A válvula a que você se refere é esta?
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A válvula a que você se refere é esta?
Thiago, a válvula EGR apesar de ter a ver com a diminuição da poluição não tem nada a ver com o sistema Cânister.
Enquanto o Cânister é responsável pela diminuição dos vapores da evaporação de combustível lançados à atmosfera, os hidrocarbonetos, a válvula EGR tem a função de controlar a temperatura da câmara de combustão visando reduzir a quantidade de óxidos de Nitrogênio (Nox) no escapamento.
São sistemas independentes.
Dinola, não sei qual é o carburador que equipa o seu Niva, mas o carburador da foto que o Bacalhau enviou é o "Solex" russo, que euqipava os Niva de 1993 em diante. O meu Niva veio com este modelo de carburador, mas eu o troquei por um carburador novo, e o que está em meu Niva agora é do modelo "Weber" russo, que equipava os Niva até 1992, e é bem diferente do modelo "Solex" da foto. Estou anexando uma foto deste modelo de carburador, é uma foto de meu Niva 90/91 (com válvula de marcha lenta magnética, conforme o desenho da primeira foto). Você poderá observar que há diferenças visíveis entre este carburador e o da foto enviada pelo Bacalhau.
Há diferenças, e não são poucas, o "Solex" tem mais conexões e mangueiras, pois é um carburador bastante sofisticado, feito para atender às normas anti-poluição européias da época. Ao trocar o carburador original "Solex" de meu Niva 95 por um "Weber" russo, tornou-se necessário desativar algumas mangueiras e conexões.
Amigos,
Acho que posso esclarecer alguma coisa.
O Canister faz parte do sistema de recirculação de gases dos veiculos a partir de 1978. Deste sistema fazem parte tambem o a valvula EGR (Exhaust Gases Recirculation) e o sistema BLOW-BY (ventilação do carter do oleo).
O Canister consiste de um recipiente, contendo em seu interiro pequenas pedrinhas de carvão mineral ativado. Ele recebe os vapores de gasolina do tanque de combustivel (comb. puro e crú), e estes vapores em contato com o carvão ativado mais ar atmosférico, são abosrvidos pelo sistema de admissão (carburador ou corpo de borboleta), para que possam ser "queimados", passam pelo CATALISADOR e são lançados na atmosfera sem ser tão poluente como em estado crú.
Nos veiculos mais antigos (decada 70 pra tras) os vapores de gasolina eram lançados nas atmosfera sem serem tratados, pelo respiro ou suspiro como dizem alguns. Os tanques destes veiculos sempre tinha ar atmosférico dentro, acelerando o processo de evaporação da gasolina.
Nos veiculos mais modernos carburados, entrava um pouco de ar atmosferico no tanque, mas o respiro deixou de existir. Todos os vapores agora são enviandos ao canister e depois ao carburador. Ha neste meio, a valvula FORD, ou valvula de purga, que é acionada a vácuo, reponsável pela sangria do tanque. Nos veiculos com injeção eletronica esta valvula é acionada pelo modulo eletronico.
Sobre a tal saida inferior, ela nao é ligada a nada, é apenas um dreno se o canister receber gasolina em estado liquido do tanque, o que pode ocorrer se o proprietario insisitir em encher o tanque de combustivel até a boca.
Por isto que desenvolveram o sistema automatico dos postos de gasolina, sou seja, que interrompe sozinho o abastecimento qdo a pressão do tanque atinge sua maior marca.
Jamais devemos encher o tanque até o gargalo, no risco de danificar o Canister.
Thiago, a válvula é esta mesmo (EGR) e a função dela é comentada pelo Bacalhau.
A diferença entre os dois carburadores, pelo que pude comparar nas fotos, é que no solex existe uma saída a mais que serve apenas para controlar o avanço. No weber, o avanço é por molas no distribuidor abaixo do cachimbo (por favor, me corrijam se eu escrever asneira). O corpo do carburador também é diferente mudando a posição das mangueiras que nada interfere em suas funções. O cânister também é igual.
As mangueiras mais finas são usadas para o controle das válvulas (do cânister e EGR) . Por elas não passam gasolina ou gases, só vácuo. Nas mangueiras grossas passam os gases vindos do cânister para serem reaproveitados.
A EGR é controlada pelo vácuo constante vindo do coletor de admissão. Mas este vácuo só é liberado para a EGR (segundo o catálogo de peças) depois que a termo válvula abrir (mangueira (A) da foto do Bacalhau). Nesta foto não dá para ver a ligação da termo válvula para a EGR.
Bacalhau, para onde está indo a mangueira que controla sua EGR ?
[]
Dinola,
Válvula EGR, é só até 93, creio eu. O Meu Niva possui a válvula, pois é 1990. Eu postei algumas fotos do carburador e do cânister dele aqui, a algumas páginas atrás, veja se te ajudam!
Se precisar, posso tirar mais algumas.