Não há uma melhora no consumo, mas, como o desempenho melhora, ao menos pode-se dizer que o consumo é mais justificado (ou seja, consome, mas anda!).
Versão Imprimível
E onde nós encontramos para comprar e instalar, de prefe^^encia aqui no Rio!!!
Zab!
Quem vende é a Aerocar (www.aerocar.com.br), em São Paulo. (e só ela, que eu saiba). Mas eles enviam para todo o Brasil, via Sedex. E um folheto de orientação para a instalação segue junto.
Galera, nesse fim de semana tentei fazer um média de consumo do meu Niva, rodando apenas na cidade, ele deu uma média de 8,0 KM/L achei a média ótima, agora não sei se ela está correta né, já que encher o tanque do Niva até o limite exige um pouco de paciência do frentista, mais fiquei em cima até não "caber" mais gasolina, uso pneus aro 15. Tem também a tal diferença no hodômetro devido a diferença no aro da roda e na largura dos pneus. Para vir para o trabalho fiz a medição e ele deu um pouco menos que o Ford KA que eu também uso para vir trabalhar.........
Jorge, como diz o nome, a média é o resultado de diversas medições (quanto mais melhor, mais precisa se torna a média), uma só medição não é confiável nem precisa. É necessário que o tanque seja enchido sempre do mesmo jeito, isto é, não vale enhcer até a boca uma vez, e na próxima parar na primeira parada do automático da bomba. Encher até a boca é prejuízo garantido, pois parte da gasolina irá ser jogada fora pelo "ladrão", instalado no topo do cano que leva ao tanque.
Minha sugestão para fazer uma série de medições que serão usadas para tirar a média é encher o tanque até a segunda parada do automático. Neste ponto, o tanque estará cheio, mas não até a boca do gargalo (como escrevi acima, desperdício), você pode´ra vcer o reflexo da gasolina, se olhar pelo gargalo.
Quanto ao fato de o abastecimento ser lento, devido ao "afogamento" do gargalo, muitos Nivas têm este problema, que não é difícil de ser resolvido. Basta mandar instalar um segundo respiro no tanque, permitindo que o ar expelido durante o abastecimento saia mais rapidamente. Este segundo respiro é feito com a instalação de um "T" na mangueira de respiro original. Em uma das saídas do "T", instala-se outra mangueira, que é levada, por trás da forração, até alguma saída lá atrás, no porta-malas (pode-se usar a torre da mola traseira direita).
Em todo caso, é bom você verificar se este "afogamento" não tem outra origem, tal como um entupimento ou dobra na mangueira do respiro.
A diferença do odômetro é fácil de se calcular, basta medir o diâmetro dos pneus instalados no carro e dividir o valor pela medida do diâmetro dos pneus originais (se o seu estepe é original, você poderá usá-lo como parâmetro). Em ambas as medições, é claro que se deve levar em conta o desgaste dos pneus. O resultado desta divisão será o índice pelo qual você deverá multiplicar a indicação do velocímetro e do odômetro.
Exemplo: os Rodo Rural medem cerca de 1,07 a mais do que os pneus originais, portanto:
100 Km/h indicados = 107 Km/h efetivos
100 Km percorridos no odômetro = 107 Km percorridos efetivamente
Na verdade era só uma primeira média para que eu possa futuramente fazer outras e ir comparando, sobre o estepe o meu é original sim.... vou fazer essa conta e tirar a diferença nas próximas "médias". Valeu pela atenção e pelas dicas
Camara com certeza seu niva está na média, tenho um 95 a gás e gasolina, tambêm faz essa média.
Lembre-se esse carro esta sempre 4x4 é pesado alêm dos pneus de maior rodagem.
Para melhorar o consumo o ideal e sempre manter o carburador bem ajustado, velas, descargas etc. ou usar um bloqueio de tração e fazer ele rodar 4x2.
grande abraço
No meu caso Gil, isso compensou o erro do velocímetro. Eu nunca tive um carro que a lombada eletrônica registrasse o valor exato do velocimetro, sempre uns 10% a menos do que marcava. No niva é exato. 30 no velô, 30 na lombada!
Agora é claro que influencia na média, pois comparando com os outros ele vai "beber" mais!.... Mas é muito da hora ter uma viatura "calibrada" (sem querer claro!!!!).:dance:
Estava muito bom para ser verdade, nessa semana usei o Niva todos os dias para vir trabalhar e voltar para casa, hoje completei o tanque novamente e refiz a média, ela abaixou bastante, ficando em 5,9 Km/L. Não entendo porque essa variação tão grande.
Jorge, conforme escrevi, são necessárias várias medições (quanto mais, melhor) para se obter uma média confiável.
Como exemplo, anexei um pedaço de minha planilha Excel de controle do consumo, desde a compra do carro até um ano depois. Veja como o consumo varia a cada medição, mas o consumo médio vai se estabilizando com o passar do tempo.