Acoplamento duplo: será a solução?
Alguém conhece e sabe quanto custa o acoplamento homocinético duplo que consta no site do nivasgerais? Será que resolve mesmo o problema da vibração? Me pareceu bem promissor já que meu caso tá crítico...
Segue o link:
http://www.nivasgerais4x4.com.br/dic...a/elastica.htm
Acoplamento elástico homocinético
Citação:
Postado originalmente por
Giuliano Barbosa
Alguém conhece e sabe quanto custa o acoplamento homocinético duplo que consta no site do nivasgerais? Será que resolve mesmo o problema da vibração? Me pareceu bem promissor já que meu caso tá crítico...
Segue o link:
http://www.nivasgerais4x4.com.br/dic...a/elastica.htm
Giuliano, na linha original, creio ser mais viável o acoplamento elástico homocinético feito pelo Jossano, que é cópia do acoplamento que saiu no Niva 95 em diante. Se você não se importa em subsitituir a junta elástica de tempos em tempos, creio ser a melhor alternativa para o seu caso.
Creio que não comentei aqui, mas cheguei a usar um acoplamento mono-homocinético no meu Niva original. Como meu assoalho tava zoado e o eixo de saída do câmbio apresentava uma leve oscilação, não teve como eliminar a vibração. Na verdade, minha impressão foi como a sua, de que a vibração aumentou. Logo em seguida meu câmbio começou a escapar a 1.a, 2.a e 4.a marchas. Pra minha sorte, meu motor original zicou também. Daí, arranquei motor, embreagem e câmbio e doei pro ferro velho. O Beto Kbção colocou um motor de Chevette 1.6 alterado para 1.7, embreagem de Chevette e câmbio de 5 marchas do Chevette, com acoplamento rígido feito por ele também, e finalmente o rodar do Niva ficou liso como um carro de passeio. Mas se tivesse insistido no motor e câmbio originais, hoje usaria a cópia feita pelo Jossano, mesmo sabendo que a junta elástica é menos resistente que a homocinética, comparado ao acoplamento duplo-homocinético.
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Roberto França
Goiânia-GO.