Postado originalmente por
RChedidGarcia
Cézar, boa noite...
Li com atenção tudo oq ue vc escreveu aqui, neste tópico. Permita-me emitir minha opinião...
Antes de mais nada, reflita se vc realmente quer um veículo que anda 4X4 full-time. Caso a resposta seja afirmativa, parta para a etapa seguinte, ou seja, dirija o maior número possível de Nivas que vc puder. Sinta o carro, perceba as reações, o comportamento, enfim, a dinâmica do carro.
Se, após esta etapa, vc ainda quiser um Niva, pegue papel, caneta, calculadora, e faça as contas...Leve em consideração, nestes cálculos, o consumo do veículo, particularmente se este for movido a gasolina ou álcool. Se vc for utilizá-lo diariamente, pense também no tipo de pneu que este Niva deverá ter (caso rode predominantemente em asfalto).
Agora, se depois de tudo isso, vc ainda desejar ser dono de um Niva, procure se aconselhar com profissionais da área de mecânica que realmente conhecem este carro.
Tome cuidado, pois muito se fala de Niva sem embasamento técnico, ou seja, existem muitos "curiosos" que simplesmente emitem opiniões sobre o carro sem nunca, ao menos, terem dirigido um...
Da mesma forma, seja prudente ao analisar comentários de donos de Niva (e aí eu me incluo), pois a maioria de nós, niveiros, somos apaixonados pelo carro, e, quase sempre, nos deixamos levar, em nossas "análises", pela emoção, em detrimento da razão.
Para finalizar, afirmo que é preciso, também, de uma boa dose de sorte ao se comprar um Niva. Acredite ou não, encontrar um ótimo Niva pode ser o mesmo que tentar a "fortuna" em uma loteria...
De minha parte, lhe desejo sorte e prudência em sua procura.
Abs
Renato