Acredito que não deva ser do Jossano,porque a dele não precisa cortar o eixo.
Giuliano ,o seu continua com a borracha ?
Versão Imprimível
Acredito que não deva ser do Jossano,porque a dele não precisa cortar o eixo.
Giuliano ,o seu continua com a borracha ?
A peça foi devolvida para verificar os possíveis problemas, inclusive os mencionados pelos camaradas; estou no aguardo do retorno para possíveis corrreções.
Anexei uma foto mas ela não estão muito boa. mas dá pra ver o rompimento da coifa com 11,3Km rodados - uns 15 minutos de funcionamento.
O modelo do meu acoplamento não utiliza a borracha.
Com realação ao desbalanceamento, é justamente minha esperança pois não consigo, pelo menos por enquanto,visualizar outro problema.
Realmente uma pequena tragédia o ocorrido, justo agora que tinha conseguido eliminar 80% do ruído interno, melhorar o desempenho, a suspensão- só incomodava um pouco a vibração em faixas determinadas, mas de repente fiquei sem carro :cry: e com um belo abacaxi nas mãos...
Valeu pelos toques pessoal.
Tenho certeza que este rompimento da coifa foi por excesso de graxa, já ví isto acontecer. A graxa colocada na homocinética tem que ser bem pouca.
Tenho este tipo de acoplamento no meu Niva (feito por meu irmão) e não trepida em marcha/velocidade qualquer.
Neste modelo é dispensada a ruela de aço que tem na ponta do eixo da caixa de marchas após o corte do mesmo.
Vejam:http://www.natal4x4.com.br/uniao.htm
Neste caso não foi só os 11,3 km ou 15min e sim as RPM. Quanto ao escape das marchas há muitas varáveis.
Dá uma olhada em: http://www.niva4x4.com.br/manutencao/vibracao.htm quem sabe pode lhe ajudar um pouco.
Obrigado Flugêncio mas eu já conhecia o link, aliás pesquisei tudo que consegui sobre Niva antes de comprar o meu, por isso tamanha decepção com o acoplamento, que, não só piorou a vibração, como causou um problema no câmbio (antes o carro estava muito bom).
A questão dos min ou km eu coloquei como uma referência para as rotações, sendo que mal cheguei a 3500rpm pra coifa estourar.
Na verdade ele já estava acostumado com o que tinha lá, agora fez beicinho, mas tenha calma que vc resolve este problema. "Muita calma nesta hora"
Giuliano,
Já tive a pouco tempo atrás problema com o rompimento da coifa da homocinética da caixa. No meu caso foi com a original do Niva 98. As coifa encontradas no mercado eram maiores que a original e em pouco tempo se rompiam fazendo vazar a graxa da junta. Acredito que a força centrífuga atuavam na coifa que se expandiam devido a elasticidade e acabavam batendo em algum ponto e se rompiam. Acabei fazendo uma coifa em couro de vaqueta que já esta lá há 6 meses beleza. Soube depois que a coifa da homo do Golf dá lá certinha. Quanto a questão do alinhamento dinâmico é importantíssimo que seja feito na ocasião da instalação da homo ou da junta elástica. Estou anexando aqui o manual de instalação da homo do Jossano (mesmo sem pedir autorização a ele) que é bem completa e elucidativo. Ele serve pra qualquer tipo de junta até a sua (que pela foto já saquei a origem).
Sdçs
Bom, não tenho (ainda) o acoplamento homocinético, contudo, baixei o manual por curiosidade. :mrgreen:
No entanto, não entendi uma parte (o ítem 8, anexado abaixo):É pra engatar a reduzida ou deixar em "direto" (normal)? :pensativo:Citação:
8 - Engate a reduzida na posição normal, coloque uma quinta marcha e acelere até 4000 - 5000 RPM por 1 ou 2 minutos.
Ou quando ele fala em "reduzida", está se referindo a "caixa de transferência" (caixa de redução), devendo a alavanca ficar em "direto" (sem reduzir), é isso? :pensativo:
Outra coisa: Caso a alavanca da redução NÃO esteja em "neutro", ao engatar a 5ª marcha e acelerar entre 4000-5000 RPM, aciona-se a embreagem... Ou não?
Lembrando que os cardans ainda estão desconectados...
[]'s confusos...
RAR, obrigado pela contribuição!Também fiquei com esta dúvida do Luciano...
E a quarta marcha que passou a escapar, pode ser devido ao excesso de vibração ou tem "outros fatores"? :?::?: Não mexi em nada além do necessário para trocar a união homocinética...
bem amigo, como ja desmontei e montei algumas vezes o cambio do meu Niva , vou tentar esclarecer :
A quarta marcha é mais vulnerável a escapar por que esta acoplada no eixo piloto .
A luva de engate fica no eixo piloto , que é do tipo flutuante .
Ela escapa em 90% dos casos quando a luva de engate não acopla direito , e não tem nada a ver com problema de fresagem dos dentes .
A quarta escapa nos seguintes casos :
1- desalinhamento do eixo pilioto em relação a caixa seca , e com rolamento de agulha do volante do motor.
Solução , verificar se não trincou a caixa seca , ou se os parafusos de fixação da caixa seca / motor não afroucharam.
2- Quebra do anel cônico que apoia o rolamento do eixo piloto .
Este sevre para apoiar o rolamento no sentido axial e quando vibra muito o carro , costuma quebrar , aí o eixo fica desalinhado e quarta escapa .
Solução : retirar o cambio e soltar a caixa seca . Ele fica entre o cambio e caixa seca
3- Quebrou parcialmente o rolamento do eixo piloto .
Aí , tem que desmontar tudo mesmo .
Marcio, muitísssimo obrigado! Ainda bem que tem informação e solidariedade de sobra aqui no forum senão eu desistiria....ser leigo é dose, tô vendo que ainda vou apanhar muito do meu Niva!
No meu caso acho que ocorreu o descrito no item 2:
2- Quebra do anel cônico que apoia o rolamento do eixo piloto .
Este sevre para apoiar o rolamento no sentido axial e QUANDO VIBRA MUITO o carro , COSTUMA QUEBRAR, aí o eixo fica desalinhado e quarta escapa .
Solução : retirar o cambio e soltar a caixa seca . Ele fica entre o cambio e caixa seca
Este anel cônico tem pra vender? Tem algum "similar nacional" que possa cumprir esta função?