Cirão, deixa comigo :concordo:
Eu gostava muito da minha Frontier antiga. A nova é mais interessante em várias características, claramente uma grande evolução, principalmente em conforto, estabilidade, suspensão, etc. Se bem que a estabilidade da antiga já era referência de mercado, mas ela era um pouco mais baixa para diminuir o centro de gravidade, e tinha gente que reclamava que às vezes dava fim de curso na suspensão traseira. Nunca tive esse problema, que nem era problema pois em nada danificava ou alterava o comportamento da caminhonete, mas mesmo se tivesse tido, a excelente estabilidade dela valeria a pena.
Eu seria muito feliz com a antiga hoje também, e tenho certeza que ainda daria um banho em algumas concorrentes.
Ela tinha a fama de ser cara de manter. Foi mais uma lenda criada pelo mercado para tentar desprestigiar a caminhonete.
Quem tinha uma sabe que ela raramente dava manutenção, que durava demais, enquanto muitas outras eram fãs de oficinas. Até aqui seu custo de manutenção já sugeria um valor menor. O Edu tem ainda uma 2014/2015 com pastilhas de freio originais com mais de 120.000km. Nunca trocou uma peça dela.
Mas, as peças dela sempre tiveram uma vantagem, difícil de encontrar marcas paralelas, então a qualidade dos componentes era superior. Mas, mesmo assim, seu custo de peças ainda era menor, apesar da faladeira do mercado que gosta de sugerir o contrário.
Mesmo a nova já teve vários comparativos da Quatro-rodas e outras que mostraram que a Frontier tem o menor custo de manutenção do mercado, inclusive com as revisões mais baratas de todas. É aí que às vezes questionamos a questão da valorização.
Você pode achar que ganhou um pouco mais com um modelo, mas gastou mais para comprar o outro modelo por ser mais caro, gastou mais com emplacamento e IPVA por conta disso, pagou mais em seguro porque o risco de acidente dela é maior, gastou mais com revisões e manutenção se saiu da garantia, e com peças mais caras.
Tem um vídeo aqui onde alguém isento comparou esses custos também, e chegou na mesma conclusão das revistas que também compararam:
"...o valor da manutenção mais barato... ficou... incrível !!!... ficou a Nissan Frontier..." (aos 3:15 minutos).
Até ele se surpreende, porque as bobagens que o mercado fala é outra. Pessoas que nunca tiveram uma, mas que ficam com historinhas de "pós-venda ruim" (disputa com Toyota e se revesam na primeira colocação de melhor pós venda), "atendimento péssimo" (tem selo de destaque no reclameaqui pelo melhor atendimento do segmento), "peças caras", "mão de obra cara","falta peças" etc...
Só besteiras.
Qual Caminhonete Diesel Tem o Valor da Manutenção Mais Barata?
https://www.youtube.com/watch?v=zMuuzoYeyeM