Prieto, você está certo: o que aumenta a distância do diferencial do solo é o tamanho do pneu, e só. E cada viatura tem seu limite, isso é o mais importante, sabendo disso você não vai fazer besteira e jogar dinheiro fora.:concordo:
Já te falaram tudo sobre pneu, suspensão elevada, etc... não vou me alongar sobre isso. Existem várias maneiras de levantar a susp. do Niva, mas não muito, algo perto de 2". Uma forma mais radical e onerosa: veja o Niva do Brazil aqui do fórum, ele refez toda a susp. dianteira (acho que com o Rgério Bacelar), ficou alto, show, mas não deve ter ficado barato...:?
Voltando ao snorkel, veja no tópico do
Suv de Pobre, lá tem umas fotos do
Brinquedão, meu primeiro Niva. Ele tinha um snorkel feito de tubos de pvc, coisa fácil de se fazer. Inclusive ele tinha um filtro de trator instalado no alto, preso no bagageiro. Esse filtros ficam em cima da entrada de ar de alguns tratores (agora não me lembro qual), evitam que entre água e fazem uma pré-filtragem do ar. Nas fotos eu já tinha retirado e colocado uma curva pra baixo (pra não entrar água), mas como você reclama de sujeira no carburador talvez seja uma solução...
O link do
SdeP:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=33141
E não esqueça, pneu maior precisa de mais força no motor, no
Brinquedão instalei os pneus da foto e ficou xoxo, daí vendi e comprei um jeep...