Postado originalmente por
BACALHAU
Bom André, eu usei carros com com GNV por muitos anos e o que eu fazia quando colocava o kit era trocar as molas traseiras por molas reforçadas para aquele carro. Por exemplo, coloquei em um Santana Quantum um cilindro de 23 m3, muito pesado. Troquei as molas traseiras por molas reforçadas e o carro não desceu nada. Além disso, podia carregar o carro até à capacidade do bagageiro e do porta malas que não tinha problemas.
Maaaaaaas, os amortecedores permanecem os mesmos, desde que estejam bons, é claro.
Ou seja, aumentou o peso do carro, molas reforçadas.
São as molas que suportam o peso e amortecem os impactos causados pela deformação do piso e os costumeiros buracos. Os amortecedores só fazem limitar a ação das molas,controlando as oscilações da suspensão, mantendo as rodas do veículo sempre grudadas ao solo, ao mesmo tempo em que proporciona à carroceria e aos seus passageiros uma sensação de estabilidade enquanto trafega por buracos, lombadas, depressões e curvas.
O que eu faria: verificaria as especificações a mola original do NINA (altura, diâmetro, espiras, ...) e verificaria qual a mais parecida de carros com peso semelhante ao NIVA com o GNV (uns 1.300 kg).
Quanto aos amortecedores, se você vai fazer trilha, escolha os off road que tenham curso compatível.
Mas, de forma alguma recondicione ou use amortecedores recondicionados ou remanufaturados. :discordo: É o que se chama de economia porca. :parede:
Ah, eu não levantaria tanto o carro assim (6 cm acima do original). Seu Niva vai ficar muito instável com essa altura toda, principalmente com o peso do cilindro do GNV.
Se os pneus raspam um pouco atualmente, com outras molas e na altura original, talvez não raspem nada.