Acredito que ficaria grande demais e o barulho do motor perto da cabeça...
Versão Imprimível
Acredito que ficaria grande demais e o barulho do motor perto da cabeça...
Prezados, não estou entendendo a necessidade de reinventar a roda.
Neste mesmo tópico já existem receitas consagradas que funcionam muito bem.
Utilizando um compressor de carro 1.0 (ex.: Compressor DENSO mod. 10108), evaporador colocado embaixo do painel no lugar do ar-quente utilizando as saídas de ar originais (empresas de refrigeração de autos confeccionam a caixa sob medida - NÃO É GELA SACO) e demais traquitanas (condensador, filtro secador, mangueiras de gás AP e BP, pressostato, termostato, etc).
Quem tiver $$$ pode deixar o carro numa Refricenter da vida e pegar prontinho uns dois dias depois.
Quem tiver $ pode conseguir a maioria das peças em desmanches.
Simples assim. Não esqueçam que quanto mais "firulas", maiores as chances de problemas. As melhores opções, via de regra, são as mais simples.
Buenas!
Achei este site:
http://www.refrijet.com.br
Tem muita coisa.
Vou verificar se fazem um sistema sob medida para o Niva.
Abraços,
Jfranck:concordo:
Kamaradas
No meu caso, a idéia era aproveitar um compressor, condensador e secador que já tenho por aqui...faltaria o evaporador e um outro condensador pois o que tenho é enorme...
Nesse sentido a caixa evaporadora tem como vantagem a meu ver que já tem tudo integrado junto, mais fácil pelo meu entendimento e ainda manteriamos o ar quente... de sp e indo pro sul o frio pega as vezes
Agora no caso de aproveitar a caixa do ar quente, teriamos obrigatoriamente que arrumar um painelzinho de controle do ar...(problema tbm)
a encrenca mesmo é arrumar um suporte e uma polia dupla
Vasquez
Bacalhau, a intenção é manter o ar-quente, por isso a idéia da caixa evaporadora num console de teto.
Vasquez, existem umas caixas evaporadoras próprias para o teto... veja no link: http://www.refrijet.com.br/novosite/...pagina=2&id=6#
É o modelo Jet 108 e 168... acredito que devem ter isolamento acústico para reduzir o barulho do motorzinho.
Chedid, fui lá na Euroar e o proprietário estimou algo em torno de R$4.000,00 para instalar ar-condicionado no Niva... ele disse que tem uma caixa evaporadora que pode ser instalada na parte de trás do Niva (ele fez isso numa Envemo)... o único problema é que ue terei que correr atrás de alguém que faça o suporte para o compressor.
O problema do suporte é que tem de ser bem feito pq senão toda vez que vc for trocar o óleo e trocar o filtro, vc terá de tirar o filtro de óleo tb. Me falaram que havia na penha (RJ ) um cara que fazia para as autorizadas lada e ja tinham o molde do suporte. Vou pesquisar, talvez o Flu-flu saiba de algo.
Valeu, Marcelo! Se tiver o molde desse suporte, já serão umas latinhas a menos para instalar o ar-condicionado. Em Novembro tiro férias e pesquisarei mais a fundo a instalação de AC, preferencialmente para reduzir o custo de instalação. A intenção não é reinventar a roda, mas, sim, instalar de uma forma a não perder o ar-quente (é, já fui para o Sul, mais exatamente em São Joaquim... brrrrrrrrrrrrrr). :concordo:
Renato, realmente barato não é, mas se for uma adaptação bem feita, valerá cada latinha gasta.
Gil, não tô te reconhecendo?!?!?! Achei que vc fosse adaptado da originalidade do Niva, um xiita como eu... rsrsrs... :mrgreen:
Não sei em comparação a preço se é melhor ou não que essa empresa citada de sorocaba, mas em conhecimento técnico e honestidade........
Nessa empresa citada eu levei um omega pra fazer um orçamento e os caras simplesmente foram colocando no orçamento um monte de peças que tinha de trocar para adaptar o gás do omega ao gas moderno (se não me engano do r12 para r134a). Ficou uma mixaria (800,00). Inclusive não detectaram nenhum vazamento. Na ambiente frio eles constataram que essas peças já tinham sido trocadas para o gas moderno e o único problema era um minúsculo vazamento na caixa evaporadora (não constatado na outra oficina). Se fosse fazer esse serviço todo ficaria em 480,00 (com a troca da peça). Como só dei a carga de gás ficou em 120,00. Isso já tem mais de 6 meses. Mas sei que está fraco e que vou ter de trocar a peça mais pra frente. Então galera, pelo menos pesquisem e conheçam o serviço antes.
A ambiente frio fica na Nogeira Padilha 1505. Mas atenção, no meu caso eu gostei, o mesmo pode não valer pra vocês ok!
Abraços.