no niva, ponto morto na caixa do fusca, e tens 4x2.
O que vocês acham?
Abracos
Me explique melhor essa idéia.
Vamos supor que você tenha uma caixa de transferência do Niva. Dela, saem transmissão para um eixo traseiro e dianteiro. Se disse que usará diferenciais do Chevette. Dessa forma, me parece ter se caracterizado uma configuração padrão.
Minha pergunta é: onde iria a caixa do Fusca? Vale lembrar que a caixa e diferencial do Fusca estão contidos em um único bloco, então, como você usaria apenas a caixa do Fusca?
Talvez esteja considerando usar a caixa do Fusca e, obviamente, também o diferencial onde seria o diferencial traseiro ou dianteiro de sua gaiola, não? E aí manteria a caixa engatada em uma marcha direta (1:1) para que valesse apenas a redução do diferencial. Mas para isso, ou você utilizaria duas caixas do Fusca, tocadas pela caixa de transferência, ou então o outro diferencial deveria ter a mesma relação final da caixa do fusca engatada.
Explica aí pra gente.
[]'s
França.
Bom, o esquema é o seguinte.
Não se mexe nada na caixa nem na caixa de tração/redução atual do niva (no meu caso da gaiola).
Arranco fora o cardã que vai pro diferencial dianteiro.
Na saida da caixa de tração/redução onde vai pro diferencial dianteiro, coloco a caixa do fusca trabalhada, ou seja, cortada a parte do diferencial sobrando apenas a caixa de marças propriamente dita, pra quem quer um servico melhor ainda, mande tirar todas as engrenagens da caixa e deixe somente a da 3a marcha que é 1x1, assim não corre o risco de engatar uma marcha errada.
Bom, depois disso, na saida oposta a caixa, al qual foi alongada o eixo, conecto o cardã que vai pro diferencial dianteiro.
Sendo assim, quando eu engatar 3a marcha na caixa do fusca, engata o cardã dianteiro, quando eu colocar em ponto morto, desengata.
Como não sei explicar muito bem, que tal imagens?
1 - Foto mostra o sistema do niva.
2 - Mostra a caixa original do fusca
3 - mostra a aplicação dos dois.
Abracos
Sei não, hein?!
Acho que o kit da Prolada sai mais em conta, ou gera menos dor de cabeça que isso aí. Ou então aquela idéia de eliminar a função do diferencial central da caixa de transferência, transformando-a em 4x2 ou 4x4 normal ou reduzido, sem bloqueio, como já foi comentado.
[]'s
França.
Rsss, bom, como estou montando uma gaiola com a caixa no niva, vou aproveitar e fazer isso pra ver se funciona.
Vou no ferro velho conseguir uma caixa de fusca bichada, que dai eu aproveito só a parte das marchas e aos poucos vou montando.
Abracos
Já que reabriram este forum, queria uma opinião, estou vendo um Niva para comprar que ele esta com motor AP 1.8 e esta 4x2, compensa comprar e colocar a tração dianteira nele, etão pedindo R$5.500,00 e tem um cara que coloca a tração completa para mim por R$1.500,00.