Concordo com você Paulo, o sensor do Airbag não fica no parachoque, fica dentro do chassis.
Versão Imprimível
Concordo com o amigo ZYKAO, acho que podemos seguir o exemplo do parachoque original na maioria desses modelos SUV.
Eles tem uma capa externa de design apurado e super leve, atrás é que fica a barra de proteção, álias acho que devemos manter a mesma no caso das XTerra.
Essa "capa" externa é que precisamos trocar para ferro, por isso não me preocupo muito com muita espessura na "capa".
No centro, para uma plena fixação, nas armações e nos suportes para não ficar balançando como o original e no suporte embutido do guincho é que deveremos nos preocupar em espessura e resistência.
Também imagino que quanto mais espessa for a chapa da "capa" mais dificil será encontrar uma empresa que consiga trabalhar e moldá-la.
Vou até mais longe ao propor aos amigos o seguinte:
- Mantermos a barra de parachoques original;(máxima segurança)
- Mandar fazer um suporte central que sirva de estrutura e de fixação da nova "capa" que irá fazer as vias externa de parachoque, esse suporte deverá ter suporte para guincho e pontos de ancoragem que fiquem externos a nova "capa";
- Usar a "capa" original de modelo e desenvolver um modelo de fibra de vidro, com abertura de farois, encaixe das manilhas e pontos de ancoragem projetados no suporte de ferro;
MAIS RÁPIDO, MAIS BARATO, MUUUUITO MAIS LEVE; MAIOR POSSIBILIDADE DE FORNECEDORES; MAIS SEGURO; MAIS SIMPLES; SE QUEBRAR É SÓ LEVAR OS PEDAÇOS E COLAR;
- Não esqueçam que o parachoque original estará no lugar, preservado.
Que acham?
Badia
Em aguns carro ficam em outras partes estruturais... como na primeira longarina...
Se no caso da Xterra, é no chassi... um mega-parachoque poderá acionar o Air bag num pequeno esbarrão....
Zykão... assim como vc... estou apenas espondo alguns fatos muito importantes...
Vamos lá,
Tenho frequentado muito os foruns de 4x4 nos EUA, principalmente os de Nissan. Eles não brincam em serviço e não gostam que as coisas falhem!
Bem, com relação ao guincho ser ou não ser pesado, isso é irrelevante para fins comparativos pois o guincho terá o mesmo peso em um parachoque original, do Fabricio, tubular, ARB, SHrocks, com chapa de 3mm, 4mm ou 3/16".
O parachoque da SHrocks, ARB e Calmin possuem chapa 3/16" (4,76mm) e pesam 105 lbs (47kg). O do Fabrício é chapa de 3mm e pesa 40kg. Portanto 7kg de diferênça é irrelevante para um carro de 1935kg!!!
O sensor de impacto para acionamento do Air bag da XTERRA é junto do feixo do capô, atrás da grade, portanto não tem nada a ver com o parachoque ser de titani de 1" ou fibra de vidro de 3mm. Isso tb é irrelevante!!!
Os americanos dizem que o minimo necessário para um bom parachoque de Xterra é 3/16", não consigo enchergar a dificuldade de fabricar um parachoque de chapa 3/16", é só chapas retas, cortar e soldar!!!
Mais...
A ARB, SHrocks e Calmin não iriam fabricar um parachoque com chapa 3/16" se não fosse necessário ou se causasse qualque problema com air bag. A lei lá fora não é brincadeira como no Brasil.
Peço desculpa pelos erros de português...
Ilustração da localização do sensor de impacto retirado do manual de manutenção da XTERRA
Meus amigos...
Não estou criando pôlemica nenhuma....nem tenho Xterra, apenas comento minha experiência, quem quizer pode até por uma pá carregadeira na frente do veículo... cada um faz que quer.
Mas... para q fim o veículo será usado... ARB, Calmini, Procomp, RAmsey e outros fazem parachoques para uso efetivo em trilhas e expediçoes... e tbm tem quem goste e use os mesmos para ir no shopping.... a diferença do pessoal que faz uso correto é q os mesmos substituem completamente a suspensão... fazem uso de amortecedores, barras de torção e outros artifícios para o uso adequado ao caso...
Coloquem 100kg a frente do eixo dianteiro e dêem uma freada... quem já fez isso por ter um parachoque robusto e guincho sabe muito bem a imensa diferença q existe e se da conta das outras intervenções q devem ser feitas no veículo... e quem não conhece... acho uma tremenda bobagem comentar... e pensar que isso é irrelevante...
Mas como disse... não estou criando polêmica... apenas dando o meu comentário para aqueles q quiserem tirar proveito... aos que preferem ignorar... tbm não tem problema.
Não vou mais comentar sobre o assunto pois não estou interessado em discursões sem objetivo.
Valeu.
Trotta, acho que sempre que envolver $$ e gosto pessoal as coisas terão discussões. Na verdade o que acho que temos que analizar é a qualidade do material, estética (eu acho muito importante), segurança (também muito importante), o preço e a qualidade dos serviços. Concordo com que o PC não seja resitente demais e muito pesado, mas também não pode ser leve e frágil. Acredito que as empresas que se propõem a produzir conheçam os parâmetros de segurança, até porque eles não querem vender só 10 PC's. Vamos consultar os Fornecedores e viabilizar o melhor projeto.
Particularmemte acho que o PC muito resistente não seria muito legal para a Xterra, em outros tópicos teve gente que fez a Transamazonica com o PC original e passou muito bem.
A minha opção de troca é para melhorar o ângulo de entrada e acabar com a trepidação. Por mim o modelo seria igual ao da L200.
Outra coisa temos que ter angulos arredondados para não ficarmos machucando ninguém por aí.
Abraço e desculpe o texto longo.
Trotta, acho que sempre que envolver $$ e gosto pessoal as coisas terão discussões. Na verdade o que acho que temos que analizar é a qualidade do material, estética (eu acho muito importante), segurança (também muito importante), o preço e a qualidade dos serviços. Concordo com que o PC não seja resitente demais e muito pesado, mas também não pode ser leve e frágil. Acredito que as empresas que se propõem a produzir conheçam os parâmetros de segurança, até porque eles não querem vender só 10 PC's. Vamos consultar os Fornecedores e viabilizar o melhor projeto.:parede::parede::parede:
Particularmemte acho que o PC muito resistente não seria muito legal para a Xterra, em outros tópicos teve gente que fez a Transamazonica com o PC original e passou muito bem.
A minha opção de troca é para melhorar o ângulo de entrada e acabar com a trepidação. Por mim o modelo seria igual ao da L200.
Outra coisa temos que ter angulos arredondados para não ficarmos machucando ninguém por aí.
Abraço e desculpe o texto longo.
Pessoal, não adianta vocês discutirem quem tem o pau maior e mais grosso, vamos voltar ao que interessa.
Encontrei dois fornecedores de peso interessados em fabricar nossos parachoques, inclusive o estampado, igual ao da foto em anexo e em partes igual ao primeiro modelo apresentado pelo Fabricio.
espero amanhã ter mais novidades!
Bjs.
Badia