Olá Enrico, obrigado pela explicação! Vou buscar uma oficina de confiança por aqui para fazer o diagnóstico.
Caso realmente eu tenha que trocar o kit sincronismo, recomenda alguma marca ou somente original?
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Bom dia amigos!
Tenho uma FRONTIER SE 4x4 2008/2009 144cv manual - 198mil km único dono
Já foi trocado:
Kit volante embreagem e retentor
Kit bombas de embreagem
Reparo em 3 bicos
Mprop nova
Válvula de segurança do Rail nova
Turbina nova
Moduladora da turbina nova
Correias
Rolamentos do alternador e polia novos
Compressor de ac novo
Filtros de combustíveis novos com 5mil km
Filtro de ar novo
Sistema de admissão limpo a 4 meses
EGR ISOLADA
Remap stage 2 rallye
Interruptor de óleo do motor novo
A caminhonete liga e desliga com o motor frio e cospe fumaça branca na primeira partida do dia com motor frio.
Ela demora a pegar quando desliga, hoje demorou 5 minutos.
No scanner não acusou nada e nem aparece nenhum erro.
Muitas pessoas me disseram que era a corrente de comando, mas meu mecânico desde 2016 disse que n, pq ela não bate, não dá nenhum sintoma.
Muito tempo depois, fiz o remap em Abril desse ano pela empresa ACB, de lá pra cá ja rodei em torno 15mil km e esse problema de desligar logo após a primeira partida começou tem 1 mês +\-.
De qualquer forma, já encomendei a corrente de comando. Negócio vai ser se ela não resolver o problema.
Enrico, você é um expert em veículos diesel. Pode me chamar no zap?
79998787801
Ai você estarão agindo errado, estão trocando um componente sem saber se ele realmente é o causador do problema.
Primeiro porque tem como saber se o kit de corrente está com problema, basta ver a dilatação dos tensores, se estiver abaixo de 12mm estaria tudo ok e não causaria nenhum sintoma.
Segundo, via de regra, quando o kit está ruim, quando o motor morre na marcha lenta, pra ligar em seguida ele liga normalmente. Também não solta nenhuma fumaça branca por conta disso.
Existe até um teste rápido que fazemos na oficina pra saber se tem alguma influencia do kit de corrente com isso do motor morrer na marcha lenta, que é desligar o sensor de fase. Se sempre que o motor está na marcha lenta ele apaga, ao desligar o sensor de fase, se o motor não morrer mais na marcha lenta é quase certo que o defeito é o kit de corrente. Aí partimos para desmontar a frente do motor e verificar a dilatação dos tensores. Caso estejam acima de 12mm de dilatação, ai sim passamos pra trocar o kit.
É assim que é feito o diagnóstico dessa parte de kit de corrente.
Enrico, por minha conta e risco troquei a corrente de comando e, pra minha surpresa, não resolveu.
Neste mesmo embalo, troquei o radiador, reservatório e velas aquecedoras.
Alguma sugestão?
Você trocou somente a corrente de comando?
Se sim, fez errado.
O sincronismo conta com duas correntes, a corrente inferior que sai do virabrequim para a bomba de alta, e a corrente superior, que sai da bomba de alta para os comandos.
Trocar apenas uma dessas correntes não é o correto, pois o problema com elas é o desgaste que aumenta a dilatação dessas correntes e faz o motor trabalhar com defasagem entre o virabrequim e os comandos de válvulas.
Outra coisa, não é chegar e trocar peças sem analisar o que está acontecendo. Não existe justificativa pra trocar as correntes caso a dilatação dos tensores esteja adequada.
Então Enrico, foi trocada o Kit de Corrente de Comando. Caminhonete continua morrendo após a primeira partida. E depois tenho que ficar batendo na chave até ela ligar.
Troquei os filtros de combustível mas não houve melhora.
Essa característica de ficar batendo chave "até pegar" acontecia quando eu troca o filtro de combustível.
Ou seja, com a retirada do mesmo perdia a pressão na mangueira até chegar no filtro.
Depois de pegar, tudo normal até a próxima troca do filtro.
Por isso te pergunto: a bomba de combustível está funcionando corretamente?
Fizeram testes com ela?
A mangueira entre o tanque e o filtro está com o circuito desobstruído?
Tentaram fazer um fornecimento de combustível paralelo, para ver se o motor se mantinha funcionando depois de ligar?
Boa sorte na sua busca.:concordo:
Ok, vamos lá.
Deu a primeira partida, ela liga e depois apaga, é isso?
Se sim, pra fazer ela ligar novamente tem que insistir na partida? É isso?
Se for isso, você vai fazer o seguinte teste: Antes de ligar ela, você vai na bombinha que enche o filtro de combustível e vai acionar ela até ela ficar bem dura, o que indica que o filtro de combustível está cheio. Após isso você dá partida. Se o motor manter o funcionamento sem desligar, você está com uma entrada de ar na linha de combustível ou retorno de diesel pro tanque.
Obrigado amigo. Vou esperar o dia amanhecer amanhã para testar com o motor totalmente frio! Obrigado