Relação é a proproção entre o giro do motor e o giro do diferencial (repercutindo nas rodas).
Então se a relação é 3,5:1 (3,5 pra 1), significa que o volante do motor gira 3,5 vezes para que o diferencial dê apenas uma volta. E quanto mais o motor gira para movimentar o diferencial mais reduzida é a relação, trazendo a impressão do carro ter mais força.
Se é assim, então porque não deixar as relações sempre altas?
Por causa do limite de giro do motor. Com uma relação alta (curta), o motor acaba se esgulando para passar a mesma potência para as rodas. Assim, na L200 MT, que tem relação em 5ª marcha de 0,829:1, esteja à 100km/h a 2659rpm. Enquanto isso, a Ranger 3.0 em relação em 5ª marcha de 0,73:1 (o motor gira 0,73 pro diferencial dar uma volta), fazendo com que na mesma velocidade o giro do motor esteja em 1969 rpm. (considerando as mesmas medidas de pneu)
Essa técnica de encurtar as relações é necessário para carros que tem pouco torque, como é o caso da L200, porque a relação encurtada mascara essa situação.