estava me perguntando a mesma coisa!... esse tópico deu uma paradinha né?... hahahah!
Versão Imprimível
estava me perguntando a mesma coisa!... esse tópico deu uma paradinha né?... hahahah!
Caros amigos(as),
Retirei meu ASX Prata AWD com Teto na última 6a feira, apenas 23 dias após colocar o pedido com o prazo de 60 dias para entrega. Dei sorte pois foi a primeira unidade AWD com Teto nas concessionárias do ABC paulista e eu era o primeiro da lista de espera na cor Prata.
Já andei quase 300Km com o carro na cidade mas sem pegar muito trânsito, e nessas condições fez cerca de 7Km/L. Os opcionais que adquiri na concessionária foram alarme sensorizado, módulo de vidros e travamento automático das portas. Fora da concessionária instalei a película anti-vandalismo e xenon nos faróis.
Estou gostando muito da dirigibilidade do carro e chama muito a atenção na rua, pelo visual agressivo e obviamente por ser novidade. O nível de ruído é muito baixo conduzindo no modo automático, e mesmo pisando fundo achei muito bom o desempenho de câmbio e motor. O teto Sky View é ótimo e por não estar um sol forte andei com a cortina aberta praticamente o tempo todo, o que passa uma sensação de amplitude. Não tive muita oportunidade ainda de testar o 4x4 já que não peguei chuvas fortes ou estradas de terra.
O painel é lindo no AWD por mudar a tela do laranja para um LCD colorido, e o acabamento no geral é muito bom. Fica apenas a ressalva que um carro desse porte poderia vir com um rádio que não fosse tão limitado!! O pior é que o manual foi traduzido ao pé da letra e podemos ver que foi uma restrição pro modelo brasileiro, pois os modelos na Europa vem com uma conexão USB e Bluetooth com reconhecimento de voz, e aqui já me confirmaram que não tem nem como opcional. No caso do cabo USB o rádio é exatamente o mesmo do modelo europeu e americano (pela minha pesquisa é fabricado pela Johnson Controls), e no local onde haveria a saída USB tem até a moldura para tal. Tenho certeza que para a conexão USB seria necessário apenas um cabo saindo do rádio, que foi eliminado da versão brasileira!! E o pior é que a opção é apenas trocar por uma central multimídia, cuja instalação ficou monopólio das concessionárias, não há uma central Mitsubishi OEM com alguma empresa específica... No meu caso estou pensando em adquirir um som de marcas como Pioneer ou Kenwood (a central multimídia padrão do ASX na Inglaterra). Para isso precisarei adaptar uma interface para os controles do volante e principalmente de uma moldura para um rádio padrão 2din. Questionei a concessionária se existe essa moldura "original", porém responderam que não existe, e mesmo para as centrais multimídia eles adquirem de terceiros, no caso da minha concessionária da Caska... portanto quem tiver interesse na moldura só no mercado paralelo. Já achei um local na Santa Efigênia que consegue fornecer porém vai chegar em 10 dias e deve ficar em torno de R$300. Se alguém tiver interesse eles falaram que enviam por Sedex para todo Brasil, me envie PM para o contato.
Dica: por padrão as portas são abertas assim que se desliga o carro (no botão no caso do AWD com sistema Keyless), mas de acordo com o manual é possível alterar esse comportamento para abrir as portas quando colocar o câmbio na posição P (Parking). Embora o pessoal da concessionária ainda estava em dúvida pois fui o primeiro a pedir esta alteração, consegui com que fizessem no centro técnico. Acho que esta dica pode ser útil para os motoristas que como eu estão acabando de estacionar o carro e a esposa já está falando "desliga o carro pra abrir a porta"... :grin::grin::grin:
Problema: existe opção para que o consumo em Km/L seja zerado automaticamente ou no modo manual, selecionado no menu Settings com o carro estacionado. Sempre que altero tal configuração de "A" para "M", ao desligar o carro volta sempre para "A"!! Levei ontem o veículo para trocar a configuração de abrir as portas ao colocar o câmbio em P e também para verificar este comportamento, porém o técnico não soube resolver na hora pois a fábrica em Goiás estava fechada ontem e portanto eles não tinham para quem perguntar... Ficaram de consultar e me retornar, aviso aqui quando tiver uma resposta.
Conclusão: o carro é ótimo e recomendo. Existem alguns pontos fracos como o rádio e coisas básicas como travamento das portas que não vem de fábrica, mas isso pode ser resolvido com opcionais. No meu caso comparei antes com a CRV, Captiva, Sorrento e ix35, e acredito ter adquirido o melhor carro tendo em vista minhas prioridades pessoais! Resta saber a confiabilidade que só se confirma com o tempo, mas nesse caso estou confiando no que já escutei sobre a Mitsubishi e no fato de ser um carro produzido no Japão para o mercado internacional.
Peguei a minha (AWD, preta, sem teto) na sexta-feira.
Estou adorando o carro. Tinha um Peugeot 307 Rallye 04/05 e queria um carro com o mesmo nível de conforto: câmbio, faróis e limpadores automáticos, sistema de som agradável, gostoso de dirigir.
O ASX me proporcionou isso e mais um pouco, especialmente em segurança, por ser 4x4 e os mil air-bags.
Até agora estou achando econômica, comparando sempre com o 307, claro: de acordo com o computador de bordo, 12,2km/l em uma viagem de uns 330km a 84km/h de média se não me engano, num percurso envolvendo BR-101, Estrada do Mar e Freeway até chegar em Porto Alegre. Não fiz nenhuma ultrapassagem que exigisse muita coisa do motor. O seletor de tração ficou no 2WD pois a estrada estava seca. Devo fazer novamente o percurso em 4WD. O manual diz que para melhor economia, é recomendado o 2WD. (Na minha cabeça, se o AWD é acionado somente quando necessário, não me parece lógico. Alguém sabe explicar?)
Não pisei pois no manual diz que nos primeiros 1000km não é bom passar de 130km/h ou do torque máximo do motor, para amaciar. Mas na freeway cheguei aos 130 para constatar o silêncio em velocidade de cruzeiro: 2400rpm. O CVT amarra um pouco, é verdade, mas é extremamente eficiente nesse ponto. O motor me parece bem dimensionado para o propósito do carro. Não é um devorador de asfalto.
O comportamento do carro muda bastante quando se usa os paddle shifters. Fica mais esperto e as arrancadas não parecem tão amarradas. Mas vou testar com mais carinho nos próximos dias. O carro roda macio, acho até que poderia ser mais duro, mas não é mole demais não. Mas a Honda CRV (fiz test drive) me pareceu mais macia, mesmo sendo tão firme quanto a ASX. Pode ser a diferença de pneus.
O ronco do motor, do lado de dentro da cabine, faz parecer que estou numa Outlander V6 hahaha! Não sei se é característico dos motores Mitsubishi, pois só andei na Outlander e no ASX. Pena que o desempenho não é o mesmo ;)
O sistema de som é... bom. Ainda estou fazendo a sintonia fina, mas não tem nada excepcional não. Não ouço com volume muito alto. Apesar de não ter USB, há conectores RCA para equipamentos auxiliares, bem como uma 12v dentro do descanço de braço. Espero que dê pra instalar o conector USB ao colocar o multimídia... um HDD ali ficaria interessante. Estou usando um CD com MP3 e por agora estou satisfeito. Pretendo, como muitos aqui, instalar um bom multimídia com GPS. O display poderia ser mais moderno também. Vai ver é pra 'forçar' a comprar o multimídia hehe
O computador de bordo é ótimo, pro que eu estou acostumado. Consumo instantâneo com indicador de média (pela barra vc consegue dizer se está atualmente melhor ou abaixo da média), autonomia, 2 hodômetros de viagem, velocidade média. Dá pra ajustar facilmente as unidades pra km/l, etc.
O porta-malas parece pequeno, realmente. Mas ainda não testei com as malas que eu geralmente usava no 307 então não posso afirmar com certeza. O estepe, apesar de os pneus serem Yokohama, veio Dunlop. E toma um bom espaço do porta-malas. Para mim parece ter espaço suficiente, mas pode faltar pra quem tem criança, onde é preciso carregar meia casa em todas as viagens hehe
Alguns itens não vou comentar por não ter certeza de algumas coisas, ainda preciso ler no manual... por exemplo, o vidro não está descendo com um toque, mas sobe na boa. Talvez precise configurar isso. Instalei na concessionária o módulo para subir os vidros, isso pode estar interferindo também. Aliás, o manual pode ter sido melhorado, pois está bem condizente com o que me foi entregue. Os itens opcionais estão todos marcados com asterisco, como a USB e funções do sistema com disqueteira e sub-woofer.
Principal ponto negativo: preço, óbvio. Poderia (deveria!) ser mais barato, mas o carro acaba por justificar uma boa parte do valor pedido. Lembrando que estamos no Brasil, e não tem como fugir dos impostos. Acho que se o carro já viesse com multimídia/navegador, o valor seria muito mais justo, tendo em vista que as concessionárias em geral (qualquer marca) pedem por baixo 5mil pelo equipamento. Alguns outros mimos, como sensor de proximidade frontal também seriam bem-vindos.
Um pequeno background: eu sonho com um Lancer Evolution desde o IX e apaixonei pelo Evolution X. Achei o RVR no site japonês da Mitsubishi há um bom tempo atrás, e me interessei. Fiquei sabendo que viria para o Brasil na 4rodas, que tratou de me desanimar ao falar do motor. Fui ver ix35, CRV, Sportage. Primeiro pensei na ix35, mas o preço real (de 90mil pra 115!?) eliminou-a. A Sportage apesar de falarem muito bem dela, não me agradou o design. Me encantei com a CRV, principalmente dirigibilidade. Quase fechei. Depois vi o 3008 e adorei tb (com ressalva para o design hora bonito, hora esquisito). Muito bem equipada! Mas aí chegou o TD da ASX, e fui conferir. O design bateu com meu gosto (óbvio pra quem leu o começo hehe). Fiz o test drive em dezembro e gostei muito. Não queria exatamente um SUV grande. O resto é resto. Demorei um pouco pra me decidir e conseguir o AWD não foi lá tão fácil, mas tá na mão.
bom, já escrevi demais por agora... abraço!
ah, caso alguém considere relevante, sou profissional de TI.
olha eu ja tive dvd retratil da clarion... nem se compara com outras marcas eh mt melhor... tem o modelo igual o pesso cito assim com a mascara e tudo mais?
e referente ao carro.. essa semana o vendedor da mit me chamou la que tinha um diretor de vendas da marca na loja dele q tinha uma banca com teto .. sem o xenon.. mas com o teto.. vi o carro pessoalmente eh muito bonito... branco fico show... e ele tiro umas fotos se quiserem posso por aqui tem foto do teto e tals...
Oi Fbuzas, se puder postar as fotos aqui agradeço. Tenho certeza q é muito bonita...!
Parebéns Apleszko e Omega!!! Que inveja! Boa claro! Por favor continue postando suas impressões e informações sobre o carro. Vai ajudar a passar o tempo pra chegada da minha.
Ja se passaram quase 30 dias e nem noticias, tomara q aconteça o q ocorreu com vcs e chegue antes da previsão (maio)!
Aproveitem bastante o carro...aaarrrrr... e eu vou continuar a roer minhas unhas e passar noites em claro de ansiedade...!
Cara! JLDuran, q bom ouvir isso de alguem q comparou os 2! Antes de encomendar o meu ASX dirigi varios carros: CRV, Captiva, Tiguan (o melhor de todos) e fui conferir IX 35 e Sportage (a mais bonita na minha opinião). Por fim fiz o TD no ASX e adorei o carro! Lógico q não anda como o Tiguan (turbo 200cv!) mas é de longe o mais equilibrado em todos os itens... Tb não é barato, concordo com muitos aqui, mas todos os carros nesse segmento tem seus valores absurdamente elevados! Recebí uma cotação de um IX 35 Top (q nem tem previsão de entrega) de R$ 129 K !!!! É D+!!!! Não vale isso... Detalhe: Sportage AWD, atomatica, Teto e xenon não existe.
Qnd lí a reportagem na 4Rds fiquei desanimada com o desempenho, mas qnd dirigí achei muito satisfatório o desempenho e adorei a dirigibildade e a suspensão na medida! E fiquei pensando q diabos fizeram naquele teste? Enfim, sempre q vejo uma Sportage fico balançada (mais pelo aspecto beleza mesmo) pq no resto acho o ASX superior em tudo e q convenhamos não fica devendo nada em design tb!
É muito bom ouvir as suas comparações e dá uma sensação legal de ter feito a coisa certa!
Obrigada
pronto adicionei as fotos .. a minha so no mes de maio... ta dificil aguentar
fbuzas, foi nesta mesma Osten de Santo Andre que fechei meu ASX, e o vendedor comentou mesmo que um diretor havia passado com uma Branca!! Branco esta concorrido mesmo, ate pro Outlander nao tem tanta disponibilidade... mas fica show!!
Abs e que saia logo seu pedido!! Pelo menos posso testemunhar que no meu caso conseguiram entregar bem antes, so com a vantagem que a cor Prata tem mais disponibilidade.
Concordo plenamente, obviamente que o ASX não é barato, mas pelo que oferece e comparando com o mercado achei o custo-benefício bom. Tem algumas falhas básicas para um carro deste preço como por exemplo o travamento automático de portas, mas como falei antes são detalhes que podem ser resolvidos com acessórios. Para meu gosto pelo design eu fiquei mesmo entre IX35 e ASX, mas a diferença de preço é grande e queria também um câmbio do tipo paddle shift no volante, que não existe no IX35 ou Captiva.
Fbuzas, belíssimo carro! Branco realmente é muito show! Acho q a espera vai valer a pena. Obrigada pela postagem das fotos.
Ps: O seu tb é com xenon? Pq me passaram q se eu pedisse branco com teto sem xenon entregariam em abril, como pedí com xenon e branco, só me maio mesmo...
Posso estar falando bobagem ou paranóica, mas será que essa desgraça q aconteceu no Japão vai atrapalhar as encomendas do ASX ou os carros já se encontram aqui esperando homologação? Acho q o ASX é produzido em Okasaki, centro-sul do país e pelo q ví o terremoto/tsunami atingiu o norte-noroeste.
Se alguém souber de algo pf postar aqui, pq já tá dificil a espera.
Fico contente em saber que chego antes a sua quem sabe a minha tambem . mas hoje com as noticias do japao eu vi que as montadoras pararam a producao acredito q nao demoro ate o fim do mes de maio para chegar de navio aqui entao a minah deve ta la ainda , mas abri o site do banco e vi que a loja ja tinah depositado o cheque calsao para reservar o carro e o vendedor falo que so ia depositar quando o carro chegava e nao foi o caso . agora to preocupado porque to correndo o risco de esperar meses ate vim o carro ... e nao fiquei nada contente com isso ...