Thiago, você vai enjoar de comer pipoca. :twisted:
Vai um amendoinzinho ou um chopinho aí? :mrgreen:
Briga? :shock:
Onde? :?:
Nada de briga. :discordo:
Discussão, sim. :concordo:
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Meu amigo, já apresentei a solução para o seu caso duas páginas atrás, mas como sou bonzinho, para não lhe dar trabalho, voi transcrevê-la.
"Thiago, se o seu alternador está funcionando corretamente, verifique o relé que comanda a luz do painel.
Passo 1 - Com um voltímetro, veja se chega tensão nos terminais da bobina (85 e 85). O valor dessa tensão será de aproximadamente metade do valor da tensão gerada pelo alternador (tem que ser acima de 5 VCC). Não se esqueça que essa tensão é fornecida diretamente pelo alternador, por isso, para medi-la o carro deverá estar ligado. Cuidado.
Passo 2 - Havendo tensão nos terminais da bobina, é provável que a mesma esteja queimada. Desconecte os seus terminais e com o múltímetro teste-a.
Se achou muito complicado, parta logo para a substituição do relé. É barato. Apenas lembre que os contatos devem ser do tipo NF e a tensão da bobina 5 a 6 VCC.
Uma coisa que você pode tentar é a seguinte:
Conecte uma lâmpada de 12V entre o terminal LÂMPADA do regulador Gauss e o terra (chassis). Veja se funciona normalmente: acende quando você liga a chave e apaga quando o motor começa a funcionar.
Em caso positivo, arranque logo o relé e ligue a lâmpada do painel diretamente no regulador.
Mantenha-nos informados.
Um abraço."
Existe 99% de chances do relé ter ido pro saco.
Devido às características dele (tensão da bobina), talvez só o original.
Vamos as fotos, aqui dá pra entender ou pra perceber segundo a minha leitura, que o relê foi DESATIVADO, vejamos:
- Fotos 1 e 2 - O Regulador Gauss GA 057 instalado.
- Foto 3 - Conector DESLIGADO. Os fios foram conectados ao conector que vem do alternador diretamente ao regulador de voltagem. (ver fios com conectores sem proteção, simples, do tipo "climpáveis") - Imagino que o conector desligado, que segue em direção a parede corta-fogo, seja o conector que originalmente leva ao relê.
- Foto 4 - Mais uma do conector desligado ao lado da nova ligação feita.
- Foto 5 - Em minhas mãos, saindo do regulador de voltagem, dos terminais TERRA e ALTERNADOR, os dois fios que seguem para o conector que vem do alternador de corrente.
Tem mais fotos, perdão pela qualidade, mas a câmera do celular não tem "macro". Acho que vão ajudar tanto a mim quanto ao JBassman e aos demais foristas.
O Restante das fotos:
Foto 1 - Outro conector que se encontra DESLIGADO ao lado do regulador de voltagem.
Foto 2 - Mais uma do conector desligado e da adaptação (adaptraição?) feita para ligar o regulador Gauss GA 057
Foto 3 - O Conector desligado da foto 1 e os fios que saem do regulador. Vê-se também alguns fios aterrados na carcaça de fixação do regulador.
Foto 4 - Perspectiva da instalação (pequeno conduíte preto não tem nada passando por ele e nem nada ligado ao regulador, só está ali, desconsiderar)
Thiago, muita calma.
Vamos ver se eu tenho competência para lhe ajudar à distância.
Pela primeira imagem imagem abaixo, trabalhada em cima da que você enviou, vemos que:
- Fio laranja (15) ligado ao terminal "IGNIÇÃO" do relé. Verifique se ao ligar a chave de ignição SEM DAR PARTIDA o mesmo tem 12 VCC e ao desligar a ignição o mesmo fica sem tensão (0 V). Se sim, tudo bem.
- Fio cinza (67) deverá ir ao alternador.
- Fio verde (?). What is isso? :shock: Veja para onde vai a outra ponta.
- Fios pretos assinalados por mim com o símbolo de aterramento. Um é o negativo do motor do limpador do farol direito e o outro o negativo das lâmpadas dianteiras direitas do pisca e do farolete. Correto.
Creio que são estes fios a que o JBassman se referiu.
Para que eu possa continuar, gostaria que você localizasse e tirasse fotos do relé de acionamento da lâmpada vigia.
Para que você possa localizá-lo, ele deve ser semelhante ao que aparece nas imagens abaixo, a partir da segunda. Deve estar localizado próximo ao regulador de voltagem, na base do reservatório de água do radiador. Tem a inscrição PC702 no topo.
Baca;
Fio verde: Está indo pro conector que vem do alternador de corrente. Pelo que vi, é um terra, confere?
Fio Cinza: Vai para o mesmo conector que vem do alternador de corrente junto com o verde, vide Foto 2 do primeiro lote de fotos.
O Relê está ali, vou fazer as medições e já retorno com fotos.
Nessa imagem o relê aparece do lado esquerdo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...0&d=1280943304
Vou tirar uma foto detalhada.
Vamos as fotos:
Foto 1 - Leitura do multímetro xing-ling no fio de ignição. Com a chave na posição de serviço, pouco menos de 12V quando eu conseguia encostar decentemente a ponta de prova no pólo. Quando a chave está na posição inicial (desligada) a leitura cai a zero.
Fotos 2 e 3 - Relê, com o maior detalhamento possível que consegui na foto (afastando mangueiras, fios e me enroscando no vaso de expansão do radiador)
NÂO. O fio verde não é um terra. Os dois fios desse conector que vêm do alternador são: amarelo (ou branco encardido), onde foi ligado o verde, vai (ou deveria ir) para o terminal (85) do relé PC702; o preto está correto, é o terminal (67) do regulador de tensão.
Vou tentar fazer uma vistoria sobre onde eles estão ligados, o problema são as cores, eu sou meio daltônico! Vou lá dar uma olhada e já respondo.
Ou melhor:
No relé PC702, o fio preto, ligado ao terminal (30/31), é o que vai para a lâmpada vigia do painel.
O fio laranja, que é ligado nos terminais ((86) e (87), é o que traz 12 V também da chave de ignição, mas, por outro circuito diferente do (15) do regulador. Repita o mesmo teste que você fez no (15). O resultado deve ser o mesmo, uma vez que a luz vigia está acendendo.
Por último, o fio amarelo, ligado ao terminar 85 do relé PC702, é o que deveria ir onde está indo o tal fio verde. Acredito que esteja desligado. Correto?
Me diga onde termina esse fio amarelo (branco encardido).
Baca;
Os Fios saem do relê, e sobem no meio de um bolo de fios em direção a bateria. Depois viram a direita, passam por trás da máquina do limpador, e me parecem seguir até o interior do carro, mas pode ser que algum fique pelo caminho.