E G R :
Eu tampei a EGR por uma semana, mas acendeu a injeçao, verificada as falhas, sendo: Po229 - [Underboost, codigo verificado na internet, o sistema entende como fuga de pressão da turbina] e Po106 [se não me falha a memoria, que é erro de pressão absoluta, ou leitura da pressão atmosférica, ja que eu estava descendo serra a pressão atmosferica muda o sistema tem algumas estratégias para ler a alteração e acredito que o sistema egr estava envolvido nisso]. O sistema de injeção da dakar/triton 2013 estão diferentes das anteriores. Pois, não via relatos desses pipinos nas 2008/9 e 10.
Com a egr bloqueada as vezes o sistema entra em modo de segurança e não permite que o motor gere potencia, lembre, o acelerador é eletronico. Pé em baixo não é a mesma coisa do motor estar na potência máxima, que decide isso é o módulo.
- O consumo aumentou considerávelmente, de 10 para 8km/l. No meu ver, isso tambem acontece porque apesar desse ar entrar sujo, na verdade ele tambem ocupa um espaço na camara de combustão e por uma questão de tabelas de funcionamento do motor, a mistura fica mais rica. Isso na minha opnião.
- Desempenho, enquanto a luz de injeção não esta acesa, PARECE, que melhora. Não fumaça.
Achei melhor voltar ao que era antes, zerei as falhas, desliguei o cabo de bateria por várias horas e tudo ficou como era antes.
Voltando a falar do scaner obd2, voce ainda pode montar paineis no cel com diversos modos de leitura dos instrumentos, voltagem, temperaturas ar , temp arrefecimento, até pressão da turbina.