Assinando o tópico para acompanhar e quem sabe passar algumas dicas...
Ainda não entendi a necessidade converter os eletrônicos em mecânicos.
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Assinando o tópico para acompanhar e quem sabe passar algumas dicas...
Ainda não entendi a necessidade converter os eletrônicos em mecânicos.
Acho que a transformação do eletrônico em mecânico é possível mas mais trabalhosa que parece. Eu não me aventuraria nesta transformação, acho mais vantajoso, se possível, vender todas as partes eletrônicas e levantar recursos para compra de um mecânico usadinho.
Sei lá, já fiz muitas transformações desde minha adolescência, muitas não valeram a pena e outras valeram. Não faria essa, mas cada um tem suas necessidades e condições, né?
Daniel,
O volante bi-massa soldado não tem o mesmo peso do rígido, portanto funciona mas é uma solução paliativa. Quando for possível coloque o rígido ou o bi-massa novo. Outra coisa, é necessário verificar se soldaram apenas ou balancearam também. O balanceamento após a solta é obrigatório.
Abs.
"Acho que a transformação do eletrônico em mecânico é possível mas mais trabalhosa que parece."
Olá Trotta, tudo bem?
Andei sumido porque estava batendo cabeça justamente com esta transformação.
O motor está todo desmontado e eu estava montando. Comprei as brozinas std. Nada vai pegar passe, apenas as camisas foram "brunidas". Os moentes da biela deram 54,98 (mínimo para continuar std; tabela para std = 54,98 a 55,0). O mancal deu 70mm (tabela para std = 69,98 a 70,0).
Agora, a bronca...
Acreditam que todas as engrenagens são diferentes? Eu ia colocar as engrenagens do mecânico, que já tenho, no bloco do eletrônico.
Só que a MWM fez o favor de colocar até a engrenagem do virabrequim levemente diferente, e esta não dá para trocar. A engrenagem do mecânico é levemente inclinada, enquanto a do eletrônico é 100% paralela ao solo.
Agora, eu tenho o virabrequim do mecânico, mas já está tudo instalado com o eletrônico... E o vira do eletrônico está ok, standard ainda. O outro terá que pegar passe, com a consequência de ter que comprar todas as bronzinas 0,25. Ou seja, uns R$400 só para usar a outra manivela...
A saída que estou vendo é justamente utilizar as engrenagens do eletrônico e soldar a bomba injetora na engrenagem da bomba de alta.
Alguém sabe se dá para trocar a engrenagem do vira?
Será que a relação da engrenagem de transferência com a bomba de alta tem a mesma relação que a transf. bomba injetora? Estou muito desconfiado até sobre isto... Se for diferente, é mentira quem disse que instalou sem trocar todas as engrenagens e o virabrequim. A b. injetora jamais ficaria no ponto se a relação não for a mesma.
O sprint está "queimando" a MWM... Por que será que os "inteligentes" dos engenheiros perderam tempo trocando a orientação de todas as engrenagens?
Não dava pelo o menos para deixar a engrenagem do vira igual????? É cada coisa! Acho que fazem esta m* só para mostrar serviço. Com certeza o MaxxForce 3.2, que está vindo aí, deve ser o mesmo motor, só que com todas as engrenagens trocadas...
"Sei lá, já fiz muitas transformações desde minha adolescência, muitas não valeram a pena e outras valeram. Não faria essa, mas cada um tem suas necessidades e condições, né?"
Estou sentindo-me mais a vontade em trabalhar com bomba injetora.
A vtr até está com central, que é um item dos mais caros no sistema eletrônico. Faltaria apenas a bomba de alta e os bicos para deixá-lo eletrônico.
Mas sabe quando tu não quer aquilo eletrônico... Mecânico é até melhor para lama, mais confiável também. E, neste caso, é mais fácil funcionar, já que lá não tem chaves e pode ter alguma central de abs, airbag ou algo assim surrupiado. É necessário algo que funcione independente dos outros sistemas da vtr.
Inclusive esta semana achei uma bomba de alta em excelente estado num ferro velho. R$1700, exatamente mesmo preço que estou pagando para instalarem a b. injetora. Mas... vamos colocá-lo mecânico.
Segue a ficha do MaxxForce 3.2 (a forća deve ser a mesma do SPRINT, só que 3.2l e, com certeza, com as engrenagens trocadas! he he):
Euro V - EGR / Proconve P7
Desempenho com alta tecnologia.
O novo Motor MaxxForce 3.2, oferece eficiência no consumo de combustivel, elevado torque e potência em diferentes faixas de rotação. Utiliza o sistema EGR para atender às mais rígidas normas de emissões.
Principais Características
- Novo cabeçotes 16V "cross flow", SOHC
- Sistema de Injeção Common Rail com 1.800 bar
- Turbo Dual Axle, VNT
- EGR refrigerado de alta eficiência
- Trem de engrenagem traseiro
- Especificações
Segmento: Veicular
Aplicação: Picapes, SUVs, Vans, Caminhões Leves e Miniônibus
Daniel
Pelo que eu sei, eu Maxx 3.2 é um projeto novo, derivado do Sprint 2.8, mas nao tem nada a ver com o projeto original do Sprint. (detalhe: esse não é o motor da nova Ranger...)
Eu entendo pouco de mecânica do Sprint, mas se as engrenagens foram modificadas foi por uma razão. As pessoas tendem a acreditar que um motor eletrônico é a mesma coisa do mecânico o que não é exatamente verdade em razão das diferenças de injeção e a pressão que trabalha o motor (taxa de compressão).
Outra: eu nunca ouvi falar de um carro eletrônico que tenha dado problema na trilha por causa de eletrônica (ECU, bicos, fios, etc...) - pode até existir. O mais comum mesmo é quebra de ventoinha do motor, acompanhado do radiador e condensador...
Mais numa coisa você tem razão: a manutenção do mecânico é bem mais fácil. Pra começar você já economiza com os bicos, ECU, bomba de alta e não precisando ter um scanner do Dealextreme.
Olá Lucas, tudo bem?
Quando você fala nas engrenagens, todo o tempo, refere-se as externas ao bloco, não é? Refere-se a engrenagem que fica nas bombas, não é? Ou refere-se as engrenagens de dentro do bloco?
Estava pensando numa forma de colocar a engrenagem da bomba injetora pegando direto a engrenagem do virabrequim. É possível, porém necessita furar o bloco, para abrir a guia da eng. da bomba injetora. Esta é a única diferença que encontrei nos dois blocos.
No eletrônico, o parafuso da b. de alta entra direto; no bloco do mecânico, a engrenagem da b. injetora tem uma guia, e a respectiva abertura dela no bloco.
É possível colocar a engrenagem da b. injetora direto na eng. do eixo vira do eletrônico, pois, embora os dentes deste seja 100% paralelo ao solo, os dentes do eixo são grandes, e os dentes da bomba injetora são pequenos, embora levemente inclinados (uns 10-15 graus).
É isto que estou querendo, pena que há necessidade de abrir um pouquinho o espaço da guia da rosca no bloco.
Daniel
Você já viu que atrás do motor tem uma porrada de engrenagens de distribuição, certo?
A que eu falo pra alterar é a que vai no eixo da CP3, ao tirar a bomba de alta do bloco a engrenagem sai junto, daí é sacar ela da bomba e fazer o serviço no "miolo", colocando o miolo da BI.
O resto fica do jeito que tá, não é necessário abrir o motor pra fazer isso.
Olá Daniel, tudo ok?
Não sei se vai mexer no diferencial traseiro, mas se estiver programando alguma desmontagem, você poderia confirmar algumas medidas da caixa satelite?, isso para podermos confirmar quais opcões de bloqueio poderemos ter para a Xterra.
Se tiver a intencão de abri-lo me avise que mando as medidas necessárias.
abs
João
Olá Lucas, tudo bem?
"A que eu falo pra alterar é a que vai no eixo da CP3, ao tirar a bomba de alta do bloco a engrenagem sai junto, daí é sacar ela da bomba e fazer o serviço no "miolo", colocando o miolo da BI."
Acredita que entrei numa trilha com uns dez caminhos, porém nenhum "reto"?
Estou muito p* com a MWM por ter relaxado nestes sistemas de engrenagens.
Ocorre que existem 4 sistemas TOTALMENTE DIFERENTES de engrenagens.
Sistemas:
- 1. frontier mecânica
- 2. s10 mecânica
- 3. frontier eletrönica
- 4. s10 eletrônica
O que eu tenho no meu e que gostaria de operar é o da frontier eletrônica. As principais engrenagens (virabrequim e cabeçote) possuem dentes "paralelos". Eu fui atrás da engrenagem da bomba de alta pressão da s10 eletrônica, pensando que encaixaria. Porém esta possui 42 dentes e um ângulo de uns 30 graus, portanto, nem peguei.
Depois de pesquisar no catálogo, consegui localizar a engrenagem da bomba de alta da frontier eletrônica numa auto peças grande daqui, pelo custo 3x mais caro que a mesma da s10... Engrenagens 100% paralelas, porém... 30 dentes e pequena; a engrenagem tem que ter 42 dentes, senão perderá o ponto... Só não entendi como aquela engrenagem pequena seria tocada, visto que as engrenagens que vão no bloco possuem o mesmo tamanho, tanto na s10, quanto na frontier... a capa de trás da frontier eletrônica só pode ser diferente da sua equivalente na s10 (mais uma diferença!), deve "aproximar" mais a bomba de alta ao eixo virabrequim... he he
Vejam o anexo, a engrenagem da s10/agrale eletrônica que pega na bomba de alta é a de código 940703710674 e possui 42 dentes. A mesma engrenagem da frontier, de código 940803710044 possui 30 dentes e é visivelmente menor que a outra... Ou seja, só pode a capa ser diferente também..
A engrenagem que está na bomba injetora que possuo é o da s10 mecânica. Possui um ângulo de mais de 45 graus e também não dá certo na frontier mecânica, cuja engrenagem é de uns 30 graus...
Ou seja...
Vou tentar trocar amanhã com um amigo dono de retífica todas as engrenagens minhas pelas equivalentes da s10, inclusive as do cabeçote... ou tentar localizar a engrenagem do eixo da bomba injetora da frontier, já que possuo todas as outras.
Imagina se eu morasse em outro país ou numa cidade pequena e estivesse tentando funcionar o motor MWM Sprint? Iria gastar horrores para fazer isto funcionar.
A MWM realmente sacaneou neste sistema. Ponto negativo para ela. Realmente não merece ter seus novos motores emplacados em novos carros, está complemente deslocada da realidade brasileira.
Parece que este sistema enrolado foi bolado só para complicar nossa vida!
Rídiculo esta atitude de trocar as engrenagens de um mesmo motor. Se fosse algo de extrema importância, ou trocasse por algo muito melhor... Mas não, apenas muda a orientação de uma porcarias de engrenagens...
Daniel
Colegas,
Estamos tentando funcionar o motor da 166. Ele já está todo montado (fora do carro), com todas as engrenagens da Frontier mecânica.
A situaćão da 464 está ficando cada vez mais complicada. Falta muita coisa. Andaram mexendo no diferencial... Até as roscas do bloco, onde prende o cabećote, parece que não presta. Enferrujou, vai ter que abrir com uma broca 12,5mm, passar o macho M14 e colocar buchas M14 x M12. Hoje ofereceram um golzinho ano 2000 1.0 quitado, com tudo funcionando, em troca dela. E eu ainda poderia pegar o motor... Vou ver...
Algumas coisas q vai precisar para a 464: cardan, 4 vidros -portas e laterais e parabrisa - 4 rodas com pneus, kit embreagem + atuador, radiador, condensador, todas os mangotes, volante do motor, capa, cilindros freio + embreagem; motor: jogo junta, aneis, bronzinas, encamisar + brunimento, coletor escape, bomba oleo, todos os selos
Lá vão alguns números da 166 (desculpe ausência de acentos, pois não está pegando direito no Google Docs):
XTerra 166
R$ 6.000
+ 5% = 6300
+ 250 = 6550
- guincho = R$80
- torcao = 800
- turbina = 600
- retifica (23/12) Bloco - R$100 + 20
- munhao = 400
- bombas: injetora + hidráulico + vácuo + instalaćão R$1700
- jogo disco freio + 4 bicos + filtro oleo + oleo motor (20l) + pivos + jogo junta (14/12) = R$2352
- filtro combustivel + 8 pivos (15/12) = R$424
-chaves boca (23/12) R$30
(21/12) R$25
- kit motor (24/12) = R$381 <- bronzinas std das bielas e dos mancais + aneis
- parafusos + chaves (24/12) = R$32
- chave contato R$40 (chave) + R$45 (outra + deslocamento do chaveiro)
- torno cabećote (26 / 12) R$130
- torno aneis dos bicos (30/12) R$80
- parafusos luvas (30/12) R$60 (caro = parafuso furado da b. injetora = R$20)
(retirado da outra: cardan, motor de partida, capo, duas rodas, cilindro freio e embreagem, platô, volante bi-massa soldado, capa traseira motor, todas engrenagens motor, conexoes, sensor do filtro)
Sei não... melhor comprar uma Xterra rodando, certo?
:pensativo:
Tudo bem Zykao?
Agora que prestei atenção a sua mensagem, estava estressado com as engrenagens (até agora ainda estou tendo problemas com elas).
O que você queria sobre a cx satélite? Posso abrir ele, inclusive está programado a troca do óleo dele.
Agora pouco eu estava tentando colocar a bomba injetora. Ele já pegou com detefon (sem b. injetora), já coloquei inclusive o volante bi-massa soldado que estava na outra vtr.
A configuração está assim:
-> capa traseira frontier mecânica
-> todas as engrenagens (inclusive do eixo) da frontier mecânica
Estranhei ontem que a bomba dagua do mecânico não entrou de jeito nenhum. Entrou a bomba do eletrônico, embora tudo lá fosse do mecânico. A engrenagem da b. dagua do eletrônico é menor, por isto entrou...
Pois bem, a alguns minutos atrás, a bomba injetora não entrou porque a engrenagem dela, de 42 dentes bateu com a engrenagem de dentro. Tirei o volante e a tampa traseira; ocorre que a engrenagem intermediária do mecânico possui diâmetro maior que equivalente do eletrônico OU a posição dos furos é diferente. Estou seriamente achando que a posição dos furos é diferente, vou verificar amanhã e postar algumas fotos.
Agora vai entender porque a MWM mudou a posição dos furos em alguns milímetros... Que saudades de quando eu mexia no maxion 2.8 power stroke da Ranger.
A questão é... como resolver esta bronca... Estou para comprar um motor inteiro já funcionando.
Daniel