Obrigado Ciro...é que um matuto que vai comprar e olha uma com arla e outra sem...ele já pensa: vou na que vai dar menos trabalho para abastecer, mais uma coisa para incomodar...entendeu? e aí ouço vendedor falar que a "tal" não precisa porque o motor é bom demais, recebeu uns ajustes e pronto...vendedor vende a mágica que fizeram no carro. e ainda mais forte que a outra.
A maioria dos vídeos que vejo destacam a maciez, o conforto, a falta do pula pula com a suspensão multi link da Frontier. Esse pelo menos falou das implicações com a segurança, o melhor contato das rodas com o piso, melhor estabilidade, melhor atuação do controle de estabilidade, melhor comportamento com carga não arriando, maios durabilidade, e comentou até do efeito progressivo das molas, coisa que até comentamos aqui recentemente e ninguém conhecia.
Será que ele pegou as informações aqui?
Aqui tem uma fonte inesgotável de informação para esses "jornalistas especializados em carros"
Essa suspensão é muito boa, e deveria logo virar padrão. Outros fabricantes tem lá fora, mas não trazem pra cá porque dizem que vai encarecer muito a picape. Estranho, a Nissan não teve esse problema.
Aí eles ficam sempre com a mesma historinha de "nova recalibragem de suspensão", que na verdade não muda nada, ou então com aumento do eixo para mais distância das rodas, como se fazia nos fuscas em 1970 que capotavam até parados. Aqui é só gambiarra, brasileiro é tratado como consumidor estúpido, não nos respeitam mesmo. Pra nós qualquer coisa serve.
Na Europa os carros e picapes diesel adotaram o ARLA há muito anos. Aqui chegou bem atrasado (o último país do mundo a adotar as novas normas), primeiro com a Frontier, depois com a Ranger, depois com a Jeep... mas a legislação aqui foi muito distorcida em relação às normas europeias.
O resultado está aí, o clima no mundo sendo destruído, pessoas morrendo de câncer com menos de 30 ou 40 anos, e o pessoal driblando o ARLA e ignorando a sua responsabilidade com o meio ambiente.
É bem possível que na hora de escolher, ter ou não o ARLA pode virar argumento de venda na boca porca do vendedor, mas não acho que isso pese tanto. Porém num país em que se desativa EGR, filtro DPF, elimina catalizador... podemos esperar o que?
O pior é que o sujeito acha que vai demorar para o clima ficar ruim e atingi-lo, mas está sentenciando os filhos e netos à morte por ignorância e esperteza.
Mas, se para fazer um "bom negócio" vale até comprar um carro que capota e mata... esperar o que?
A Frontier se adequou logo a norma Euro 6 porque ela passou a ser exportada para a Europa, e aproveitou para incluí-la também e melhorar ainda mais esse quesito.
Basta ver que é a única que usa plástico antichama para não transformar os ocupantes em churrasquinho num acidente, usa parabrisa com proteção UV (de verdade) que para quem não sabe quem dirige muito sob o sol aumentou assustadoramente o número de câncer na pele, é a única que oferece bancos zero gravidade para não acabar com as articulações de sua coluna, tem o maior e mais completo pacote de segurança autônoma que funciona de verdade e não é só enfeite, etc...
Mas, cada um sabe o que é importante para si mesmo, ou para a geração que está deixando aqui.
Bigsd, amigão, a sua já tem monitoramento de pressão dos pneus?
Samuel, tem sim. Ela tem tudo o que realmente importa. É muito completa. Na sua faixa de preço nenhuma tem igual.
Tem o monitor de pressão individual dos pneus, você ainda ajusta as pressões que quer controlar e em caso de alguma estar baixa ele avisa no painel. Então se um pneu furar o sistema te avisa que a pressão está caindo, e você pode ir acompanhando com tempo para parar num lugar melhor para trocar, ou dependendo o tamanho do vazamento, até mesmo continuar dirigindo até achar um borracheiro ou um posto para enchê-lo novamente e continuar a busca do borracheiro.
O Edu tinha me dito que ia escrever sobre isso porque tem alguns detalhes interessantes do sistema, mas como sempre eu acho que o tempo não lhe ajudou
Olha, esse sistema eu acho que tem em todas as versões, porque já tem na SE que é a segunda básica de entrada.
Será que ele pegou as informações aqui?
Aqui tem uma fonte inesgotável de informação para esses "jornalistas especializados em carros"
Pior que é verdade mesmo
O que tem aqui dá pra escrever muitas coisas não só da Frontier, mas até coisas importantes de outros modelos que ninguém conta.
O Edu uma vez me mostrou um artigo de um site que foi cópia de um que ele escreveu. O cara trocou algumas palavras para não ficar igual, mas a sequência das frases, os exemplos e até um desenho que o Edu uso ele também copiou, tudo na mesma sequência
O Edu não liga para isso. Ele diz que o importante é que a informação seja divulgada e compartilhada ao máximo, porque o público consumidor não sabe nada e só faz m.... Então como ele não busca retorno financeiro ou prestígio com isso, ele nem se importa.
Ele acha que o ruim é não copiar, porque quando ele alertava para o fechamento das fábricas de uma certa marca, toda a imprensa negava, já que o fabricante insistia que isso não aconteceria. No final, o Edu teve pouca credibilidade e ninguém deu muita importância, mas depois a coisa aconteceu na data que ele havia anunciado antes, aí o mercado se disse "surpreso" com isso, e muita gente perdeu dinheiro ou ficou com carros sem peças, com poucas concessionárias e com garantias não mais atendidas.
Quanta gente poderia ter se livrado de muita encrenca se o mercado tivesse levado isso a sério.
Está na hora do pessoal começar a plagiar o que escrevemos aqui...
Essa suspensão é muito boa, e deveria logo virar padrão. Outros fabricantes tem lá fora, mas não trazem pra cá porque dizem que vai encarecer muito a picape. Estranho, a Nissan não teve esse problema.
Aí eles ficam sempre com a mesma historinha de "nova recalibragem de suspensão", que na verdade não muda nada, ou então com aumento do eixo para mais distância das rodas, como se fazia nos fuscas em 1970 que capotavam até parados. Aqui é só gambiarra, brasileiro é tratado como consumidor estúpido, não nos respeitam mesmo. Pra nós qualquer coisa serve.
É a tal da "suspensão melhorada". Há anos eles descobrem, do nada, que tem outro ajuste que fica melhor , mas no final os problemas continuam os mesmos... É impressionante a cara de pau dos caras, e os donos vão se arrebentando por aí.
Pior que lá fora Toyota, Ford, RAM, GM agora e até as chinesas além de outras já estão com suspensão multilink, mas aqui tá vendendo bem, pra que mudar, deixa o pessoal se matar. Estão felizes assim.
Com o Cross a mesma coisa, uma suspensão independente lá fora e uma bem safada aqui porque o pessoal compra a marca, não o carro.
Engraçado que dizem que é inviável porque o motor biturbo é mais caro, suspensão multilink é mais cara, freios a disco nas quatro rodas são mais caros, câmbio de 7 marchas é mais caro, até teto solar é proibitivo, mas a Frontier tem tudo isso e ainda é mais barata. É pilantragem mesmo, custo lá embaixo, lucro lá em cima. Tem fabricante que não dá nem desconto de venda direta, vende pelo mesmo preço e engorda ainda mais os lucros, e brasileiro aceita tudo, porque fazer diferente?
já até passei o site e algumas reportagens para o gerente da css nissan daqui
O gerente da concessionária de Jundiaí disse que usa o site do Edu para treinamento dos vendedores .
disse que o Edu conhece mais da Frontier e conhece melhor as comparações com as outras que os próprios vendedores da Nissan
Ihhhh... ele tem cada história para contar sobre isso.
Mas o Edu vai atrás mesmo. Quando o AutoPapoFurado e a Quatro-Rodas disseram que a suspensão traseira da Frontier não era multilink, o Edu fez uma pesquisa completa do assunto que nem os engenheiros daqui tinham conhecimento. O dono do AutoPapo é engenheiro, e confundiu multilink com independente, confundiu não, não sabia a diferença mesmo.
A Quatro-Rodas agradeceu o Edu e escreveu uma reportagem sobre isso, citando a suspensão da Frontier. O AutoPapo ficou quietinho e começou a se referir à ela como multilink, mas nunca se retratou
Eles pediram desculpas para o Edu e agradeceram a colaboração, e publicaram esse artigo em seguida. Olha o que eles comentam na época:
"É possível, no entanto, que uma suspensão multilink não seja independente. Este é o caso do conjunto da nova Nissan Frontier. Apesar do eixo posterior ser conectado por múltiplos braços ao chassi, o eixo rígido acaba formando uma ligação fixa entre as rodas."
Esse foi o "professor" Edu ensinando os "engenheiros especializados em carros"
Ele escreveu três artigos sobre o assunto, e todos muito bem elaborados.