Agora sim!!!
Versão Imprimível
Este povo brasileiro é criativo pra caramba....:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas :
César, como o CAmaRAda Drovk já respondeu, a peça é uma "Mufla de rede elétrica".
O Arthur "Porcão" usava desse mesmo tipo, só que ele fez um "acabamento em massa" na base da mufla.
veja no link: http://www.trilha4x4.com.br/dica24.htm .
A "Cabeça de Snorkel" (ou Mufla do Snorkel, ou Chapéu de Snorkel, ou Protetor de chuva pra Snorkel...) mais barata que eu já vi a venda
foi na "Garra 4x4", por 35 latinhas: http://www.ciashop.com.br/garra4x4/d...d=&dept_id=160 .
Caso pense em fazer "improvisada mesmo", veja a idéia do CAmaRAda Markito: http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas .
Eu uso, ou melhor, vou usar - ainda não instalei - um "Chapéu" daqueles de trator, pois como o CAmaRAda Drovk,
eu acho mais legal os Snorkels tubulares, mais rústicos e tal... e com o "Chapeuzinho Chinês" fica - pra mim - o "par perfeito"...
Ah, o tal "Chapéu", comprei comprei por 34 "contos" em "Marpas Tratores" (autorizada Valtra/Valmet) aqui em Natal. Segue fotos:
[]'s
Ouvi dizer que, se a captação de ar não for adequada em decorrência da utilização de snorkel, isto poderia ser prejudicial ao desempenho e até causar danos ao motor do carro.
Isto tem fundamento, ou é mais uma desses "mitos" que acabam se tornando verdades?
Da mesma forma ocorre com a instalação do escapamento alto. Uns dizem que é necessário para atravessar alagados, outros dizem que não e que esta prática ainda prejudica a performance.
Vai entender.....
Pesso All.
Sei que este fórum é muito antigo, mas estou querendo preparar meu humilde soviético pra encarar umas águas por aí de vez em quando e por isso estou dando uma olhada por aqui.
Moro no Rio de Janeiro e passo pela Praça da Bandeira todo dia, só quem conhece sabe como é aquilo; qualquer chuvinha e já era, alaga tudo mesmo. Dai fico com receio de numa situação dessas, querer tirar uma onda e acabar pagando mico.
Já tinha pensado em colocar a entrada de ar pra dentro da cabine, pois acho q seria uma opção bem fácil, prática e não me imagino em situações em que chegue ao ponto de dirigir como se estivesse dentro de uma banheira, então acho que ali seria bem seguro e além de tudo limpo.
O que me fez desistir da idéia é a possibilidade de o motor morrer por um motivo qualquer e acontecer um retrocesso no sistema de gases que acabe jogando ar sujo pra dentro da cabine e asfixiando todo mundo. Por isso gostaria de saber se no decorrer desses anos já aconteceu algo parecido ou alguém tem algum conhecimento a respeito.
Em outras palavras, meu caro Josino:
Quem já fez esse tipo de adaptação, depois de ter colocado em prática por algum tempo, será que faria de novo?
Por favor, pode responder sinceramente.
Abçs.
Não é só o snorkel que se faz necessário para um veículo a gasolina transpor regiões de alagados com segurança. O sistema de ignição se molhar babau! (claro que o prejuizo e diferente de um calço hidráulico, que mesmo com o snorkel pode acontecer se o veículo morrer e a água seguir o fluxo contrário - leia-se escapamento - já passei por isso!!!).
Agora colocar a entrada de ar dentro da cabine é uma boa idéia, não pelo retorno de gases (que poderá acontecer no caso citado de molhar a ignição) mas sim pelo barulo. Já escutou o barulho da entrada de ar do snorkel?
Esse sistema de cortar o capô acho melhor do que o que corta a lata abaixo do para brisa, pois esta é uma lata estrutural no caso do niva. Além disso um sistema DIS na ignição (se for o que falam e vemos nos vídeos - nunca usei) e o snorkel, devem resolver a maioria dos seus problemas.
Abraços
Fábio
Camaradas ; perto do meu serviço ta rolando toda quarta feira um encontro de jipeiros , e tenho reparado , principalmente nas Land Rover que existe uma peça parecida com um flange desses de cx dágua que faz a ligação entre a parte interna e a parte externa do carro , ao meu ver essa peça funciona como um reforço para a lataria então quando for fazer meu Snorkel quero colocar algo parecido , e mais , não vou cortar o capô não , vou cortar a lataria acima da bateria (como no site NIVAS GERAIS ), pois se ocorrer algum problema fica mais fácil de solucionar ja no capô a coisa complica!!!
Olá!
Complementando o que o Shutter4x4 disse: tipicamente, o distribuidor se situa em um ponto (bem) mais baixo do que a entrada de ar do carburador ou filtro, de forma que usualmente o motor pára de funcionar por causa da água, ou mesmo umidade, que atingiu a parte interna da tampa do distribuidor, antes mesmo de ser aspirada água. Se água entra no(s) cilindro(s), e não precisa ser muito, o motor parará provalmente com um dano mecânico por causa de um calço hidráulico.
"Com alguma sorte", o motor "só" rateia e perde força por causa da águia no distribuidor.
Com relação à quantidade de água que não precisa ser muita para causar um estrago no motor, façamos umas contas simples. Tomemos como exemplo um motor 1,6 litro (1600 cm3) com 4 cilindros. Logo, cada cilindro tem volume de 0,4 litro (400 cm3). Arbitrando uma taxa de compressão de 9:1, algo muito próximo da realidade de muitos motores menos recentes, Significaria que o volume da câmara chegaria a 0,044445 litro (44,445 cm3). Mas nem precisaria 44,445cm3 serem aspirados! Qualquer quantidade de água que efetivamente entrasse no cilindro aumentaria a pressão na câmara, podendo atingir valor tão alto que danificaria algom ainda que a câmara não ficasse 100% cheia de água.
Para quem pretende ou precisa enfrentar nível alto de água, snorkel é uma necessidade, supondo que a questão da ignição tenha sido devidamente tratada, a não ser que seja um motor movido a diesel.
Disel, gasolina, álcool GNV etc, a travessia de água funda requer ou pode requerer outras medidas preventivas e/ou corretivas.
Abraço!
Completando as respostas sobre outros pontos críticos na travessia de áreas alagadas , os diferenciais e se não me engano as caixas de marchas e de transferência também precisam ser preparadas pois apesar de não causarem problemas imediatos na travessia , a entrada de água nestes locais contamina o óleo que precisará ser substituido para não danificar os mecanismos !
e o bagageiro arrume um serralheiro q faz p VC E FICA BOM.