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  • #157
    Usuário Avatar de andrekrolow
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    Citação Postado originalmente por GELQUIAS Ver Post
    Amigo, nao sei na tua, mas na minha a agua nao volta por que nao tem por onde ela voltar.. quando ela chega lá é pq ela tava quase como um gas, ai ela sobe, mas depois no cano e no reservatorio ela condensa e vira agua de novo, ai ela nao sobe, hj vou pegar estrada, dei uns retoques na minha, mas a tampa ta me deixando sismado, fiz o mesmo trajeto a dois dias, percebi que o volume de agua no reservatorio era o mesmo volume que tive que completar no radiador, por isso hj resolvi vedar bacana a tampa, cortei uma camera de bike e coloquei junto com a tampa, entrou muito apertado, vamos ver se veda...
    depois eu conto o que aconteceu.... espero que eu nao quebre a cara...
    GELQUIAS, nas minhas pesquisas, eles dizem que quando o líquido sai do radiador para o reservatório, porque a água expandiu, ele deve retorna quando esfria pela mesma manguinha aquela... e isso não está acontecendo, fiz a mesma coisa que tu, coloquei um vedando na tampa do reservatório, mas não adianta, ela não volta. Vou ir na concessionária dar uma bisbilhotada neste assunto, depois relato aqui. Com esse vedante, posso assoprar pela manda de saida e faço o líquido retornar para o radiador na marra, hehehe (claro com o motor frio). A Minha L200 não tá esquentando, tampa nova (2000, com válvulas colocadas, só ficou as molas velhas), mas a água fica saindo, e ai claro, sem água vai aquecer.. Todo dia assoprando o canudinho não dá..., empurro a água até ficar no LOW, ando e dou pau o dia inteiro, a noite tá no FULL...
    Ainda não troquei a tampa, tá encomendada, mas dizem que tampa é que controla a duas coisas , expulsão e retorno , alguém ai sabe mais sobre isso ? E a tampinha do reservatório, será que não estraga também, que função ela tem ?

  • #158
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    Citação Postado originalmente por andrekrolow Ver Post
    GELQUIAS, nas minhas pesquisas, eles dizem que quando o líquido sai do radiador para o reservatório, porque a água expandiu, ele deve retorna quando esfria pela mesma manguinha aquela... e isso não está acontecendo, fiz a mesma coisa que tu, coloquei um vedando na tampa do reservatório, mas não adianta, ela não volta. Vou ir na concessionária dar uma bisbilhotada neste assunto, depois relato aqui. Com esse vedante, posso assoprar pela manda de saida e faço o líquido retornar para o radiador na marra, hehehe (claro com o motor frio). A Minha L200 não tá esquentando, tampa nova (2000, com válvulas colocadas, só ficou as molas velhas), mas a água fica saindo, e ai claro, sem água vai aquecer.. Todo dia assoprando o canudinho não dá..., empurro a água até ficar no LOW, ando e dou pau o dia inteiro, a noite tá no FULL...
    Ainda não troquei a tampa, tá encomendada, mas dizem que tampa é que controla a duas coisas , expulsão e retorno , alguém ai sabe mais sobre isso ? E a tampinha do reservatório, será que não estraga também, que função ela tem ?
    André, é exatamente isso.. a tampa funciona como duas válvulas... a de saída de água para o reservatório, e a de retorno do reservatório. O sistema trabalha pressurizado, então quando aquece, a água expande e vai para o reservatório de expansão... quando a água do sistema esfria, cria-se um vácuo no sistema, que puxa novamente a água para o radiador. Pega a tampa na mão e veja as duas válvulas, uma dentro da outra, sendo que a de saída oferece muito mais pressão do que a de retorno, que tem que ter uma mola bem fraca pois vai abrir somente com o vácuo do sistema.
    Se não tá retornando pode ser duas coisas: 1- Valvula de retorno travada. 2- Sistema com vazamento, impedindo que crie-se o vácuo quando a agua esfriar, não trazendo a água de volta.

    A tampa do reservatório de expansão não tem influencia nesse processo. Ela apenas deixa o ar sair e entrar, sem maiores segredos.

    Faz o seguinte, de manha, antes de ligar o carro, abra a tampa do radiador e veja a altura do liquido direto no radiador. Se tiver baixo, completa, anda o dia inteiro e faz a mesma coisa no outro dia. Se tiver baixo novamente, voce está com um dos dois problemas que relatei acima.

    Abs

  • #159
    Usuário Avatar de andrekrolow
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    Chegou a tampa, o milagre aconteceu, não é que funciona..., água sai e depois de fria retorna... A tampa que tava nela era igual ao do meu trator massey fergunson 1970, isso explica por que muitas tem problema, manutenção errada. mas não adianta trocar a tampa depois que o cabeçote foi danificado... Outra coisa que ajudou foi a posição da placa do detran dianteira, já notaram que em todas as caminhonetes, sem exceção, inclusive as outras mitsubishi, a unica que tem a placa obstruindo a entrada de ar é a l200 sport ? Eu fixei a placa no parachoque como muitas outras, inclusive as toyota, e pode ter certeza melhorou, na estrada de chão ou cidade sempre entre 0 e 50%, quanto esquenta vai no meio e volta... Saiu a cisma, achei que era problema insanável, agora vou só curtir, é boa essa L200..., para comemorar fiquei atolado no entorno de um açude.., dai fui rebocado pelo trator (aquele com a tampa do radiador da l200 hhehehe)
    4X4 Brasil

  • #160
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    andrelrolow, a minha fica sempre nos 50%, isso na estrada de chão, geada matinal e temperatura abaixo de zero. Veja aí com os colegas se é normal ela oscilar assim na sua.

    poderia enviar uma foto para eu ver como está a sua adaptação da placa? numa dessas coloco também.
    L200 Sport HPE 2.5 4x4 CD DTI Dies. Mec. - A TEMIDA!

  • #161
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    Citação Postado originalmente por Agrimensor Ver Post
    andrelrolow, a minha fica sempre nos 50%, isso na estrada de chão, geada matinal e temperatura abaixo de zero. Veja aí com os colegas se é normal ela oscilar assim na sua.

    poderia enviar uma foto para eu ver como está a sua adaptação da placa? numa dessas coloco também.
    A l200 tem que ficar no meio... leve inclinação para cima ou para baixo... não pode baixar menos de 1/4 em uso normal. O que acontece é que quando temos um problema de aquecimento, mexemos tanto para tentar achar o problema, que quando achamos, o sistema tá tão otimizado que ela começa a esfriar mais do que deveria.

    L200 tem que funcionar sem esquentar com o sistema original, sem adaptações. Se conseguir chegar a uma temperatura normal com várias adaptações, inclusive com troca de radiador por um maior, quando o problema for sanado ela vai andar fria, danificando o motor.

  • #162
    Usuário Avatar de Agrimensor
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    Pois é SergioMedeiros.

    Cheguei de viagem ontem em Teresina/PI com um calor de 41 graus as 16hs no aeroporto. No translado para a rodoviária notei várias L200 sport e outdoor aqui, andando com ar ligado e arrancando forte. Teve uma preta, sport HPE que me chamou a atenção e acelerava forte nas arrancadas do na semáforo, o que me tranquilizou com a minha, que é temida 2004 Sport HPE.
    Pelo o que parece, então, o sstema de arrefecimento da minha está funcionando a contento, e completou 150 mil km essa semana.
    Aqui em Parnaíba, litoral do PI, vi algumas Defender, Hilux L200 sport e outdoor preparada para trilha nas dunas. Trilha em duna e nesse calor aqui, o sistema de arrefecimento tem que aguentar muito.
    L200 Sport HPE 2.5 4x4 CD DTI Dies. Mec. - A TEMIDA!

  • #163
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    Agrimensor, acompanhei seus tópicos desde a compra, e pelo uso que já vi que faz, pode saber que a sua está ótima. Cuida bem da menina que não vai te incomodar não.

    O grande problema de andar em dunas não chega nem a ser a temperatura externa, e sim andar por muito tempo em regime severo e com reduzida. Não tem fluxo de ar suficiente pra resfriar a água.... aí não tem milagre. L200, Defender, Hilux etc... qualquer uma pode esquentar mesmo.

    Abs

  • #164
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    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Amigo Ricardo, olha tem alguma coisa errada, porque se o motor das Sport trabalham com 95ºC a minha teve a termostatica trocada, porque eu medi a temperatura onde fica a dita cuja, e a temperatura se estabilizou em 87.6ºC, não passava disso graças a Deus hehe, e até onde eu li, não foi preciso mexer na bomba d'agua pro kit gelo, não sei se estou errado, mas o que foi feito era "adapitar", tão bem quanto essa escrita, um radiador de maior capacidade de troca de calor e de fluido, e trocar a termostatica para uma de atuação em menor temperatura, e ainda tinha o "selamento do sistema de arrefecimento", trocando o resevatorio aberto, por um fechado... o que voce ja pesquisou ate agora?
    Nem Ônibus scania 113, subindo serra da 95cº, teu carro ta pegando fogo.
    -L200 Triton GLS MT 13/14 Original.
    "Because Im happy with the l200".
    "Surpreendido!"

  • #165
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    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    L200 tem que funcionar sem esquentar com o sistema original, sem adaptações. Se conseguir chegar a uma temperatura normal com várias adaptações, inclusive com troca de radiador por um maior, quando o problema for sanado ela vai andar fria, danificando o motor.

    Isso SE e somente SE estiver sem a válvula termostática. Com a termostática no lugar tanto faz o radiador ser 3x maior ou a vazão da bomba d'água ser o dobro. Quem vai ditar o ritmo que circula a água do radiador é a válvula.


    A vantagem de se ter um radiador maior no caso, é a capacidade de resfriar mais líquido e manter um lapso maior de tempo.


    Ou seja, quando a válvula abre, a água resfriada pelo radiador que entrará no bloco será suficiente pra manter a temperatura de operação e ainda sobra em caso de um esforço extra do motor.


    E tem mecânico até hoje dizendo que a termostática não tem serventia pra lugares quentes...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #166
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    Vou dar uma dica pra vcs: A válvula da Triton é de 76,5ºC tal qual as das L200 antigas.


    A diferença é que essa válvula é do mesmo tamanho da válvula das Sport e Outoor, enquanto a válvula das L200 antigas era menor e não servia.


    Tenho uma aqui da Triton em mãos, depois tiro umas fotos comparando...
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  • #167
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Isso SE e somente SE estiver sem a válvula termostática. Com a termostática no lugar tanto faz o radiador ser 3x maior ou a vazão da bomba d'água ser o dobro. Quem vai ditar o ritmo que circula a água do radiador é a válvula.


    A vantagem de se ter um radiador maior no caso, é a capacidade de resfriar mais líquido e manter um lapso maior de tempo.


    Ou seja, quando a válvula abre, a água resfriada pelo radiador que entrará no bloco será suficiente pra manter a temperatura de operação e ainda sobra em caso de um esforço extra do motor.


    E tem mecânico até hoje dizendo que a termostática não tem serventia pra lugares quentes...
    Depende.... várias das modificações citadas aqui incluem trocar a VT por uma com temperatura menor de abertura, e até os dois furos na VT. Nesse caso, mesmo com a VT no lugar, se otimizar muito o sistema o motor vai andar mais frio que o projetado.

    Agora, tirar a VT é absurdo.... coisa de mecânico fraco ou preguiçoso....

  • #168
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    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Depende.... várias das modificações citadas aqui incluem trocar a VT por uma com temperatura menor de abertura, e até os dois furos na VT. Nesse caso, mesmo com a VT no lugar, se otimizar muito o sistema o motor vai andar mais frio que o projetado.

    Agora, tirar a VT é absurdo.... coisa de mecânico fraco ou preguiçoso....

    Eu já cheguei à conclusão que um dos maiores problemas das L200 Sport no começo deve ter sido o uso de válvulas de 88ºc pra abrir totalmente lá depois dos 95ºc.


    As válvulas seguintes de 82ºc e a melhoria na ventilação forçada ( nas Outdoor ) aliviou isso.


    Se forem olhar bem, as Pajero Sport HPE com motor 2.8 e 145cv ainda usavam válvulas de 76ºc tal qual as L200 quadradas antigas.


    A questão é que esses motores mais novos HSD e com ligas de alumínio esquentam muito mais rápido que os antigos motores LSD e cabeçotes de ferro. Daí a razão que eu acho uma válvula de graduação tão alta ser meio arriscado...
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