Sim, eu sei. Apagou?
Versão Imprimível
Sim, eu sei. Apagou?
Apagou sim! Finalmente... hehe
Recoloca o fusível, liga a chave e desconecta o terminal 87 do relé.
Apaga?
Recoloquei o fusível, desliguei o 87 do relê, liguei a chave.
E continua acesa... :mad:
Último teste.
Desconecta TODOS os terminais do relé e retira o mesmo.
Com o multímetro na escala de resistência de mais baixo valor, mede os valores entre os terimais:
85-86:
87-30/31:
No Multímetro, com a escala de resistência em 2K Ohms, os valores são:
Entre o 85 e o 86: 0.29 (mas oscila muito, foi o único valor fixo que consegui)
Entre o 87 e o 30/51: 0.18 (mas também oscila)
Pegue uma lâmpada de 12V/5W.
Ligue um pedaço de fio em cada terminal (pode ser os que você arrancou do regulador).
Desligue o fio preto do terminal 30/31 do relé PC702, os demais ficam ligados normalmente.
Ligue um pólo da lâmpada nesse terminal e o outro em um negativo.
Ligue o carro e veja se ela acende ao ligar a chave (sem dar a partida) e se apaga quando o motor entra em funcionamento.
Quando você desligou o fio preto anteriormente, a lâmpada deveria apagar, uma vez que no circuito original a única alimentação que ela recebe é pelo terminal 30/31 do relé.
Creio que tem algum "gato" na ligação dela por dentro do painel.
O teste acima vai confirmar isto.
É a única coisa que me ocorre depois de eliminar todas as causas de defeito que eu imaginei.
Baca;
Depois de fabricar uma lâmpada-teste, com garras e com uma lâmpada idêntica a usada no painel, fiz a ligação que você recomendou com o fio preto que vai ligado ao relê em um dos polos da lâmpada, e com o outro polo a terra. Liguei a chave, posição de serviço, lâmpada acesa. Quando dei a partida, assim como a do painel, ela permaneceu acesa... :parede::parede::parede:
Por hoje eu desisto, vou terminar de ligar tudo certinho, ao menos consegui trocar vários terminais que estavam em petição de miséria, limpar o relê e seus contatos, organizar os fios, e refazer a ligação original.
Obrigado, sem palavras pra agradecer o acompanhamento! :palmas:
Nããão. Não foi isso que eu disse. :discordo:
Um dos pólos da lâmpada teste vai no terminal 30/31 do relé PC702 e o outro pólo da lâmpada vai no terra.
Com isso eu quero testar o relé e confirmar se tem alguma ligação errada no fio preto (que vai para a lâmpada), dentro do painel.
Faça só mais este teste, por favor.
Ficou ao inverso do que era antes?
Agora é danou-se tudo.
O pior é que a Ceiça está com um bico deeeeeeeeeeste tamanho comigo. :-?
Fiquei de sair com ela de tarde e estou aqui na frente desta monitor desde a hora do almoço.
Uma coisa é certa: hoje à noite voi dormir com o Kinho. :putz:
Só me diga mais uma coisa: este problema da lâmpada surgiu quando? Depois de algum conserto, instalação de algum acessório ou coisa assim?
Pois é, ficou o inverso! A Lâmpada teste atuou inversamente. Desligada na posição de serviço, e ligada com o motor virando.
Pelo menos aí tá calor pra dormir na rua, complicado tá aqui, com 9/10ºC :mrgreen:
Desde que o regulador de voltagem foi substituído (o Wapsa pelo Gauss) a coisa está desse jeito...