Com o carro ligado, em rotação levemente acelerada, veja quantos Volts tem no fio amarelo no terminal (85) do relé PC702.
Deverá marcar cerca de 5 a 6 Volts.
Versão Imprimível
Baca;
7.4V com o carro acelerado até 1000rpm. Com o carro em baixa rotação, 6V.
Muito boa essa sua informação.
O funcionamento do alternador e do regulador estão OK.
O problema está no relé.
Com o carro ligado, dê umas pancadinhas com o cabo da chave de fenda na carcaça do relé. Verifique se a lâmpada apagou.
NÃO. A marreta não. Use o cabo da chave de fenda. :twisted: :mrgreen:
Se não der resultado, desligue o carro, ligue apenas a chave (sem dar a partida) e desligue o fio preto do terminal (30/31) do relé.
Se mesmo assim a lâmpada não apagar, use a marreta na lâmpada. :parede: :parede: :parede:
Baca;
Acho melhor providenciar a marretada na lâmpada! :pensativo:
- Dei a partida no carro, e dei umas pancadinhas no relê. A Lâmpada continou acesa. Caprichei um pouquinho mais nas pancadinhas, e de repente... Ela continuou acesa! :putz:
- Soltei o fio preto que vai ligado no relê, e a lâmpada não apagou! Nem com a chave na posição de serviço e nem com o carro ligado :shock:
- A Novidade é que quando eu soltava e religava o fio preto, eu escutava o barulho de um relê abrindo e fechando.
Devo abrir o painel pra dar uma marretada na lâmpada ou mando o painel junto? :parede:
O barulho vinha do PC702? :shock:
Não pode, a menos que as ligações esteja erradas. :pensativo:
Faça o seguinte:
Retire totalmente o parafuso do lado direito (olhando de cima) do relé. Cuidado para não perder o parafuso e a arruela.
Retire parcialmente (1 ou 2 voltas) o outro parafuso. O relé está solto puxando um pouco para o lado.
Vire os contatos para você.
Verifique se:
Os terminais (86) e (87) estão ligados no fio laranja. O mesmo fio liga os dois.
O terminal (85) está ligado ao fio amarelo e o terminal do meio (30/31) está no fio preto.
Se alguma ligação estiver diferente, corrija-a.
Após, teste novamente o funcionamento da lâmpada antes de prender o relé.
Não, o barulho não vinha dele. É o barulho que eu escuto quando ligo a chave no contato.
Mesmo assim, realizo esse procedimento?
Sim, verifique as ligações do relé.
Bem, mesmo assim resolvi conferir todas as ligações. E estão todas corretas.
Bom, pegue uma folha de papel e uma caneta e vamos fazer mais umas medições.
Escreva na folha:
CARRO DESLIGADO
85 -
86/87 -
30/31 -
CHAVE LIGADA (sem dar a partida)
85 -
86/87 -
30/31 -
CARRO FUNCIONANDO
85 -
86/87 -
30/31 -
Terminal do preto voltímetro no negativo da bateria ou em outro ponto da massa e o vermelho em cada um desses terminais do relé.
Carro Desligado:
85 - 0V
86/87 - 0V
30/31 - 0V
Serviço (Contato)
85 - 11V
86/87 - 11V
30/31 - 11V
Motor Virando
85 - 7/8V
86/87 - 10.4V
30/31 - 13.5V
Thiago, com a ignição ligada (sem dar a partida) retire o fusível nº 9.
Me diga se a lâmpada apaga.
Na barra de fusíveis superior (a maior) é o segundo da direita para a esquerda.
Baca;
Se o fusível número nove for o nono fusível da caixa grande, da esquerda para a direita, não só a lâmpada da bateria apaga, mas todas as outras também (afogador e freio de estacionamento).