Aproveitando o ócio do feriado de finados resolvi colocar um pouco de lado o ecologicamente correto, desmontar e matar o sistema EGR da Triton pra ver se isso melhora mesmo o desempenho. E também pra ter uma ideia sobre o acúmulo de fuligem.

O sistema EGR está presente na maioria dos motores desde a década de 70 tanto a gasolina como os diesel principalmente os eletrônicos e foi criado pra reduzir as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx). Basicamente o sistema mistura parte dos gases do escapamento ao ar na na admissão para reduzir a temperatura da combustão dentro dos cilindros (não a temperatura do motor). Como o NOx é emitido com as altas temperaturas, isso ajuda na redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente pelo escapamento dos veículos.

Na foto abaixo um detalhe do tubo que leva os gases do escapamento até a válvula EGR. Na Triton antes de chegar a esse tubo, os gases são resfriados por um trocador de calor que aproveita a água do sistema de arrefecimento.
Pela fuligem acumulada e a kilometragem da minha Triton posso estimar que só em torno dos 200.000Km vou precisar desmontar para limpar. A Triton está com 38000Km e espessura da fuligem acumulada é em torno de 0,5mm.

Na foto abaixo, a saída do trocador de calor onde eu instalei o EGR Killer e também onde vai instalado tubo que leva os gases até a válvula EGR.

Abaixo a foto do dispositivo de altíssima tecnologia desenvolvido pela minha pessoa: O EGR Killer. Que nada mais é que uma junta cega feita numa chapa fina de alumínio.

Agora o que interessa: Sai com a Triton pra testar e a impressão que tive é que tá andando bem mais, mas também faziam umas 3 semanas que não dirigia a Triton. E então fica difícil avaliar. O mané aqui deveria ter feito o mesmo percurso antes e não fez.