3 Anexo(s)
Ferraduras para o Pangaré
Papa-Terra e Gil, não fui claro na minha colocação.
1º ponto
Quando eu comprei o Pangaré, ele veio calçado com quatro pneus 225/70 R16.
Embora praticamente eu não tenha rodado com ele (60Km de estrada asfaltada, mais um pequeno passeio em um estrada de terra toda esburacada, com pedras, sem lama e muitos desníveis) o motor me pareceu aceitável (primeira experiência com NIVA), impulsionando bem a viatura (no passeio na estrada de terra iam três adultos e três pré-adolescentes, ou seja um peso razoável) e em nenhum momento os pneus roçaram na estrutura. Parece-me que as suspensão foi levantada, pois tem uns calços de borracha. (Ver fotos anexas). Visualmente e na minha opinião, esses pneus estão "proporcionais" com a altura e o tipo de carro.
2º ponto
Se no Sudeste as opções de pneu R16 são bem limitadas, imagine aqui. Além disso, eu estou com quatro pneus recondicionados pagos há alguns meses, pois eu havia comprado um CJ5 (que devolvi por problemas de documentação) que precisavam de pneus. Uma das opções de recapagem é essa que postei aí atrás, ficaram de me mandar outras amostras, mas não sei quando e se vão chegar. O desenho me pareceu semelhante ao de diversos pneus de uso misto e nas carcaças do Pirelli Scorpion vão ficar um pouco mais finas, mas pouca coisa. Então, talvez se adaptem bem ao uso que pretendo dar para eles. Esse tipo de recapagem tem sido utilizada em várias D-10, D-20 e outras caminhonetes que por aqui fazem transporte de passageiros, tanto em estradas de terra como asfalto e me foi assegurado pelo borracheiro (que até hoje tem-se mostrado uma pessoa confiável) que tem boa durabilidade e baixo nível de ruído no asfalto. Segundo ele, a recauchutadora faz um rigoroso teste nas carcaças, tendo reprovado várias aparentemente boas, além de dar garantia.
Mas, ainda assim, gostaria da opinião dos meus capacitados camaradas do Fórum, principalmente no que se refere ao desenho da amostra.
Além disso, pegando um gancho na resposta do Gil, pergunto: A roda da F1000 pode ser adaptada no NIVA, aumentando-se no torneiro o furo (êpa) central? Ela é R15 ou R16?
E aí, Papa-Terra, tem pescado muito ou depois que começou a futricar no NIVA nunca mais usou a vara (ops, sem triplo sentido) ?
Zabumbas recauchutados.