Porque esse NEUTRO não é o (-) NEGATIVO da bateria.
Não é para ser aterrado (ligado à carcaça).
O negativo é o (D-).
Versão Imprimível
Thiago, essa luz da bateria acesa não é um simples incômodo, e sim um indicador seguro de que algo está errado! Ou o regulador na verdade não é adequado ao Niva (neste caso, a Sarancar está pisando na bola, ao vender um produto que não serve no Niva...), ou está instalado de forma errônea (neste caso, a Sarancar está pisando na bola, ao vender um produto sem as istruções claras e precisas de instalação do mesmo...). Em qualquer dos dois casos, recomendo:
Entrar em contato com a Sarancar para tentar solucionar o problema (que não será só seu, mas sim de todos que adquirirem o produto)
E/OU
Levar o Niva a um eletricista de confiança para análise
Não rode do jeito que está, você poderá estar prejudicando algum componente ou, em uma hipótese mais otimista, jamais saberá quando o alternador estiver com problemas!
"Amigos, o regulador usado (Gauss) é com sistema eletronico. Muito diferente do original mecanico (que nao é o Wapsa) pois o original é Russo.
No sistema mecanico, a lampada recebe um comando do regulador pra apagar.
No sistema eletronico, quem comanda o apagamento da lampada é o alternador.
Neste sistema eletronico, a lampada está ligada em série com o sistema de excitação do alternador, ou seja, o alternador tem que recerber uma tensão pra excitar o rotor, para que qdo ele começar a girar dentro do estator, começe a gerar energia.
Se a lampada do painel não acender (queimar ou por mal contato) o alternador não receberá a primeira carga pra começar a produzir eletricidade, (não carrega).
Nestes casos , tem-se que modificar a ligação da lampada do painel, que está em paralelo pra em série. Ou seja, o (+) sairá do comutador de ignição pela linha 15, passará pela lampada e irá para o D+ (lampada) do alternador.
Realmente precisa de um bom eletricista automotivo. Pelo menos q seja alfabetizado pra poder estudar um pouco..."
Futucando :shock: no site da Gauss descobri três produtos interessantes e... intrigantes.
GA028 - Regulador de Voltagem para, entre outros, "Lada: NIVA e Laika".http://www.gauss.ind.br/produto.aspx?id=33
GA1275 - Retificador para, entre outros, "Lada: NIVA e Laika".
http://www.gauss.ind.br/produto.aspx?id=447
GA2013 - Módulo de Ignição, para, entre outros, "Lada: Laika 1.5, 1.6 e NIVA 1.5, 1.6".
Os dois primeiros destinados ao alternador dos veículos equipados com injeção eletrônica, em número insignificante no Brasil.
Se a Gauss fabrica(va) reguladores para esses modelos, porque não para os demais. Caberia uma consulta a esse fabricante.
Porticularmente, prefiro não esquentar a minha cabeça e partir para um alternador mais moderno, mais potente e com regulador embutido.
O último item é bem interessante para quem ainda não tem ignição eletrônica. Será que ainda existe no mercado?
Thiago, pede para o moderador apagar este seu post.
NUNCA VI TANTA ASNEIRA JUNTA. :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede::parede::parede:
Tudo bem, sei que não foi você quem a escreveu...
Para explicar, vou colocar a minha dentro, em azul. :twisted: :mrgreen:
Thiago, se o seu alternador está funcionando corretamente, verifique o relé que comanda a luz do painel.
Passo 1 - Com um voltímetro, veja se chega tensão nos terminais da bobina (85 e 85). O valor dessa tensão será de aproximadamente metade do valor da tensão gerada pelo alternador (tem que ser acima de 5 VCC). Não se esqueça que essa tensão é fornecida diretamente pelo alternador, por isso, para medi-la o carro deverá estar ligado. Cuidado.
Passo 2 - Havendo tensão nos terminais da bobina, é provável que a mesma esteja queimada. Desconecte os seus terminais e com o múltímetro teste-a.
Se achou muito complicado, parta logo para a substituição do relé. É barato. Apenas lembre que os contatos devem ser do tipo NF e a tensão da bobina 5 a 6 VCC.
Uma coisa que você pode tentar é a seguinte:
Conecte uma lâmpada de 12V entre o terminal LÂMPADA do regulador Gauss e o terra (chassis). Veja se funciona normalmente: acende quando você liga a chave e apaga quando o motor começa a funcionar.
Em caso positivo, arranque logo o relé e ligue a lâmpada do painel diretamente no regulador.
Mantenha-nos informados.
Um abraço.
Vou jogar gasolina nesta discusão acalorada. Bacalhau, veja este esquema e confronte suas conclusões com a do Thiago.
[]s
De que carro é esse esquema?
Certo, mas, é para confrontar o quê?