Postado originalmente por
jvc
Amigos,
está próxima a hora de trocar os amortecedores do "Marchador". Aproveitando que vou ter de levantar a picape, vou dar uma conferida geral no estado da viatura e pensei em equipá-la um pouco, visando o offroad.
Pesquisei aqui na internet e aqui no Fórum, especialmente em tópicos antigos que ainda falam bastante das quadradinhas, mas não conseguí chegar a nenhuma conclusão. Por isso, ressuscito este tópico - até porque penso que, à medida que as L200 4wd/gl/gls forem ganhando idade, a tendência é que sejam mais e mais modificadas por seus proprietários.
Vamos às perguntas então:
É possível e vale a pena equipar uma L200 quadrada?
1. Amortecedores?
Minha idéia é instalar amortecedores mais voltados para o fora de estrada leve, como os OffShox Série FX5/Rancho Série 5000
Este tópico fala um pouco (bem pouco) sobre os OffShox, mas, infelizmente, nada conclusivo.
A L200 com os amortecedores de fábrica é bem estável, beeem dura e robusta, portanto aqui a minha dúvida é no sentido do custo/benefício ser positivo ou não...
2. Bloqueio de diferencial?
As Savanas quadradas vinham com bloqueio de diferencial, salvo engano. Sei, também, que é possível instalá-lo na L200 gls. Para quem quer entrar de vez em quando numa lama ou numa trilha, pelo que tenho lido, é algo essencial. Então, a dúvida é: vale a pena investir num modelo como o
Ensimec,
Kaiser ou Eaton (dessa não achei nenhum compatível diretamente - só trocando o diferencial original por um Dana)?
3. Diferencial?
Aproveitando o gancho da pergunta anterior, sei que em algum momento a L200 Savana "bolinha" vinha com Diferencial Dana 44. É vantagem mexer no diferencial original da L200 gls e trocar por um Dana 44 ou é exagero para quem não pretende subir parede?!
4. Roda Livre?
A L200 gls vem com aquela tradicional roda livre automática. Para o dia-a-dia ela quebra o galho, mas ao que parece ela não é tão confiável quanto uma roda livre manual. Confere?
5. Outros?
Há algum outro item que eu possa ter me esquecido, que seja conveniente/necessário para equipar uma picape para o offroad?