Postado originalmente por
GUSTAVO F. AVELLAR DINIZ
Gilberto, a minha sugestão, por extrema cautela, é que o amigo faça uma revisão com troca de todos os óleos (motor, câmbio, diferencial e diferencial da tração 4x4), além do fluido de arrefecimento, freios e direção hidráulica, o que vai te demandar perto de R$ 1.000,00 - porém, você ficará 100% seguro acerca de tais itens.
Quanto a tração 4x4, o ideal é que você acione com o volante alinhado, e a movimentação da direção apenas fica pesada, pois o esforço do conjunto praticamente dobra de peso, mas poderás girar o volnate sim, é questão de se acostumar com o uso nesta condição. Sugiro que, sempre que puder, rampa de shopping, prédio e etc, ligue a tração, para movimentação e auto lubrificação de todo o sistema, tomo tais cautelas, e a minha XE 12/13 que está com 99 mil km, até agora não me deixou na mão!
Tenho amigos com carros iguais ao seu com mais de 300 mil km, e estes foram os carros que me fizeram optar pela frontier (já tive S10 flex e uma Freelander 2), ambas muito boas, mas a frontier é bem mais prazerosa de guiar e, em termos de conforto (sem comparar com a freelander que é um show de carro), mas dá de dez a zero em várias outras picapes.
O barulho da suspensão dianteira só se resolve com revisão, troca de buchas e a velha (e muito criticada aplicação de óleo no chassi e toda a suspensão dianteira) - no meu caso, boto o carro no elevador e mando aplicar quase um litro de wd 40 com pistola de lavagem, e o "silêncio" volta por quase três meses.
Vou trocar os amortecedores dianteiros pela primeira vez, mas as buchas destes, o cara tem que trocar a cada 6 meses, no máximo, pois, embora macias e confortáveis, estragam com facilidade.
Comprei amortecedores KYB, mas elogiam bastante os da marca Monroe.
Mande ver o sensor da turbina, e se precisar trocar, pode usar o do caminhão VW 8150 Delivery ano 2010, que é idêntica, e mesmo na autorizada VW é bem mais em conta que na Nissan!
Sugiro, ainda, verificar e se perceber ressecamento, trocar as mangueiras da turbina e sensores, aquelas fininhas, que, ressecadas, podem te dar um tanto de dor de cabeça.
De resto, aproveite bastante seu carro, sem paranóias, tem vários fóruns aqui neste canal, e em breve será um expert na Frontier!!!