Ainda sobre os eletrodutos...
Versão Imprimível
Ainda sobre os eletrodutos...
Eu preciso enter o porque dos camaradas funçarem o tempo todo procurando defeitos e soluções das mais desagradaves posiveis. O NIVA é um transporte de serviço de multiplas utilidades que vai além das brincadeiras de trilhas. Sinceramente não encontro muita objetividade nessas buscas.:discordo:
Já que você pensa assim, porquê você postou o seguinte em outro tópico?
"pancada no diferêncial na passagem de macha
Adoro o GIVAGO, mas esse problema acompanha-me desde o primeiro NIVA (esse é o terceiro), sempre se repete nas passagens de macha uma pancada grave no diferê:dance:ncial. Nos ultimos tempos tem relacionado o problema com alteração de rotação ou desequilibrio na mistura. Será que os amigos podem esclarecer esse caso. Obs: as únicas adptções é carburador e a igniçao eletronica."
Não fique fuçando procurando saber o motivo dessa pancada grave no diferencial na passagem de "macha". Não relacione a alteração de rotação nem o desequilíbrio da mistura com nada. Porquê que você foi "funçar" nessas soluções das mais desagradáveis possíveis que foram a adaptação do carburador e da ignição eletrônica?
Falando em alteração da rotação e desequilíbrio da mistura, não foi você que no tópico " carburador e centralização da borbulete" disse que "...esse mecânico de Paulo Afonso o VAL, quando pegou na peça identificou um erro elementar no eixo da borbuleta e nos glices, a mistura ficou propocional e consumo não aumentou, o nosso niva faz 12 km por um litro na destrada e quase 10 na area urbana." E isso pelo correio. Que espetáculo. Pura paranormalidade. Ou seria "funçação"?
Não fique preocupado em entender o que os outros fazem nos seus carros. É problema deles. Se não pode contribuir, não critique, pois para um camarada que não entende o porquê dos outros procurarem resolver ou minimizar os problemas de suas viaturas até que você pede muita ajuda para "funçar" na sua.
A propósito, que eu saiba quem fuça é porco e que eu saiba nenhum dos nossos colegas o é.
"Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar-se a sí mesmo." (Liev Tolstói)
Gostei do material muito bom mesmo. So acho que precisa ter um equipamento muito bom para montar os segmentos de tamanhos corretos para que sejan conectados corretamente com os devidos caminhos percorridos. Sera tambem dificil caso precise fazer algum reparo na parte eletrica posteriormente, vai ter que retirar varias seçoes para chegar onde esta o problema.
Sim mas para conectar esse voce vai ter que rosquear e um chicote se divide em varias ramificaçoes e muitas veses nao da pra torcer nem retirar um sem danificar outros. Sera que consegui me explicar?
Sera que voce ja leu sobre o Darwin. A Evoluçao é o segredo da sobrevivencia. Gosto nao se discute se lamenta o que uma pessoa acha desagradavel da prazer a varias outras. Existem pessoas cuja criatividade é limitada, fica quase impossivel tentar mostrar a elas que existe o amanha.
Eu concordo plenamente com nosso colega acima quando disse para nao se preocupar com quem quer criar mas tambem nao atrapalhe os genios trabalhando.
Se nao quer participar da criaçao entao fique quietinho e assista.
Para que vc possa entender esta objetividade, sugiro que procure fazer imediatamente duas coisas:
Primeiro - Pegue uma bela trouxa de roupa e vá lavar em um barranco de rio; e
Segundo - Se escanche em uma cangaia, sobre o lombo de um jumento manco, com os pés dentro de caçuás e cutuque no vazio do mesmo pra ver o que dá.
Se as soluções de centenas de camaradas são desagradáveis, alguma coisa tá errada com vc.
Acaba não mundão!!!!!
caro colega estou aqui em publico pedindo desculpas pela interpretaçao erronea do seu comentario a respeito do local do chicote. Espero que depois disso voltemos aos velhos tempos de PAZ. So acho que colocando os fios em lugares de acesso muito dificil fica quase impossivel fazer reparos ou upgrades no systema eletrico sem ter que tirar o chicote inteiro, como por exemplo passar ele pelo teto.
Abraços
braszil
Compartilhando com os camaradas a minha idéia a repeito da fiação do Pangaré, seguem fotos que, acredito eu, sejam auto-explicativas.
Vale observar que, para demonstração, utilizei um eletroduto flexível plástico amarelo (conduite) desses utilizados por dentro das paredes. Nada impede que o mesmo seja usado, porém, a fim de ter uma proteção mecânica e térmica melhor, uma vez que este tipo, com o calor, acaba ficando quebradiço, pretendo utilizar do tipo citado anteriormente. O mesmo está meio solto em alguns lugares, mas deverá ser bem preso para que não hajam vibrações ("grilos")
Afirmo ainda que, no caso de uma eventual necessidade de substituir um ou mais condutores, não é necessário retirar tudo. Basta que tenhamos acesso às duas pontas do eletroduto e identificando o(s) condutor(es) a ser(em) substituído(s) prendamos o(s) fio(s) novo(s) a uma das pontas de um fio a ser retirado e puxando esse na outra ponta, puxemos o(s) fio(s) novo(s). Não devem ser usadas mangueiras de borracha, pois, com o tempo, o isolamento do fio gruda nela. Compliquei?
No caso de só acrescentar mais condutores (p.ex. instalação de autofalantes ou outro acessório), podemos ainda passar uma guia de fibra (à venda em qualquer loja de material elétrico) por dentro do eletroduto e através dela puxar o(s) fio(s) a ser(em) acrescentado(s).
Tudo isso sem ter que mexer na forração e acabamentos do veículo.
Foto 1 - Cofre motor (bloqueio-luz ré); foto 2 - Cofre motor (farol-buzina-pisca); foto 3 - Cofre motor (radiador); foto 4 - Cofre motor (temperatura motor-ignição); foto 5 - Cofre motor(limpador-nivel freio). Entre parênteses, exemplos do equipamento a ser ligado, dependendo do local.
Observe-se que tem espaço suficiente para passar mais de um duto, podendo ser usado um duto para cada grupo de equipamentos (p.ex. um duto para as lanternas traseiras esquerda passando pelo lado esquerdo do carro, idem para lado direito, outro grupo para altofalantes, outro para fios da bóia de combustível, etc.).
Esses eletrodutos existem a partir de 3/8".
Foto 1 - Caixa roda traseira (som); foto 2 - Próximo à barra de fusíveis; foto 3 - Teto acima porta motorista; foto 4 -Teto lado esquerdo (luz cortesia); foto 5 - Teto traseira (luz bagagueiro).