Ratifico os dizeres do Natal. Há um tempo atrás disse tudo isso, caso queiram procurar, o Fórum está a disposição para ser pesquisado. Abraços.
Versão Imprimível
Ratifico os dizeres do Natal. Há um tempo atrás disse tudo isso, caso queiram procurar, o Fórum está a disposição para ser pesquisado. Abraços.
Fizemos um desses para um camarada nosso daqui de Goiânia-GO. Mantivemos o acoplamento homocinético que ele tinha só para não ter que usinar algo mais, o que encareceria o projeto. O objetivo era eliminar as trincas do assoalho e a vibração... e o objetivo foi alcançado ;-)
Como a maioria dos demais 4x4 o acoplamento é rígido, ou seja, a caixa de transferência é apenas uma extensão da caixa de câmbio, fizemos o mesmo para o Niva. Para câmbio de Chevette é mais simples ainda.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO
Nem tinha observado isso hehehe
Mas geralmente o lado da luva deslizante fica do lado da caixa de transferência sim, mas como as flanges dos dois lados são iguais, passou batido na montagem. Vou avisar o camarada Evaristo, dono do carro ;-)
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Pessoal,
Acabei abrindo um tópico sobre este mesmo assunto :oops: :oops: :oops: . Minha decisão pela compra do acoplamento do Jossano foi por ser exatamente cópia do original em uso até hoje na Rússia e ser também o mais barato (preço + frete).
Sdçs,
Ruben... já instalou o acoplamento??
Ops... fiz a pergunta e só depois me liguei que o teu é 98, então já tinha acoplamento de fábrica... de qq jeito, pq tá trocando o seu?
Alguém que tem niva com cruzeta e colocou o acoplamento: Melhorou na vibração perto dos 100km/h? Diminuiu o barulho? (ou nao tem nada a ver?)
Gustavo,
Tem tudo a ver sim. A vibração acaba sim, mas tem que alinhar a caixa de transferência também. Eu ainda estou utilizando a minha original. Tive um problema no ano passado, coisa de meter o Niva aonde não deve na trilha, que arrebentou a coifa da homocinética e aí já viu né!! a graxa foi pra pqp! e a homo travou... Consegui num cara conhecido que recupera homocinéticas arrumar a gaila (tinha partido) e recondicionar a mesma. Mas daí arrumar uma coifa pro tamanho da homocinética tava difícil. Volta e meia a coifa adaptada estourava e lá ia eu de volta pro mecânico. Da última vez, aqui mesmo no forum alguém sugeriu usar couro. Taquei couro de vaqueta (que é bem flexível e resistente) e tá lá até hoje. Neste interim procurei pesquisar as esperiências tupiniquins. A do R. Barcelar e boa mas é cara, a do Cassiano, tenho lá minhas dúvidas... Acabou que encontrei a do Jossano no MLivre, fiz contato e me pareceu ser a mais convincente por ser, como já disse, cópia da original. Tou com ela lá paradinha esperando na prateleira. Falou!!!:) :) :)
Sdçs,
Prezados Camaradas, tive problemas sérios com a instalação da união homocinética... a vibração era o único "problema" do meu Niva, agora vi que alguma M. muito grande aconteceu.:putz::putz:..
Vou ocultar a identificação do fabricante da peça, até mesmo porque o mesmo está tentando solucionar o problema, já enviei a peça pra ele de volta pra avaliar. É o mais ético a fazer até que se chegue a uma conclusão.
Entçao vamos lá...vou postar abaixo as minhas percepções sobre o ocorrido... quem sabe alguém possa dar uma luz!:idea:
1 - Antes, o Niva só vibrava em 1a e 2a marchas e entre 85 e 95Km/h (antes da instalação da união homocinética);
2 -O carro rodou apenas 11,3Km com seu acoplamento, quando a coifa se rompeu, muito provavelmente devido à vibração do conjunto homocinético (o rompimento da coifa NÃO é o maior problema, o problema é que o carro tá vibrando 10 vezes mais que antes de instalar a união e por isso a coifa não aguentou)
3 - Após a instlação a vibração em 1a e 2a marchas desapareceu, porém começou a vibrar já a 40Km/h, quando tira o pé do acelerador ou coloca ponto morto parece que piora;:sad:
4 - A vibração prossegue aumentando até 70Km/h, tornando-se praticamente insuportável (o que não acontecia antes);:parede::parede::parede:
5 - Em terceira com o giro baixo deve ocorrer algum harmônico na subida da rotação que faz o carro vibrar também, chaga a fazer um barulho de painel próximo ao porta-luvas, onde o barulho aumenta demais com o aumento da vibração;
6 - Desacelerando o carro desde 70km/h occorrem algumas vibrações mesmo em ponto morto em velocidades específicas que não sei especificar ao certo (só andei 11,3Km!)
7 - O mecânico relata que o eixo foi reduzido um pouco mais que 10mmm para permitir a montagem do conjunto, do contrário "não caberia";:?:
8 -Outra observação que ele fez (eu só estou relatando pois não sou mecânico): o mesmo acredita que possa ter sido usada homocinética usada no conjunto que me foi enviado, foi só uma observação;
9- Quando montada no Niva, é MUITO NÍTIDO que a peça não gira de forma regular e concêntrica, sendo possível identificar variações angulares consideráveis no conjunto; com isso a caixa de reduzida e outros componenetes chegam a balançar (!) fortemente. :parede:
O ideal seria testar apeça em um Niva que não tenha problema de vibração pois talvez seja algo que só dê pra perceber com ele montado e com carga real de operação; seria a "prova dos 9" mais fidedigna possível.
O problema com a quarta marcha nunca ocorreu antes da instalação da união homocinética, e a despeito da possibilidade de existir desgaste na arruela, acredito que está ocorrendo realmente devido ao problema da vibração que chacolha a caixa de marchas e faz desengrenar.:roll:
De qualquer forma gostaria de saber que arruela é essa, quanto custa, onde comprar e como instalá-la caso o problema persista após eliminar a vibração (isso se conseguir eliminá-la)
Estou anexando algumas fotos e um vídeo... não sei se será possível notar o problema, mas lhe garanto que dá medo ver como balança tudo por baixo!:parede:
Observo que não há problemas de ajuste de posição e/ou rigidez da caixa de reduzida ou outro grave problema que possa causar a enorme vibração relatada no meu carro. Rodei com ele milhares de Km com vibrações suportáveis e moderadas sendo que após um cuidadoso serviço de reforço da caixa de reduzida meu Niva até teve sua vibração reduzida :concordo: (antes da instalação da união homocinética)
Acredito que a hipótese de humana na montagem também é remota, meu mecânico possui mais de 20 anos de experiência com jeeps, sendo que o mesmo já realizou com perfeição serviços bem mais complexos em outros veículos, inclusive meus. Pior é que ele já mexeu em Nivas 10 vezes piores que o meu e falou que não havia o problema da vibração!
Também as hipóteses de excesso de graxa e desalinhamento grosseiro da caixa de reforço podem ser eliminadas, pois o mecânico teve o cuidado de observar o posicionamento antes da desmontagem e realizou todo procedimento corretamente para a instalação.
O mecânico relatou que da primeira vez que montou ele montou o conunto juntamente com os coxins do Corsa, houve atrito entre os dois eixos pois o pedaço que cortou havia sido pequeno; entretanto isso foi prontamente corrigido e ele voltou com os coxins originais -pois os do Corsa não permitem regulagem de posição- e então ele diminuiu ainda mais o tamanho do eixo (total 18-20mmm) de forma a evitar este contato.
E aí, alguém se habilita?! Onde estará o(s) problema(s) que estão me tirando o sono...estou realmente transtornado com o problema... gastei uma bela grana pra estragar o carro:oops:... e para voltar com tudo original e a união original 98> o orçamento fica em R$860, fora frete e mão-de-obra!:(
Giuliano
Cade as fotos e o video?
Camaradas,
Antes de tudo devo salientar que este nao é um dos meus filhos.
Pelo que vc falou e pelo conhecimento que tenho, a peça esta fora de centro. Pode acontecer na hora de soldar, pois com o calor apenas em um ponto a peça pode empenar e ai nao tem o que fazer.
Quanto a coisa, ten dois esquemas para ela nao estourar. Uma é cortar a coifa e fazer uma colada, diminuindo o tamanho.. a outra é uzar aneis de borracha em cada gomo evitando que ela se deforme.
Boa sorte Giuliano
Se falar qual o modelo do acoplamento teremos uma idéia melhor. Do Natal4x4 ou do Jossano?