Retomei esse topico , pois acho interessante esse dispositivo Espanhol de roda livre , alguem conhece na prática?
Versão Imprimível
Retomei esse topico , pois acho interessante esse dispositivo Espanhol de roda livre , alguem conhece na prática?
No meu Niva tenho roda-livre, quando voltar ao RJ vou tirar umas fotos e enviar.
Sei que não é o que pretendem discutir, mas umas 2 semanas atrás rodei um pouco com o niva 4x2 e achei a perda de estabilidade tanta que nem pensaria em deixar daquele jeito... acho que o post do Porcão no inicio da 1a pagina diz tudo...
Niva 4x2 é um Fiat 147!
Eu penso o seguinte , a estabilidade é facil de resolver , apenas basta por uma barra estabilizadora atrás e ter pneus bons .
Agora a vantagem que maria leva é em viagens longas , tipo numa W. Luis ou Anhaguera que tudo é reto .
Sem a vibração da transmisão dianteira, inércia do cardã , se poupa em muito em rolamentos da caixa , diferencial, etc. Minimiza muito o ruído .
A economia na estrada reta , como mencionei deve chegar a uns 30 %.
Na cidade não faz diferença .
Mas ai tem que pensar também em roda livre , senão não adianta .
Com relação ao desgaste , lógico que o diferencial de traz vai gastar mais rápido e se o camarada engatar a reduzida pode vir a quebrar, a coisa mais difícil que tem, é ver um niva com diferenciais quebrados . O torque se divide em dois .
Com relação a andar com um só, o carro e a perua da lada tem o mesmo diferencial e 1 só .
Em tempos bons ja tive uma toyota jipe 88 , o meu pai tem uma 86 longa e também tive um JPX , com o tempo todos sofrem alto desgaste de diferencial , mesmo com oleo sintético . Todo jipe sofre com diferencial de traz , so os integrais que não .
Agora , o diferencial do Niva é barato .
Camaradas
Vc ja viu Land Rover 4x2?? Alguem reclama da estabilidade, confiabilidade e conforto de uma Land? Se 4x4 permanente fosse ruim pq lançariam a Pajeiro FULL que é 4x4 integral e permanete?
Quer colora 4x2 no niva nao sou contra, mas faça direito, ranca a reduzida e mete um cardam direto do cambio no diferencial trazeiro (que nem o laika) e pronto... o carro via o bixo na estrada.
Os engenheiros Russo gastaram cabeça e fizeram uma coisa inédita quando lancaram o Niva, que é uma tração 4x4 integral e balanceada. Feita para rodar direto... Tendo maiores veneficios, entre outros de estabilidade. Ai um esperto mete roda livre para fazer oque?? Para bonito?? por utilidade pratica nao tem.
Quer rodar 4x2 e 4x4 compra um Suzik...
4x2 no niva nao tem razao de existir... pq nao tem vantagens significativas.
Detalhe importante, para rodar 4x2 o niva precisa ficar bloqueado. Manter o Niva bloqueado direto ovala o eixo dos satelites do diferencial da reduzida (nao sei pq)... ou seja... mais cedo ou mas tarde vc vai perder sua caixa de redução
abracos
Jossano
Se vc quer 4x2 compra uma FUCA!
kkkkkkkk
Quer um jipe, vá de niva!
Vcs ja chuparam picolé de chuchu, niva 4x2:putz: é isso ai um verdadeiro PICOLÉ DE CHUCHU:putz:
Quando ressucitei esse forum , foi para saber opniões técnicas de quem tem esse sistema e ja usou, ou outras como a do Jossano , que levantou alguns aspéctos do sistema do diferencial central, por sinal muito válida e creio que fui educado. Aí pinta uns Colegas , muito educados também , gente finíssima :palmas:, que postam , opniões idiotas , como essa aí de cima que tentou falar não sei oque .
Outro me manda comprar um fusca , puxa vida , KKKKKKK:pensativo:
Infelismente tem alguns que se acham.... :parede:
Esquenta não meu fio, a vida tem destas coisas.
Já fui chamado de mentiroso, por ter vindo de Natal-RN para o RJ, de Niva, com 5 pessoas, 4x2, 5ª escapando, carburador funcionando só 1 estágio e ter dirigido 1340Km em 22 horas. Hoje tenho rodalivre AVM no meu Niva.
É "mito" que estraga alguma coisa, mas muda a dirigibilidade.
Justamente Flugêncio , pensei na roda livre , porque também penso em viagens longas, até porque , quando ja fizemos pinheirinho , trilha do verde , Roberta Close , vai ficando repetitivo e a gente quer inovar , pensamos em viajar mais longe com o Niva , como voce fez .Obviamente que a roda livre ajuda .
Esse seu sistema de roda livre , achei bastante interessante .