Sou testemunha, o Huff é de Paz, gosta de brincar e de alugar o pessoal, mas é gente fina! Tá certo que, às vezes, ele erra a dose e mata o paciente...mas depois manda flores para a viúva! rsrsrs
[ ]s
Versão Imprimível
Marcio,
O sistema espanhol eu conheco. Ele simplismente deixa o bloqueio travado direto e tem uma luva para engatar e desengatar o cardan. O niva perde completamente a possibilidade de andar 4x4 sem bloqueio... vira um sistema tradicional como o willys.
Quanto a questao da fajeiro por 30mil.... vcs sabem pq custa so isso??? Vai comprar peça pra ela e depois descobre.
Eu vi uma com o diferencial FUD.. numa oficina e o cara disse que ia sair a bagatela de 5mil para arrumar
Agora eu ja pensei seriamente de colocar um sistema de homocinéticas nos cardans... será que ajudaria??
abracos a todos
jossano
O bom do Niva são as peças mais baratas em relação aos outros 4x4... ontem recebi meu canister ORIGINAL... comprei no e-Bay... paguei a bagatela de 55 dólares com frete incluso, ou seja, menos de R$110... A propósito, tenho aqui um canister do Niva 98... não que comprar não, Jossano??? Hehehe!!!
Beleza Maurício
Acho que sua idéia pode dar certo , ou seja , fazer uma luva com rosca : solta a rosca e o cardã fica livre , rosqueia e o cardã fica conectado .
O único problema é que só levamos vantagens se também o sistema tiver roda livre no cubo , senão o cardã da frente, homocinéticas e etc .... continuam girando .
Acho também viável , fazer uma conexão mais simples , tipo engate rápido para por e tirar o cardã, ou uma junção por rosca , assim , voce colocaria o cardã dianteiro em 2 minutos .
Acho que isso não é difícil de fazer .
Se tirar o cardã dianteiro , não precisa de roda livre no cubo, pois é ele é quem gera o transtorno de vibrações , acima de 3000 rpm e força o suporte do diferencial dianteiro .
Gostei dessa parte de mandar flores pra viúva :grin:, rsrsrsrsrsr .... ó eu brincando aqui de novo, perdão outra vez ............ mas falando sério, ou pelo menos tentando, andei até hoje (com o NIVAHUFF I) apenas 300 km com o niva sem o cardam dianteiro, e a experiencia foi horrivel, ainda mais por que quando tirava o pé do acelerador aparecia um ressonancia horrivel devido ao ja alto desgaste da relação traseira, mas toda essa conversa me fez imaginar :pensativo: aquele niva com chassis, conhecido nosso, com motor toyota igual aquele que esta pra vender no mercado livre, com a tração desengatada e andando pelas estradas ai afora, acho que ficaria o bicho, putz isso até da um tópico........
Camaradas
Acho que a ideia do cardam com luva de roscas nao vai dar certo.
Primeiro porque o cardam gira e ai ele vai apretar a rosca ate sair água, dai ninguem tira.... e outra, se vc der ré, vai girar ao contrario... e se a ré for prolongada pode soltar o cardam.
Ideias??
Abracos
Jossano
Viajando na maionese em uma solução tabajara barata fica:
Com uma bengala de cardã traseiro de outro carro, faria um novo eixo estriado (outra oportunidade de estudar o uso de homocinética), que giraria livre dentro de dois rolamentos internamente no cardã (os rolamentos logicamente teriam encostos e travas tanto no cilindro quanto no eixo). olhando de fora não se notaria muita diferença, a única diferença é que o eixo giraria independente do restante do cardã. Agora teria que estudar uma espécie de trava (talvez um bom parafuso pela lateral fixando a peça seria mais fácil de desparafusar que retirar o cardã......não sou eng. mecanico, e com certeza deve ter solução melhor) Vide desenho anexo:
Acho que dá pra fazer algo legal partindo daí sim... não existe nada parecido pra copiar?
Acho que algo parecido com isso http://store.jksmfg.com/merchant2/me...ar_Disconnects
Ou com 3 parafusos e porcas soldadas "por dentro do cardan" pra não desbalancear tanto...
Interessante, essa idéia do Rossetto vem ao encontro de umas idéias que eu tive no anos 70, quando eu andava pra cima e prá baixo no Candango DKW (tive 4 deles). Prá quem não conhece, é o Munga alemão, desenvolvido para as forças de ocupação da OTAN nos anos 60.
Ele tinha tração nas quatro permanente, mas, pasmem, não tinha diferencial central, portanto nada de bloqueio, nem roda livre, etc, só tinha reduzida. Bem, era realmente incomodo fazer manobras, o bicho travava, gastava muita gasolina, ficava duro, direção dura, mas nunca ouvi falar em quebra de diferencial. Acontecia que o diferencial traseiro, que era mais frágil, acabava ficando com muita folga, e a gente arracava o cardã traseiro, andava só com a tração dianteira, que era padrão nos DKW's, não tem cardã dianteiro, o diferencial é integrado ao cambio (como no fusca, só que é dianteiro)
Como era muito chato ficar tirando e pondo o cardã traseiro (além de ficar sem freio de mão) eu sempre imaginava uma solução desse tipo, com rolamentos e uma trava, mas nunca tive a oportunidade de ir em frente.
abraços
Astor
Essa idéia de trava é que eu estava pensando, com rosca na ponta ou outra forma de fixação para o pino ou parafuso não sair...
E pensei também em algo mais complexo como a trava do bloqueio na caixa de transferência....já pensou? não seria necessário nem sair do carro para engatar ou desengatar o cardã....mas seria um projeto bemmm complicado, não compensa.
Mas será que não têm outras idéias simples de "travas" já usadas nos sistemas mecânicos automotivos ou industriais?
Mauricio, oque me chamou a atenção foi esse Kit Espanhol
www.promolada.com/espanyol/kit.htm
até porque não é muito caro e depois se quizer volta é fácil .
agora o importante é fazer uma roda livre .