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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1



    Cotton, voce deveria saber que o codigo do consumidor permite você devolver o veiculo e pegar seu dinheiro de volta no caso de ter sido engano e em muitos outros casos.

  • #2
    Caracas...
    Acho que estão fazendo muita confuzão por NADA !
    Pelo que eu entendi o Cotton quer que o carro "bloqueie" em 4x4 não é isso ?
    Se for, fica frio, assim que vc engatar a 4x4 ele já estará "bloqueado"

    TODOS os carros, tem diferencial (direita / esquerda) para que qdo vc faça uma curva ( e cada roda anda uma distância diferente) vc não torça e arrebente tudo.

    Pois é, no caso dos 4x4, da mesma maneira do direita / esquerda, deveriamos ter um diferencial frente/traz (afinal, as rodas da frente também fazem um percurso diferente das trazeiras)

    Porém, grande parte dos 4x4 não tem este diferencial central (POR ISSO O FABRICANTE RECOMENDA SÓ USAR A 4X4 EM TERRENOS DE POUCO ATRITO)

    Alguns modelos + modernos As novas Pajeros, Pajero TR4, Cherokka (automática) tem a opção de andar 4x2, 4x4 com diferencial funcionando (pode ser usado no asfalto) 4x4 bloqueado (fica exatamente igual aos que NÃO tem bloqueio) e reduzida.
    Ou seja, usa no asfalto 4x2, que é + econômico
    Pouca aderência (chuva, paralelepípedo...) 4x4 h sem bloquear
    Lama ? 4x4 bloqueado
    FU*&¨? Reduzida
    Ou seja, a diferença e a vantagem está só no uso do 4x4 em asfalto, o que nem é tão comum.

    Outro caso de Bloquei de diferencial é o da LR, que "vende" isso como o bloqueio sendo uma vantagem! Na verdade, o que poderia ser uma vantagem, seria a 4x4 integral, o bloqueio só a deixa igual a uma Ranger, S10 ou mesmo sua Pajero, quando engatada a 4x4. (O niva tbém é 4x4 integral e tem bloqueio). Carro 4x4 integral TEM que ter diferencial central


    Resumindo
    Seu carro Não tem bloqueio de diferencial central porque Não tem diferencial central !
    Ou em uma linguagem tecnicamente errada, seu carro é "bloqueado" assim que vc engata a 4x4

    Espero ter ajudado e não confundido + ainda
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #3
    Citação Postado originalmente por reybelo
    Caracas...
    Acho que estão fazendo muita confuzão por NADA !

    Resumindo
    Seu carro Não tem bloqueio de diferencial central porque Não tem diferencial central !
    Ou em uma linguagem tecnicamente errada, seu carro é "bloqueado" assim que vc engata a 4x4

    Espero ter ajudado e não confundido + ainda






    Citação Postado originalmente por Wallace
    Não tem o bloqueio porque não tem o diferencial central... por isso não é 4x4 Full-time

  • #4
    Citação Postado originalmente por reybelo
    Ou seja, usa no asfalto 4x2, que é + econômico
    Só se tiver roda livre ou similar, Na Cherokee não muda nada.
    Também fica mais engraçado (e perigoso) para andar na terra e lama. 8)
    Também é engraçado para fazer zerinho na terra sem aderencia onde os 4x4 full-time não conseguem fazer ...
    Citação Postado originalmente por reybelo
    Pouca aderência (chuva, paralelepípedo...) 4x4 h sem bloquear
    Pode usar no asfalto seco que ganha em estabilidade e segurança, e para rebocar também.
    Citação Postado originalmente por reybelo
    Lama ? 4x4 bloqueado
    Pode reduzir que fica mais seguro e com mais controle, uso mais essa opção em terra onde se pode andar mais rápido mas é mais escoregadia para não usar o 4x4 Full-time.
    Citação Postado originalmente por reybelo
    Ou seja, a diferença e a vantagem está só no uso do 4x4 em asfalto, o que nem é tão comum.
    Não é para quem não tem essa opção, eu basicamente só uso 4x4, dificilmente uso a 4x2.

    Citação Postado originalmente por reybelo
    Ou em uma linguagem tecnicamente errada, seu carro é "bloqueado" assim que vc engata a 4x4
    Errado, um bloqueado é que tem bloqueio em um ou mais EIXOS, nada a ver com o central.

  • #5
    Eu não sei bem separar o que eu escrevi o que foi o Wallace
    Mas dá para entender (eu acho !)



    Citação Postado originalmente por Wallace
    Citação Postado originalmente por reybelo
    Ou seja, usa no asfalto 4x2, que é + econômico
    Só se tiver roda livre ou similar, Na Cherokee não muda nada.
    Também fica mais engraçado (e perigoso) para andar na terra e lama. 8)
    Também é engraçado para fazer zerinho na terra sem aderencia onde os 4x4 full-time não conseguem fazer ... .
    Essa da Cheroka não ter roda livre eu não sabia !!! No caso da TR4 e demais Pajeros tem


    Citação Postado originalmente por reybelo
    Pouca aderência (chuva, paralelepípedo...) 4x4 h sem bloquear
    Pode usar no asfalto seco que ganha em estabilidade e segurança, e para rebocar também..[/quote]

    Poder pode, é justamente esta a vantagem do 4x4 com diferencial funcionando.

    Citação Postado originalmente por reybelo
    Lama ? 4x4 bloqueado
    Pode reduzir que fica mais seguro e com mais controle, uso mais essa opção em terra onde se pode andar mais rápido mas é mais escoregadia para não usar o 4x4 Full-time..[/quote]

    Bom, não estava ensinando o Cotton a dirigir , só explicando a grosso modo o sistema de tração / bloqueio

    Citação Postado originalmente por reybelo
    Ou seja, a diferença e a vantagem está só no uso do 4x4 em asfalto, o que nem é tão comum.
    Não é para quem não tem essa opção, eu basicamente só uso 4x4, dificilmente uso a 4x2..[/quote]

    Como o meu carro tem roda livre, eu uso + no 4x2, que gasta menos (embora ache a TR4 meio gastona para um carro 2.0 - e olha que eu estava acostumado com uma Ranger V6!!!)



    Citação Postado originalmente por reybelo
    Ou em uma linguagem tecnicamente errada, seu carro é "bloqueado" assim que vc engata a 4x4
    Errado, um bloqueado é que tem bloqueio em um ou mais EIXOS, nada a ver com o central.[/quote]
    Por isso eu disse que estava explicando "errado"
    Não dá para bloquear o dif. central porque Não tem.
    Mas quando ele aciona a 4x4, o sistema fica "igual" ao 4x4 lock da minha !
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #6
    Blz, haha
    PQP!! HAHA não tenho nem o que falar.. estou pasmo
    Ok, recomeçando intão.. eu axei q eu tinha intendido.
    Lá vai:

    No sistema da minha pajero eu possuo a opção:

    4x2 (com as rodas livres, "unlocked" mesmo pq elas são automaticas.)
    4x4 e 4x4 reduzida. (não existe uma alanvanda de bloqueio nem nada assim, E o mecanico la da mitsubishi, informou ao meu pai, que não existe o bloqueio, porém não citou a presença do diferencial central em hipótese alguma.)

    Até onde eu intendi, eu POSSUO um diferencial central SEM bloqueio, onde "levantou uma roda parou" (certo?).

    Ok ok, parto do seguinte princípio: (mas isso eh o q eu tenho na minha cabeça.. deve estar errado )
    Se possui a Roda livre, necessariamente deve existir um diferencial central, pois o 4x2 é o que seria "opcional", e o 4x4 seria o "padrão".

    Então me respondam por favor, de forma simples e direta,
    Minha pajero possui a opção 1 ou 2 ????

    1) Diferencial Central SEM bloqueio.
    (o que seria 4x4 full-time, acredito).

    2) SEM Diferencial Central.
    (4x4 part-time)
    (essa seria a de mais vantagens .. certo?)

    Seja la como for, ja deu pra "testar" o bixo. haha
    Um teste humilde hahaha
    Meu pai axou uma subida "forte" la no meio dum mato la em Joinville (sou de ctba) com uma tilha de pedra.. e tavam molhadas.. pois estava garoando... com 6 pessoas no jipe, subindo devagar (~10-15 km/h) não deu uma derrapadinha! nenhuma volta em falso de nenhum pneu !! EEETA me deixou tão feliz 8) 8)

    Mas é isso, eu to em duvida de novo agora huahuahauh
    E o que vai ser então ? opção 1 ou 2 ?

    []'s cheios de duvida

  • #7
    hmmm, esqueci de falar:
    No "teste" usamos 1º reduzida
    mas ia sem 2º se meu pai não tivesse em duvida do q ele tava fazendo hauhauah

  • #8

    Opção.......

    ...............................................
    .........................................
    ..................................
    .........................
    ..................
    .....................
    .........
    .......
    ......
    ....
    ..
    ..
    .

    Dois !!!

    Nossa, depois de tanta mgem, já não tenho mais certeza nem se meu carro é 4x4

    Bobagens a parte, até onde eu sei, seu carro (do seu pai), NÃO tem diferencial central.
    Então funciona igual a maior parte os 4x4 (CJ, Ranger, S10, Samurai...)

    Na terra, não é desvantagem nenhuma. Na verdade, Vc só perde a opção de usar o 4x4 no asfalto, que como o Wallace falou, pode ser interessante em determinadas condições, ou sempre, como no caso dele


    Acho que seria uma leitura muito interessante, o livro Técnica 4x4 ou mesmo fazer o curso da Dpaschoal.
    Com certeza, vcs iriam sanar por completo todas as dúvias e aprender a tirar o máximo da nova viatura
    http://www.tecnica4x4.com.br/

    Belo
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #9
    A sua não tem diferencial central.
    Como não tem diferencial centra não tem como ter um bloqueio para o diferencial central.

    A sua tem então, 4x2 que vai usar no asfalto e mesmo em pisos de terra dura.
    4x4 que pode usar para melhor tração, dirigibilidade e segurança em pisos mais escoregadio.
    4x4 reduzida que vai usar quando além de tudo estiver em velocidade mais baixa e desejar mais controle e força.

    Na duvida entre 4x4 e 4x4 reduzida use a reduzida, pois ao contrario que muitos acham a reduzida poupa o carro.

    Eu tenho diferencial central na minha Cherokee, assim alem de 4x2 eu posso usar o 4x4 full time no asfalto sem quebrar nada já que o diferencial central acerta a diferença de rotação entre os eixos.
    Mas no piso escoregadiou o 4x4 full time não é muito eficiente não, pois se uma roda perder tração as outras 3 podem ficar sem tração pois os diferenciais vão mandar toda a tração para a roda que esta escoregando.
    Por isso que eu tenho a opção 4x4 part time que simplemente no meu caso bloqueia o diferencia central, assim fico como o seu 4x4 NÂO reduzido.

  • #10
    Eu tenho uma Pajero IO, e me lembro de ter visto no manual que a versão com câmbio automático possui diferencial central, portanto 4 opções de tração na seguinte ordem:
    -4x2
    -4x4 sem bloqueio central
    -4x4 com bloqueio central
    -4x4 reduzido com bloqueio central

    A versão com câmbio manual não possui diferencial central, e consequentemente toda vez que a tração 4x4 for solicitada, esta já entra blocada:
    -4x2
    -4x4
    -4x4 reduzido

    Não sei se vale para todas as pajeros

    []'s
    1941 - Willys MB Slat Grill / 1942 - Dodge wc57 Command Car / 1951 - Willys M38 / 1955 - Willys M38A1

  • #11
    Citação Postado originalmente por Lucianom38a1
    Eu tenho uma Pajero IO, e me lembro de ter visto no manual que a versão com câmbio automático possui diferencial central, portanto 4 opções de tração na seguinte ordem:
    -4x2
    -4x4 sem bloqueio central
    -4x4 com bloqueio central
    -4x4 reduzido com bloqueio central

    A versão com câmbio manual não possui diferencial central, e consequentemente toda vez que a tração 4x4 for solicitada, esta já entra blocada:
    -4x2
    -4x4
    -4x4 reduzido

    Não sei se vale para todas as pajeros

    []'s

    Pois é justamente este o assunto.
    NÃO vale para todas a s Pajeros.
    A do Cotton, não tem diferencial central, logo não existe a possibilidade de bloquea-lo. E justamente esta "falta" do bloqueio que o deixou confuso

    Acho que agora, lendo as mgens anteriores, o assunto já foi esgotado.

    A TR4 as Full e alguns modelos + antigos já tem esse diferencial central, mesmo nos modelos com cambio manual. é por isso que a Mitsubishi fala na propaganda 20 opções de marcha.
    São 5 marchas e 4 opções de tração
    4x2H - Tração traz. normal
    4x4H - 4x4 Com diferencial funcionando (pode usar em qq piso)
    4x4HLc - 4x4 Lock (dif. central travado - só pisos de baixo atrito)
    4x4LLc - 4x4 (Reduzida e com dif. travado)

    O ideal, é ler o manual do veículo para saber aproveitar melhor suas características.

    Sobre a Io, já me disseram que existe cambio manual com dif. central !
    Será !?!?
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #12
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    PAjero Sport

    Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post
    Pois é justamente este o assunto.
    NÃO vale para todas a s Pajeros.
    A do Cotton, não tem diferencial central, logo não existe a possibilidade de bloquea-lo. E justamente esta "falta" do bloqueio que o deixou confuso

    Acho que agora, lendo as mgens anteriores, o assunto já foi esgotado.

    A TR4 as Full e alguns modelos + antigos já tem esse diferencial central, mesmo nos modelos com cambio manual. é por isso que a Mitsubishi fala na propaganda 20 opções de marcha.
    São 5 marchas e 4 opções de tração
    4x2H - Tração traz. normal
    4x4H - 4x4 Com diferencial funcionando (pode usar em qq piso)
    4x4HLc - 4x4 Lock (dif. central travado - só pisos de baixo atrito)
    4x4LLc - 4x4 (Reduzida e com dif. travado)

    O ideal, é ler o manual do veículo para saber aproveitar melhor suas características.

    Sobre a Io, já me disseram que existe cambio manual com dif. central !
    Será !?!?


    Quem Tem pajero sport 2000 a 2002, ai me tira uma duvida...
    Comprei uma recente, mas nao veio o maldito manual nem o de manutenção.
    A pajero sport 01 automatica tem as seguintes opções 2H, 4H e 4L

    1) Aquela luz que indica o "4x4", que é assim: " :-: " fica normalmente piscando verde quando esta em 4x2 (2H)? Ou é algum defeito?
    2) Quando coloco na 4H ela para de piscar e fica acesa direto verde, acho que quer dizer que engatou o 4x4, correto?
    Ja quando eu coloco 4L, nao dá para perceber se entrou ou nao pq a luz "4x4", permanece acesa verde...
    3) Ela esta com 80mkm rodados ano 2001, mas nao tenho a menor ideia do que ja foi feito de manutencao pq o cara perdeu o manual...Alguem pode me dar a luz dos itens importantes que tem que ser trocados com essa KM, e o que ja deveria de ter sido trocado?

    Um abraço forte e tb espero um topico só sobre PAJEROS...estamos orfaos!



    Alguem pode me ajudar, pq tive uma pajero full e acho q tb ficava piscando em 4x2 e nao era defeito...Eu acho, nao lembro mais!

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