Caro colega, coloca de novo o acoplamento de borracha , alinha bem o conjunto e voce nunca vai ter problema com isso e vai ficar feliz .
Trabalho com Industria e posso afirmar que em acoplamentos de motores e redutores acima de 1800 ou seja 3600 rpm , o TOP de tecnologia é usar acoplamentos Flexíveis ,auto alinhantes por deformação da borracha , tais como o do Russo .
Usar acoplamento homocinético , é estar caminhando para tráz , como os antigos de engrenagem da Falk , aí o alinhamento tem que ser com estroboscópica e análise das vibrações .
O meu Niva com o motor ap 2.0 vibra muito pouco em primeira e segunda e nunca quebrou o acoplamento .
Quando acontece uma decepção dessas com certeza dá uma desanimada boa. Mas não largue mão por isso não, ás vezes é até bom pra aprendermos algo. Uma coisa que eu aprendi é que modificações nunca são tão fáceis, simples e boas como parecem ou todos comentam. Outra coisa, quase nada é plug'n'play no niva. Sempre tem um ajuste daqui, um calço de lá, etc. Então, procure saber bem sobre a adaptação que irá fazer e pesar seu custo benefício e sua REAL necessidade. No mais um grande abraço e melhor sorte da próxima!
A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
Fábio.
Giuliano, Infelizmente continuas sofrendo com o “poblema” da vibração do acoplamento homocinético. Agente aqui fica torcendo para que consigas chegar a um resultado satisfatório, mas... Como já disse lá atrás o Márcio Rossetto, este tipo de acoplamento que não usa o acoplamento elástico só funciona quando está tudo bem alinhadinho. Esta é a minha opinião também. Parece que o seu mecânico durante a instalação, não aproveitou as dicas do manual do Jossano que anexei aqui, porque se o tive seguido os passos indicados no manual, teria observado as vibrações com o veículo parado. Não culpe o Niva se o seu mecânico não consegue resolver o problema! A vibração como descreveste tem que acabar seja com acoplamento homocinético, seja com acoplamento elástico com cruzeta! Vou te passar o tel. do Dinho (meu mecânico) 21-81256573 / 21-2561-7874, se te interessar liga pra ele, vem pro Rio e seja feliz! Sdçs,
[quote=robertofs;423162]Peter, só a sentido de rotação para os retentores porque, se considerar a posição de montagem, o de atrás estará a 180 graus dos da frente, e nessa ótica haverá sim inversão das rotações.
Mas o que gerou esse saudável discussão foi a aplicação de forças sobre os calços do suporte da caixa de transferência, e acho que posso continuar afirmando que não há qualquer equilíbrio em função da inversão de rotação, uma vez que ela não existe, pois os cardans giram no mesmo sentido, logo, o sentido de rolagem será sempre oposto ao sentido de rotação dos cardans, e sendo assim, um lado do assoalho tenderá sermpre a ser puxado para baixo, ao passo que o outro lado tenderá a ser empurrado para cima, andando para frente.
Roberto, A afirmação de Jossano quanto aos esforços ou momento torsor atuantes nos diferenciais (central, dianteiro e trazeiro) tenderem a se anular está correta. As fixações são meros apoios, podendo eventualmente sofrer esforços quando ocorrem desalinhamentos ou vibrações. Putz! agora saiu... Sdçs,
Giuliano, estou em Itatiaia e sofri por dois anos e meio esse problema, quase desisti do carro e virei "mechanico" numa obseção para resolver o problema, e depois de criar até gabaritos consegui resolver o problema que era simples, mas não conseguia ver (Cheguei a viajar 8000Km com essa vibração - quase enlouqueci...ou enlouqueci? Agora tenho dois Nivas....é, enlouqueci!)
Meus tels. são 021-8221-9853 ou 24-3352-2113.
Venha pra cá e vemos isso de perto. Me liga e marcamos.
Giuliano, estou em Itatiaia e sofri por dois anos e meio esse problema, quase desisti do carro e virei "mechanico" numa obseção para resolver o problema, e depois de criar até gabaritos consegui resolver o problema que era simples, mas não conseguia ver (Cheguei a viajar 8000Km com essa vibração - quase enlouqueci...ou enlouqueci? Agora tenho dois Nivas....é, enlouqueci!)
Meus tels. são 021-8221-9853 ou 24-3352-2113.
Venha pra cá e vemos isso de perto. Me liga e marcamos.
Eu recomendaria um teste bem simples, mas que pode ajudar a visualizar algum problema que ainda não foi detectado:
1) Coloque o carro sobre cavaletes, tirando as 4 rodas do piso;
2) Coloque a caixa de transferência em neutro;
3) Ligue o motor, deixo-o em marcha lenta, engate 1.a marcha e solte a embreagem;
4) Entre por debaixo do carro, e observe o movimento do acoplamento. Verifique se a flange que sai do câmbio não apresenta alguma oscilação, bem como a flange da caixa de transferência. Se essas flanges apresentarem alguma oscilação pode ser que o eixo do câmbio ou eixo da caixa de transferência estejam empenados, ou as próprias flanges de conexão, o que contribuiria para a ocorrência de vibrações, mesmo tendo feito o correto alinhamento das caixas. E se já existia algum empenamento, certamente o acomplamento elástico seria mais eficiente para amenizar as vibrações resultantes desse possível empenamento;
5) Não verificando qualquer oscilação no acoplamento, então engate a reduzida na caixa de transferência;
6) As rodas irão girar, e abaixando-se de lado do carro, observe se há alguma oscilação dos eixos cardans que vão para os diferenciais. Se haver alguma oscilação dos eixos, em velocidades mais altas pode causar vibrações.
Valeu mais uma vez pelas dicas pessoal, vou seguir tentando solucionar o problema, não vou desanimar tão facilmente não.
Maurício, vou tentar te ligar pra gente combinar. Pelo que você relatou você é o cara certo pra ajudar nesta "missão"!
Alguém conhece e sabe quanto custa o acoplamento homocinético duplo que consta no site do nivasgerais? Será que resolve mesmo o problema da vibração? Me pareceu bem promissor já que meu caso tá crítico...
Segue o link: http://www.nivasgerais4x4.com.br/dic...a/elastica.htm
Alguém conhece e sabe quanto custa o acoplamento homocinético duplo que consta no site do nivasgerais? Será que resolve mesmo o problema da vibração? Me pareceu bem promissor já que meu caso tá crítico...
Segue o link: http://www.nivasgerais4x4.com.br/dic...a/elastica.htm
Giuliano, na linha original, creio ser mais viável o acoplamento elástico homocinético feito pelo Jossano, que é cópia do acoplamento que saiu no Niva 95 em diante. Se você não se importa em subsitituir a junta elástica de tempos em tempos, creio ser a melhor alternativa para o seu caso.
Creio que não comentei aqui, mas cheguei a usar um acoplamento mono-homocinético no meu Niva original. Como meu assoalho tava zoado e o eixo de saída do câmbio apresentava uma leve oscilação, não teve como eliminar a vibração. Na verdade, minha impressão foi como a sua, de que a vibração aumentou. Logo em seguida meu câmbio começou a escapar a 1.a, 2.a e 4.a marchas. Pra minha sorte, meu motor original zicou também. Daí, arranquei motor, embreagem e câmbio e doei pro ferro velho. O Beto Kbção colocou um motor de Chevette 1.6 alterado para 1.7, embreagem de Chevette e câmbio de 5 marchas do Chevette, com acoplamento rígido feito por ele também, e finalmente o rodar do Niva ficou liso como um carro de passeio. Mas se tivesse insistido no motor e câmbio originais, hoje usaria a cópia feita pelo Jossano, mesmo sabendo que a junta elástica é menos resistente que a homocinética, comparado ao acoplamento duplo-homocinético.