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  • #1
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    06/10/2015
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    Caramba, as escovas estavam gastas com uma viatura nova dessas? Já tive esse exato problema, mas com um carro 1995. Mas valeu pela dica!

  • #2
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    01/11/2020
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    Tr4 esquentou na estrada chegando a 1/3 do ponteiro

    Ola pessoal tenho umas duvidas e gostaria de esclarecer com vcs tenho uma tr4 2013 aut e viajando com ela ele esquentou por que a ventoinha que arrefece o motor estava com mau contato andei com o veiculo assim por mais ou.menos 20 km de estrada sendo acionado somente a ventoinha do ar como emergencia isso j faz um ano e o veiculo nao apresenta sintomas de junta queimada . Tenho aferido parametros com scanner OBD2 com ela em transito e parada :

    A valvula termostatica abre aos 85 °;
    A ventoinha arma aos 98° abaixando para 90° em transito de 2 em 2 minutos ;
    Em rodovia fica de 80 a 85° assim como ruas sem transito.
    A pergunta e: - Estao corretos esses parametros?
    1/3 do ponteiro corresponde a qtos graus?
    Essa junta de cabecote aguenta ate qtos graus?

    Outra pergunta

    Se eu abrir o reservatario de expansao com motor frio para completar agua e em seguida abrir a tampa do radiador e normal ter pressao ( subir um pouco de agua bem pouco mesmo - sem ligar o motor com ele totalmente frio) ? Pois entendo que por eu ter aberto o reservatario de expansao e ter tirado a mangueira entrou um.pouco de ar que abrindo a tampa do radiador foi expulso por ela , estao correto essa logica?

    Abraco rapaziada

  • #3
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    02/06/2021
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    pessoal aconteceu comigo o mesmo problema do marcador de temperatura subir acima do ponto médio. Levei a vários mecânicos sugeriram sujeira radiador problema bomba dagua e tudo mais. Não era nada disso e resolveu limpando os pontos de aterramento do motor que são três. O que melhor identifica o problema é deixar o motor ligado em marcha lenta e qdo disparar a ventoinha você liga os faróis radio vidro e nota que o ponteiro de temperatura começa subir. Se limpando não resolver vc terá que reforçar o aterramento.

  • #4
    Moderador Avatar de xibiu!!!
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    15/01/2012
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    Citação Postado originalmente por Josue monte buarque Ver Post
    pessoal aconteceu comigo o mesmo problema do marcador de temperatura subir acima do ponto médio. Levei a vários mecânicos sugeriram sujeira radiador problema bomba dagua e tudo mais. Não era nada disso e resolveu limpando os pontos de aterramento do motor que são três. O que melhor identifica o problema é deixar o motor ligado em marcha lenta e qdo disparar a ventoinha você liga os faróis radio vidro e nota que o ponteiro de temperatura começa subir. Se limpando não resolver vc terá que reforçar o aterramento.
    Importante dica de teste simples, mas que é muito bacana ser compartilhado aqui.
    4X4 Brasil
    "Para mim não basta ter quatro rodas.É preciso ter tração em todas!!!"

  • #5
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    08/05/2007
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    Citação Postado originalmente por Rica Ver Post
    A aproximadamente 1 mês percebi que em situação de trânsito intenso e congestionado, andando em 1a. e 2a. marcha, o marcador de temperatura do motor, que sempre fica no meio da escala começou a oscilar até a metade superior, mas sempre retornando à metade.....

    ..... eu peguei o carro e mais uma vez, em condição de tráfego totalmente congestionado ( Radial Leste às 19h ) o ponteiro começou a subir. a diferença é que desta vez ele não voltava para o meio até que chegou por 2 vezes no ponto mais alto da escala ! Neste momento eu parei e desliguei o carro, olhei o motor e não estava fervendo. Continuei meu caminho e quando ia chegar no vermelho novamente liguei o ar condicionado. A partir deste momento o ponteiro foi descendo e ficou permanentemente no meio da escala.

    Viajei neste feriado de Carnaval, na estrada, sem o ar ligado a temperatura ficou sempre normal. Tive sorte e não peguei congestionamento.
    .
    Estava com o mesmo problema relatado... com os mesmos sintomas e consequências..

    O que fiz?? Liguei um terra direto na carcaça do veículo ao cabeçote do motor!! Problema sanado!!

  • #6
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    01/01/2016
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    Boa tarde,
    tenho uma TR 4 2009, e estou tendo um problema intermitente de aquecimento, após 1 hora parado no transito o marcador indicou temperatura alta, parei o carro conferi e estava com liquido na marca correta e ventiladores funcionando aparentemente, durante essa verificação a temperatura voltou ao normal. acredito que possa ser alguma falha elétrica conforme os relatos de vcs. vou conferir o aterramento e sensor para acompanhar o problema.

  • #7
    Usuário Avatar de AirtonLieuthier
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    09/02/2014
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    Citação Postado originalmente por Henrique 147 Ver Post
    Boa tarde,
    tenho uma TR 4 2009, e estou tendo um problema intermitente de aquecimento, após 1 hora parado no transito o marcador indicou temperatura alta, parei o carro conferi e estava com liquido na marca correta e ventiladores funcionando aparentemente, durante essa verificação a temperatura voltou ao normal. acredito que possa ser alguma falha elétrica conforme os relatos de vcs. vou conferir o aterramento e sensor para acompanhar o problema.
    A minha estava com um problema também, o ponteiro passando do meio e indo um pouco mais pra cima...
    Mas na minha, descobri um vazamento na caixa superior do radiador. Trocada a peça, problema eliminado.
    Porém, irei fazer um cabo de aterramento a mais para o motor... quanto melhor aterrado, menos problemas elétricos temos no veículo.
    Abraços
    ASX AWD 11/12 (Tutuzin)
    Ex - Outlander 10/11 GT 3.0 -
    TUTU (Barão) Branco

    Ex - TR4 06/07 4x4 AT
    Caveirão

  • #8
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    11/06/2016
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    Tr4 esquentando e ac/ desarmando.

    Boa noite, pessoal!

    Esses dias minha TR4 2007 começou a subir o ponteiro de temperatura do motor quando parada, entretanto, chequei água do radiador e ventoinhas estão girando (são duas e uma só liga quando o AC é acionado) e aparentemente OK. Quando volto a andar c ela o ponteiro fica na posição normal (um pouco abaixo do meio) e só acontece com ela parada e o AC fica armando e desarmando, só fica ligado o tempo todo se eu deixar na velocidade 4. Não fiz trilha com ela e nem nada, uso 100% urbano e ficou assim do nada. O ar gela perfeitamente e muito bem, mas fica nessa loucura de armar e desarmar(só não desarma se a velocidade estiver no 4) não importa a velocidade e essa loucura de esquentar só acontece com o ar ligado. Será algum problema no ar q tá fazendo ela esquentar?

    Abraço à todos!

  • #9
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    22/10/2009
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    O armar e desarmar é comandado pela ECU que está "lendo" alguma coisa para ativar essa proteção, sugiro que revise: tampa do radiador, líquido do arrefecimento, colméias do radiador e do condensador do ar condicionado e eletro-ventiladores. Caso não resolva, troque a válvula termostática e verifique a bomba d'água (raramente dá defeito pois as pás são de metal), paralelamente vc pode colocar um botão a parte para acionar a ventoinha menor, independentemente do ar está ligado, fiz isso na minha e instalei medidor digital de temperatura para melhor monitoramento, ficou ok!
    dojao campeao
    Frontier Attack 2024/Kicks 2020/Pajero Full 2001 3portas 3.5 V6 preparada parcialmente p trilhas

  • #10
    Usuário Avatar de isilva
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    25/05/2015
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    Verificou o nível do radiador (radiador e não do reservatório de expansão!!) com ela fria?
    Já aconteceu na minha de subir a temperatura enquanto parado, e era falta de agua no radiador.
    Se agua estiver Ok, siga os passos que o dojao já falou pois se o AR desarma realmente o sistema de arrefecimento está deficiente
    TR4 2008 MT - Lift 2" / Bloqueio Traseiro Kaiser 100% / Quebra-mato 4WD / Guincho Warn Tabor 10k / Dunlop MT1 30x9,5r15
    Ex-TR4 2011 AT

  • #11
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    Eu verifiquei o de expansão rsrs, como faço pra verificar o nível do radiador propriamente dito? Quanto as ventoinhas, as duas funcionam quando o ar ta ligado. Quando desliguei o ar, nos 20min q esperei o carro esquentar, a ventoinha maior não funcionou (a do radiador) e o carro não esquentou. Ela só esquenta com o ar ligado apenas! Ontem levei meu carro pra verificar o sistema de ar-condicionado e foi constatado que o evaporador ta ENTUPIDO de sujeira e segundo o cara, pode ser isso que faz o ar desarmar. A parte de o ar está desarmando já foi esclarecido pra mim, mas a parte de esquentar, não! Percebi também que o líquido do radiador tá sujo, apesar q tem pouco tempo de ter feito uma limpeza.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Fernando7666 Ver Post
    Eu verifiquei o de expansão rsrs, como faço pra verificar o nível do radiador propriamente dito? Quanto as ventoinhas, as duas funcionam quando o ar ta ligado. Quando desliguei o ar, nos 20min q esperei o carro esquentar, a ventoinha maior não funcionou (a do radiador) e o carro não esquentou. Ela só esquenta com o ar ligado apenas! Ontem levei meu carro pra verificar o sistema de ar-condicionado e foi constatado que o evaporador ta ENTUPIDO de sujeira e segundo o cara, pode ser isso que faz o ar desarmar. A parte de o ar está desarmando já foi esclarecido pra mim, mas a parte de esquentar, não! Percebi também que o líquido do radiador tá sujo, apesar q tem pouco tempo de ter feito uma limpeza.
    Amigão existem solenóides que medem a pressão do sistema do A/C se a pressão sobe, por proteção, elas desarmam o sistema, caso contrário seu compressor ia pro espaço.
    Ocorre que, se o carro aquece d+, o A/C tb é desligado, afim de tentar controlar o super aquecimento.
    Eu apostaria nos eletroventiladores, + se vc diz que eles estão funcionando fica + difícil dar certeza, observe que, eles funcionam mas será que na velocidade certa?
    Quando acorre o desgaste interno das escovas pode haver redução na velocidade do funcionamento.
    O entupimento citado é bem + dificil de acontecer e a única explicação para ele influenciar no aquecimento, seria o fato da pressão do sistema do A/C subir d+, aquecer em excesso o condensador que fica na frente do radiador, e este, não estar resfriando suficientemente o liquido de arrefecimento mesmo com o funcionamento correto dos eletro ventiladores e mesmo assim, acho essa uma hipótese bem remota.
    Faça alguns testes, ligue o carro, ligue o Ar, verifique a velocidade dos ventiladores, coloque a mão no condensador, veja se ele superaquece, veja se dentro do veículo existe mal funcionamento do Ar, se ele estiver gelando, eu desconfiaria do diagnóstico.
    Procure outra oficina, sem mencionar o diagnóstico anterior e compare se será o mesmo, as lojas de A/C adoram dizer que a cx evaporadora está entupida(na vdd oq entope é uma válvula responsável por expandir o gás refrigerante) pq é um serviço caro de fazer, em muitos carros é necessário desmontar quase todo painel e depois disso vc já sabe, sempre quebra uma trava aqui, outra acolá, perde-se parafusos e aí surgem os grilos que nunca mais somem, eu evitaria o máximo de fazer e só faria com certeza absoluta do diagnostico.

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