Postado originalmente por
Edintruder
Alguém já experimentou colocar um carburador de corpo simples do opala 151?
Com certeza é muito mais simples de regular, fica com uma boa força e acredito que andando suave seja bem econômico.
Outro detalhe, bobina de alta potência (para competição), cabos de velas de 8mm e velas de iridum também ajudam, principalmente com motor usando GNV ou álcool. Arranca o platinado e coloca ignição eletrônica. Platinado perde muita energia e dá muita dor de cabeça.
O sistema de ignição deve estar muito bom pra trabalhar direito. Um vela dessas custa cerca de 65,00 cada uma mas duram cerca de 100.000km também. Compensa gastar um pouco nisso aí.
O resto do motor se estiver bom, com boa compressão, sem botar óleo e com as válvulas bem reguladas, o consumo com certeza será adequado.
Tudo é questão de carburação boa e ignição perfeita.
Vale lembrar que platinado ruim estraga as velas e os cabos, assim como velas ruins estragam o platinado e os cabos, e assim como cabos ruins estragam o platinado. Dessa forma, tudo tem que ser periodicamente revisado e trocado. Velas e cabos de boa qualidade e em bom estado mantém tudo funcionando perfeitamente, sem dizer que a ignição eletrônica faz todo o sistema durar muito mais.
Essa é a receita. A Bobina mais potente garante uma centelha mais forte que inicia a ignição com mais calor e uma queima mais forte. Compensa o investimento pois reflete numa economia de combustível.
Se quiser estrangular na gasolina também fica mais econômico, basta usar uma mistura mais pobre, porém vai render menos também. Com peças boas tem a economia através da melhora da eficiência e não por estrangulamento.