Postado originalmente por
Girti
Graaaande Bacalhau, a questão que não quer calar é: há garantias de que esta adaptação é segura, ou seja, não vai virar uma adaptraição? Entendi bem o seu ponto quanto à maior facilidade em encontrar as peças e o "mechânico" para o câmbio GM do que para o câmbio Lada, mas se esta adaptação não for 100% bem executada, com tudo bem alinhado e funcionando muuuuito bem, você estará trocando 6 por menos de meia dúzia.
Muitos já devem ter reparado que eu tenho grandes, na verdade enooooormes reservas quanto às adaptações feitas no Niva. Motor AP, motor Opala, câmbio de Chevette, pneus de Caterpillar :mrgreen:, etc... Acontece que eu tenho fortes razões para isto, pois, nos inúmeros Nivas que eu já vi por aí, seja nos encontros (Ibirapuera, Pacaembu, ABC...), seja nas oficinas (Wilson e outros), já vi muitas, mas muuuuuitas gambiarras e adaptraições, grande parte delas irreversíveis ou muito difíceis e caras de serem invertidas para o original. E o pior é que, em muitos destes casos, os seus proprietários, talvez por inexperiência, talvez por desconhecerem outros Nivas além dos seus, estavam tranqüilos, achando que aquele seu Niva era um Niva normal, ou até melhor do que outros, quando, na verdade, era um Niva ruim, eventualmente péssimo. E, infelizmente, a tendência é de piora, vez que, cada vez mais, os novos proprietários de Niva desconhecem o carro e, empolgados, começam a alterar o carro antes de o conhecerem melhor, ou de resolverem os seus problemas básicos.
Exemplificando: o cidadão compra um Niva e acha que o carro não está andando bem, e seu consumo está alto. Ao invés de, como manda o bom senso, mandar fazer um exame completo de todos os componentes que possam estar causando estes problemas (velas, cabos de velas, carburador sujo, desregulado ou precisando de troca, platinado gasto, freios presos, pneus inadequados ou mal calibrados, etc...), ele resolve trocar o motor por um AP. Se esta adaptação não for bem feita, ele vai gastar um dinheirão, e o carro vai ficar, eventualmente, pior do que estava. E aí este cidadão, frustrado e irritado, irá vender o Niva (que será um Niva ruim, com problemas a serem resolvidos por seu novo e infeliz proprietário) e passará a falar mal do russinho.
Enfim, o que eu acho importante é que, antes de se fazerem adaptações e alterações mais profundas (não considero a troca de rodas de 16" por rodas de 15" uma alteração profunda :mrgreen: ), sejam pesados os prós e contras, sejam experimentados outros Nivas em melhor estado (para efeito de comparação), enfim, sejam esgotadas todas as possibilidades. Caso, depois destes cuidados, o cidadão ainda queira fazer as modificações, ao menos estará fazendo-as com plena convicção e conhecimento de causa.