Powered by vBulletin

Ajuda Para Avaliar Estes Nivas (compra)

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 15/03/2008, 12:07
    fsoaresi
    Outro futuro dono de Niva
    Penso assim tb. Estou a procura de Niva como o César: para asfalto ruim e pouca terra - o grande problema que encontro é em como avaliar a "estrutura" do carro, já que ele é monobloco é pode ter sido usado ao extremo em trilha.
    Como avaliar? O que ver?
    Antes de terminar, vou me defender um pouquinho: sei que o preço de um Niva prontinho deve ficar entre 12 e 14, mas, penso em trocar motor (Talvez um AP), colocar ar (por isto o AP), e direção (por isto o AP de novo), além de suspenção e refazer o interior, ou seja, se encontrar um com a estrutura boa, com pouca funilaria. Acho que posso tentar "montar" o meu num local especializado, certo? Vi falarem da Status (até gosto do motor 1.7i que montam), do Wilson, e gostei da Atacama, mas, aqui no Rio só encontrei a Qualidade, no Catumbi, e ainda não tenho referências dela. Vão me condenar por querer pagar menos de R$8mil num Niva basicão? Ou será que pode dar certo?
    Acho que só aprendemos fazendo, como sou meio leigo como o César, o fato de "montar" o Niva, vai me obrigar aprender um pouco mais sobre ele, e poderá me ajudar posteriormente, tenho receio de pegar um pronto que começe a dar defeitos intermitentes ou difíceis de resolver, e não sabendo o histórico dele, acabaria prejudicando o diagnóstico e me deixaria frustrado.

Abraços.

Citação:

Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Eu ja penso diferente , ele na verdade esta em 5900,00 , preço razoável .
    Vamos supor , se o motor estiver bom e vc gastar mais R$ 1500,00 EM PEÇAS E SERVIÇOS DE REVISÃO ( PIVOS, ETC),pelo menos vc sabe oque foi feito e trocado .

No meu por exemplo, paguei na época 6,000 , gastei mais uns 6000,00 , porém sei oque fiz nele , detalhe , coloquei o ap 2.0 .

Agora , a estrutura tem que estar ok ( longarinas ) , tração funcionando , etc .

Não fique preso a detalhes .

• 16/03/2008, 20:42
    emtsuhako
    Comprar um arregaçado e ir arrumando aos poucos só se aplica a quem tem outro carro, um segundo carro... E que goste de mexer em mecânica... Eu qdo comprei meu Niva, tive a sorte de pegá-lo muito bom de mecânica, exceto pelas 1ª e 2ª marchas que arranhavam... de acabamento, tava meia boca... por conta disso, ficou parado um mês, pois desmontei o interior peça por peça, inclusive refazendo o assoalho... Muitas peças de acabamento aproveitei de alguns Laikas que achei em desmanche... algumas comprei com a Marli... outras, mais difíceis, comprei com o Jossano ou na Lada Parts (orra, demora pra chegar, mas chega)... Estou juntando mais algumas peças e logo mando pro estaleiro... com certeza serão de um a dois meses parado para isso. Meu Niva já ficou um mês direto parado na Apoio 4x4. E contando os dias em que ficou na revisão na Mac Lada, somam-se mais 15 dias. Não conto os finais-de-semana em que não pude usá-lo para arrumar uma ou outra coisa... hoje troquei o farol direito... um saco isso!!! Tem que desmontar a grade, tirar os braços do limpador do farol, tirar os faróis-de-milha (se não a grade não sai)... se tem quebra-mato... arfff!!! E tb não gostei desses sealed-beam... perde-se a lente inteira!!! Vou voltar aos convencionais!!!
  • 16/03/2008, 22:56
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    ... hoje troquei o farol direito... um saco isso!!! Tem que desmontar a grade, tirar os braços do limpador do farol, tirar os faróis-de-milha (se não a grade não sai)... se tem quebra-mato... arfff!!! E tb não gostei desses sealed-beam... perde-se a lente inteira!!! Vou voltar aos convencionais!!!

Pois é, Edson, foi por isso que eu removi os inúteis (no Brasil) limpadores de neve :roll: dos faróis! E é também por isso que eu não recomendo os Sealed Beam...:mrgreen:

[ ]s
  • 17/03/2008, 07:12
    leomichetti
    Citação:

Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Cê ki tá malocado,
    Toda última quinta-feira do mês, tem reunião de Niveiros (DNT) no Bar Heavy Duty, Rua Ceará, Praça da Bandeira, bem próximo da Vila Mimosa.
    Pode ir a pé, metrô, trem, 4x2, bicicleta, carregado... chegando, basta dizer que tem Niva e já faz parte da família.
    Ah, pode ir de Niva tb.

HAHAHA...

Esse point de encontro eu já sabia...o fato é que minha esposa tb é jeepeira e me acompanha em todos os buracos, mas aí levá-la do lado da Mimosa ou deixar em casa e dizer que vou lá rapidinho não vai dar certo !!! ehhehehe. Mesmo que seja só próximo da Vila Mimosa é o suficiente pra ela ficar com o pé atrás, não querer ir junto e criar caso pra nunca mais eu sair de jeep sozinho....huahauuaua. Já dei a sorte danada dela tb gostar de jeeps e não implicar com o carro, melhor não abusar!
    E aproveitando, outro amigo me indicou uns anúncios acima...bem eu conheço tdos eles e não é a hora ainda...principalmente pq procuro algo pra trocar pau-a-pau num corsa wind 99, penso em algo no valor entre 12000 e 13500...por isso precisa estar muito, mas muito bem consevado e confiável...principalmente pq estarei com 2 crianças viajando e passeando.

Abraços

Léo.
  • 17/03/2008, 07:32
    Flugêncio
    Ha Ha Ha
    Citação:

Postado originalmente por leomichetti Ver Post
    HAHAHA...

Esse point de encontro eu já sabia...o fato é que minha esposa tb é jeepeira e me acompanha em todos os buracos, mas aí levá-la do lado da Mimosa ou deixar em casa e dizer que vou lá rapidinho não vai dar certo !!! ehhehehe. Mesmo que seja só próximo da Vila Mimosa é o suficiente pra ela ficar com o pé atrás, não querer ir junto e criar caso pra nunca mais eu sair de jeep sozinho....huahauuaua. Já dei a sorte danada dela tb gostar de jeeps e não implicar com o carro, melhor não abusar!
    E aproveitando, outro amigo me indicou uns anúncios acima...bem eu conheço tdos eles e não é a hora ainda...principalmente pq procuro algo pra trocar pau-a-pau num corsa wind 99, penso em algo no valor entre 12000 e 13500...por isso precisa estar muito, mas muito bem consevado e confiável...principalmente pq estarei com 2 crianças viajando e passeando.

Abraços

Léo.

Léo,
    É perto, mas não e lá. Muitos vão com as digníssimas esposas, não tenha medo de levar a sua tb.
  • 17/03/2008, 12:31
    cezaralopes
    Citação:

Postado originalmente por RChedidGarcia Ver Post
    Cézar, boa noite...

Li com atenção tudo oq ue vc escreveu aqui, neste tópico. Permita-me emitir minha opinião...
    Antes de mais nada, reflita se vc realmente quer um veículo que anda 4X4 full-time. Caso a resposta seja afirmativa, parta para a etapa seguinte, ou seja, dirija o maior número possível de Nivas que vc puder. Sinta o carro, perceba as reações, o comportamento, enfim, a dinâmica do carro.
    Se, após esta etapa, vc ainda quiser um Niva, pegue papel, caneta, calculadora, e faça as contas...Leve em consideração, nestes cálculos, o consumo do veículo, particularmente se este for movido a gasolina ou álcool. Se vc for utilizá-lo diariamente, pense também no tipo de pneu que este Niva deverá ter (caso rode predominantemente em asfalto).
    Agora, se depois de tudo isso, vc ainda desejar ser dono de um Niva, procure se aconselhar com profissionais da área de mecânica que realmente conhecem este carro.
    Tome cuidado, pois muito se fala de Niva sem embasamento técnico, ou seja, existem muitos "curiosos" que simplesmente emitem opiniões sobre o carro sem nunca, ao menos, terem dirigido um...
    Da mesma forma, seja prudente ao analisar comentários de donos de Niva (e aí eu me incluo), pois a maioria de nós, niveiros, somos apaixonados pelo carro, e, quase sempre, nos deixamos levar, em nossas "análises", pela emoção, em detrimento da razão.
    Para finalizar, afirmo que é preciso, também, de uma boa dose de sorte ao se comprar um Niva. Acredite ou não, encontrar um ótimo Niva pode ser o mesmo que tentar a "fortuna" em uma loteria...
    De minha parte, lhe desejo sorte e prudência em sua procura.

Abs
    Renato

Renato,

Antes de mais nada, obrigado pelas suas sábias considerações.

O problema é que eu já posso me considerar apaixonado por Niva, então já estou no estágio onde estou avaliando as possíveis desvantagens do Niva para as minhas necessidades e estudando maneiras de contorná-las.

Por enqüanto, a maior delas é o alto consumo por ser um 4x4 integral. A manutenção é acessível, com a barulheira não me importo (paixão é assim mesmo). Então, meus esforços estão se concentrando em

1 - Arrumar um bom niva na faixa dos 10k.
    2 - Conhecer mais os defeitos dele e a mecânica pra poder fazer uma compra ao menos razoável.

Tô vendo que é mais difícil que pensei, mas não é impossível. Nem que eu não acerte de cara, gostaria de ter a opção de não ser 'estuprado' pra poder deixá-lo andando em consumo regular, com uma boa adaptação GNV, sem a preocupação de ficar na mão numa estrada com poucas opções de socorro.

Tô na pesquisa. Achei nivas lindos (destaque para o azul). Agora é avaliar mecanicamente os brinquedos.
  • 17/03/2008, 12:33
    cezaralopes
    Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    vou tentar perguntar a ele quanto está pedindo no carro, para ver se está dentro do seu escopo.

[ ]s

VALEU !!

Achei um Azul lindão por 10.500. Tô pensando em ver nesse findi.
  • 17/03/2008, 12:36
    cezaralopes
    Citação:

Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Comprar um arregaçado e ir arrumando aos poucos só se aplica a quem tem outro carro, um segundo carro... E que goste de mexer em mecânica...

Eu tenho segundo carro, mas vai ficar pra esposa.
    Eu não tenho tanto tempo pra cuidar Niva. Preciso de um em bom estado de mecânica, pelo menos. Acabamento eu vou cuidando, mas o carro tem que dar conta do recado e andar bem.

Continuo pesquisando...
  • 17/03/2008, 12:41
    cezaralopes
    Citação:

Postado originalmente por fsoaresi Ver Post
    Penso assim tb. Estou a procura de Niva como o César: para asfalto ruim e pouca terra - o grande problema que encontro é em como avaliar a "estrutura" do carro, já que ele é monobloco é pode ter sido usado ao extremo em trilha.
    Como avaliar? O que ver?
    Antes de terminar, vou me defender um pouquinho: sei que o preço de um Niva prontinho deve ficar entre 12 e 14, mas, penso em trocar motor (Talvez um AP), colocar ar (por isto o AP), e direção (por isto o AP de novo), além de suspenção e refazer o interior, ou seja, se encontrar um com a estrutura boa, com pouca funilaria. Acho que posso tentar "montar" o meu num local especializado, certo? Vi falarem da Status (até gosto do motor 1.7i que montam), do Wilson, e gostei da Atacama, mas, aqui no Rio só encontrei a Qualidade, no Catumbi, e ainda não tenho referências dela. Vão me condenar por querer pagar menos de R$8mil num Niva basicão? Ou será que pode dar certo?
    Acho que só aprendemos fazendo, como sou meio leigo como o César, o fato de "montar" o Niva, vai me obrigar aprender um pouco mais sobre ele, e poderá me ajudar posteriormente, tenho receio de pegar um pronto que começe a dar defeitos intermitentes ou difíceis de resolver, e não sabendo o histórico dele, acabaria prejudicando o diagnóstico e me deixaria frustrado.

Abraços.

Cara, este seria o cenário perfeito para mim, isto se eu não precisasse do carro logo. Os cenários são idênticos, mas não disponho de meses para montá-lo. Minha previsão é pegar um Niva no final de Abril, para uso imediato. Por isso além de avaliar estrutura, e muito bem, outros detalhes vou ter que levar em conta.

Creio que se você tem a disponibilidade pra fazer isso, vai ser uma experiência um tanto interessante. Meu projeto pro meu niva é 'ambicioso', vamos assim dizer, mas no momento quero um que ande, e ande bem, já ajustado, já preparado para o básico.
  • 17/03/2008, 12:44
    cezaralopes
    A todos muito obrigado.
    Continuo na procura.
    Nesse findi acho que vou dirigir um Niva, vamos ver...
  • 17/03/2008, 14:07
    Otávio Luiz
    Citação:

Postado originalmente por cezaralopes Ver Post
    ............Tô na pesquisa. Achei nivas lindos (destaque para o azul). Agora é avaliar mecanicamente os brinquedos.

Impressionante como os Nivas azuis são bons!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
    Se o negócio é rodar bastante pense seriamente no GNV.
    O meu faz 8 a 9 Km/m³, com o GNV a R$1,45.:dance:
    Você pode instalar na gasolina mesmo, mas se passar o motor p/ álcool queima melhor o GNV. Tem um tópico sobre motor a álcool rolando...
    E não esqueça: p/ GNV tem que ter ignição eletrônica. Niva original era platinado até 1993, mas muitos já foram adaptados.
  • 17/03/2008, 14:23
    cezaralopes
    Citação:

Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    Impressionante como os Nivas azuis são bons!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
    Se o negócio é rodar bastante pense seriamente no GNV.
    O meu faz 8 a 9 Km/m³, com o GNV a R$1,45.:dance:
    Você pode instalar na gasolina mesmo, mas se passar o motor p/ álcool queima melhor o GNV. Tem um tópico sobre motor a álcool rolando...
    E não esqueça: p/ GNV tem que ter ignição eletrônica. Niva original era platinado até 1993, mas muitos já foram adaptados.

Beleza. No momento, um à gasosa mesmo mas que esteja em ponto de bala já tá bom por que daí eu ponho o GNV.
    A média do pessoal é entre 8 e 10 km/m3, e isso mto me agrada.
    O GNV por essas bandas "vareia" de 1,09 a 1,19. :dance:

Os NIVAS brancos, grenás e cinzas que me desculpem, os azuis são bonitos pra caramba! 8)8)

(E eu que achei que comprar carro 0km era difícil... :parede:)
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:06.